A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES/AS DE GEOGRAFIA PARA A PROMOÇÃO DO “BEM VIVER” NOS TERRITÓRIOS HUMANOS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98730 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5381 "inscrito_id" => 19651 "titulo" => "A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES/AS DE GEOGRAFIA PARA A PROMOÇÃO DO “BEM VIVER” NOS TERRITÓRIOS HUMANOS" "resumo" => "O presente trabalho, que se preocupa com a formação continuada, com o necessário debate e promoção de ações críticas, nas escolas, por meio das aulas de geografia, isto se justifica pelas práticas danosas contra o meio ambiente e respectivamente os grupos sociais inseridos no território. Os objetivos são: apresentar este processo e compreender o seu conceito mediante a reflexão da sua relevância e influência no ensino, na perspectiva do “bem viver”, uma vez que a formação continuada está sempre renovando-se, tratando e compartilhando conhecimentos e saberes que agregam ao trabalho docente e a aprendizagem dos discentes. A pesquisa desenvolveu-se por meio da análise bibliográfica e documental, fundamentada de forma qualitativa, subsidiada por autores, como por exemplo: Paulo Freire, Milton Santos e Callai, tendo em vista que a geografia e a pedagogia política contribuem para decurso de ensino-aprendizagem. Espera-se mostrar com os resultados obtidos nesta pesquisa, que o processo de formação continuada para os professores/as de geografia, contribui para dinamicidade, autenticidade, finalidade e a perpetuação de uma educação popular, acessível e territorializada. A perspectiva do “bem viver”, concomitantemente a pedagogia política, necessita de meios e processos presentes nos diálogos, nas trocas, nos aprendizados, nas informações obtidas no momento de formação continuada." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID19651_TB5381_03102023183311.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYANE SILVA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "THAYANE" "autor_email" => "thayane.nascimento@ufpe.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98730 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5381 "inscrito_id" => 19651 "titulo" => "A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES/AS DE GEOGRAFIA PARA A PROMOÇÃO DO “BEM VIVER” NOS TERRITÓRIOS HUMANOS" "resumo" => "O presente trabalho, que se preocupa com a formação continuada, com o necessário debate e promoção de ações críticas, nas escolas, por meio das aulas de geografia, isto se justifica pelas práticas danosas contra o meio ambiente e respectivamente os grupos sociais inseridos no território. Os objetivos são: apresentar este processo e compreender o seu conceito mediante a reflexão da sua relevância e influência no ensino, na perspectiva do “bem viver”, uma vez que a formação continuada está sempre renovando-se, tratando e compartilhando conhecimentos e saberes que agregam ao trabalho docente e a aprendizagem dos discentes. A pesquisa desenvolveu-se por meio da análise bibliográfica e documental, fundamentada de forma qualitativa, subsidiada por autores, como por exemplo: Paulo Freire, Milton Santos e Callai, tendo em vista que a geografia e a pedagogia política contribuem para decurso de ensino-aprendizagem. Espera-se mostrar com os resultados obtidos nesta pesquisa, que o processo de formação continuada para os professores/as de geografia, contribui para dinamicidade, autenticidade, finalidade e a perpetuação de uma educação popular, acessível e territorializada. A perspectiva do “bem viver”, concomitantemente a pedagogia política, necessita de meios e processos presentes nos diálogos, nas trocas, nos aprendizados, nas informações obtidas no momento de formação continuada." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID19651_TB5381_03102023183311.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYANE SILVA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "THAYANE" "autor_email" => "thayane.nascimento@ufpe.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }