Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE CIÊNCIAS PARA A CONSTRUÇÃO DOS SABERES E DA IDENTIDADE DOCENTE DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98741
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5395
    "inscrito_id" => 20077
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE CIÊNCIAS PARA A CONSTRUÇÃO DOS SABERES E DA IDENTIDADE DOCENTE DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO"
    "resumo" => "O estágio supervisionado é uma disciplina essencial nos cursos de licenciatura, oferecendo aos estudantes a oportunidade de adquirir experiência prática nas escolas de ensino básico. Durante o estágio, os futuros professores podem colocar em prática seus conhecimentos e desenvolver novas estratégias de ensino, interagindo com os alunos e professores da educação básica, além de conhecer diferentes realidades educacionais e auxiliar na elaboração de atividades e ferramentas pedagógicas. O estágio visa formar educadores críticos e autônomos, capazes de enfrentar os desafios que surgem no contexto educacional, refletindo sobre sua prática docente e participando diretamente na construção do conhecimento de seus alunos. Dessa forma, este trabalho corresponde a um relato da experiência vivenciada na disciplina de Estágio Supervisionado de Ciências do curso de Licenciatura Dupla em Ciências: Biologia e Química, da Universidade Federal do Amazonas, desenvolvido em uma escola pública do município de Humaitá-AM, onde foram vivenciadas as etapas de observação, coparticipação e regência. Durante a observação, os estagiários compreenderam a dinâmica do ambiente escolar, a didática e as metodologias utilizadas pelos professores em sala de aula. Na participação, auxiliaram na elaboração de atividades e na pesquisa de experimentos. Na regência, planejaram e aplicaram aulas utilizando metodologias ativas, as quais proporcionam eficácia no processo de ensino e de aprendizagem, tornando a busca pelo conhecimento significante para os estudantes. Com isso, o estágio possibilitou a experiência docente em sala de aula, bem como, o desenvolvimento de habilidades pedagógicas e a reflexão sobre o uso de metodologias adequadas para cada conteúdo, além de possibilitar a aquisição de novos saberes que serão ponderados na escolha de caminhos metodológicos e aprofundamento dos conhecimentos inerentes a futura atuação profissional. Assim, o Estágio Supervisionado de Ciências foi fundamental para a formação docente, proporcionando aos estagiários a aplicação prática dos conhecimentos, desenvolvimento de habilidades pedagógicas e superação de desafios"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20077_TB5395_18112023235415.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VERÔNICA ALMIEIRA DA ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "VERÔNICA"
    "autor_email" => "veronica21rocha@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98741
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5395
    "inscrito_id" => 20077
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE CIÊNCIAS PARA A CONSTRUÇÃO DOS SABERES E DA IDENTIDADE DOCENTE DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO"
    "resumo" => "O estágio supervisionado é uma disciplina essencial nos cursos de licenciatura, oferecendo aos estudantes a oportunidade de adquirir experiência prática nas escolas de ensino básico. Durante o estágio, os futuros professores podem colocar em prática seus conhecimentos e desenvolver novas estratégias de ensino, interagindo com os alunos e professores da educação básica, além de conhecer diferentes realidades educacionais e auxiliar na elaboração de atividades e ferramentas pedagógicas. O estágio visa formar educadores críticos e autônomos, capazes de enfrentar os desafios que surgem no contexto educacional, refletindo sobre sua prática docente e participando diretamente na construção do conhecimento de seus alunos. Dessa forma, este trabalho corresponde a um relato da experiência vivenciada na disciplina de Estágio Supervisionado de Ciências do curso de Licenciatura Dupla em Ciências: Biologia e Química, da Universidade Federal do Amazonas, desenvolvido em uma escola pública do município de Humaitá-AM, onde foram vivenciadas as etapas de observação, coparticipação e regência. Durante a observação, os estagiários compreenderam a dinâmica do ambiente escolar, a didática e as metodologias utilizadas pelos professores em sala de aula. Na participação, auxiliaram na elaboração de atividades e na pesquisa de experimentos. Na regência, planejaram e aplicaram aulas utilizando metodologias ativas, as quais proporcionam eficácia no processo de ensino e de aprendizagem, tornando a busca pelo conhecimento significante para os estudantes. Com isso, o estágio possibilitou a experiência docente em sala de aula, bem como, o desenvolvimento de habilidades pedagógicas e a reflexão sobre o uso de metodologias adequadas para cada conteúdo, além de possibilitar a aquisição de novos saberes que serão ponderados na escolha de caminhos metodológicos e aprofundamento dos conhecimentos inerentes a futura atuação profissional. Assim, o Estágio Supervisionado de Ciências foi fundamental para a formação docente, proporcionando aos estagiários a aplicação prática dos conhecimentos, desenvolvimento de habilidades pedagógicas e superação de desafios"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20077_TB5395_18112023235415.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VERÔNICA ALMIEIRA DA ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "VERÔNICA"
    "autor_email" => "veronica21rocha@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O estágio supervisionado é uma disciplina essencial nos cursos de licenciatura, oferecendo aos estudantes a oportunidade de adquirir experiência prática nas escolas de ensino básico. Durante o estágio, os futuros professores podem colocar em prática seus conhecimentos e desenvolver novas estratégias de ensino, interagindo com os alunos e professores da educação básica, além de conhecer diferentes realidades educacionais e auxiliar na elaboração de atividades e ferramentas pedagógicas. O estágio visa formar educadores críticos e autônomos, capazes de enfrentar os desafios que surgem no contexto educacional, refletindo sobre sua prática docente e participando diretamente na construção do conhecimento de seus alunos. Dessa forma, este trabalho corresponde a um relato da experiência vivenciada na disciplina de Estágio Supervisionado de Ciências do curso de Licenciatura Dupla em Ciências: Biologia e Química, da Universidade Federal do Amazonas, desenvolvido em uma escola pública do município de Humaitá-AM, onde foram vivenciadas as etapas de observação, coparticipação e regência. Durante a observação, os estagiários compreenderam a dinâmica do ambiente escolar, a didática e as metodologias utilizadas pelos professores em sala de aula. Na participação, auxiliaram na elaboração de atividades e na pesquisa de experimentos. Na regência, planejaram e aplicaram aulas utilizando metodologias ativas, as quais proporcionam eficácia no processo de ensino e de aprendizagem, tornando a busca pelo conhecimento significante para os estudantes. Com isso, o estágio possibilitou a experiência docente em sala de aula, bem como, o desenvolvimento de habilidades pedagógicas e a reflexão sobre o uso de metodologias adequadas para cada conteúdo, além de possibilitar a aquisição de novos saberes que serão ponderados na escolha de caminhos metodológicos e aprofundamento dos conhecimentos inerentes a futura atuação profissional. Assim, o Estágio Supervisionado de Ciências foi fundamental para a formação docente, proporcionando aos estagiários a aplicação prática dos conhecimentos, desenvolvimento de habilidades pedagógicas e superação de desafios

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.