CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE CIÊNCIAS PARA A CONSTRUÇÃO DOS SABERES E DA IDENTIDADE DOCENTE DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98741 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5395 "inscrito_id" => 20077 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE CIÊNCIAS PARA A CONSTRUÇÃO DOS SABERES E DA IDENTIDADE DOCENTE DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO" "resumo" => "O estágio supervisionado é uma disciplina essencial nos cursos de licenciatura, oferecendo aos estudantes a oportunidade de adquirir experiência prática nas escolas de ensino básico. Durante o estágio, os futuros professores podem colocar em prática seus conhecimentos e desenvolver novas estratégias de ensino, interagindo com os alunos e professores da educação básica, além de conhecer diferentes realidades educacionais e auxiliar na elaboração de atividades e ferramentas pedagógicas. O estágio visa formar educadores críticos e autônomos, capazes de enfrentar os desafios que surgem no contexto educacional, refletindo sobre sua prática docente e participando diretamente na construção do conhecimento de seus alunos. Dessa forma, este trabalho corresponde a um relato da experiência vivenciada na disciplina de Estágio Supervisionado de Ciências do curso de Licenciatura Dupla em Ciências: Biologia e Química, da Universidade Federal do Amazonas, desenvolvido em uma escola pública do município de Humaitá-AM, onde foram vivenciadas as etapas de observação, coparticipação e regência. Durante a observação, os estagiários compreenderam a dinâmica do ambiente escolar, a didática e as metodologias utilizadas pelos professores em sala de aula. Na participação, auxiliaram na elaboração de atividades e na pesquisa de experimentos. Na regência, planejaram e aplicaram aulas utilizando metodologias ativas, as quais proporcionam eficácia no processo de ensino e de aprendizagem, tornando a busca pelo conhecimento significante para os estudantes. Com isso, o estágio possibilitou a experiência docente em sala de aula, bem como, o desenvolvimento de habilidades pedagógicas e a reflexão sobre o uso de metodologias adequadas para cada conteúdo, além de possibilitar a aquisição de novos saberes que serão ponderados na escolha de caminhos metodológicos e aprofundamento dos conhecimentos inerentes a futura atuação profissional. Assim, o Estágio Supervisionado de Ciências foi fundamental para a formação docente, proporcionando aos estagiários a aplicação prática dos conhecimentos, desenvolvimento de habilidades pedagógicas e superação de desafios" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20077_TB5395_18112023235415.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERÔNICA ALMIEIRA DA ROCHA" "autor_nome_curto" => "VERÔNICA" "autor_email" => "veronica21rocha@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98741 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5395 "inscrito_id" => 20077 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE CIÊNCIAS PARA A CONSTRUÇÃO DOS SABERES E DA IDENTIDADE DOCENTE DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO" "resumo" => "O estágio supervisionado é uma disciplina essencial nos cursos de licenciatura, oferecendo aos estudantes a oportunidade de adquirir experiência prática nas escolas de ensino básico. Durante o estágio, os futuros professores podem colocar em prática seus conhecimentos e desenvolver novas estratégias de ensino, interagindo com os alunos e professores da educação básica, além de conhecer diferentes realidades educacionais e auxiliar na elaboração de atividades e ferramentas pedagógicas. O estágio visa formar educadores críticos e autônomos, capazes de enfrentar os desafios que surgem no contexto educacional, refletindo sobre sua prática docente e participando diretamente na construção do conhecimento de seus alunos. Dessa forma, este trabalho corresponde a um relato da experiência vivenciada na disciplina de Estágio Supervisionado de Ciências do curso de Licenciatura Dupla em Ciências: Biologia e Química, da Universidade Federal do Amazonas, desenvolvido em uma escola pública do município de Humaitá-AM, onde foram vivenciadas as etapas de observação, coparticipação e regência. Durante a observação, os estagiários compreenderam a dinâmica do ambiente escolar, a didática e as metodologias utilizadas pelos professores em sala de aula. Na participação, auxiliaram na elaboração de atividades e na pesquisa de experimentos. Na regência, planejaram e aplicaram aulas utilizando metodologias ativas, as quais proporcionam eficácia no processo de ensino e de aprendizagem, tornando a busca pelo conhecimento significante para os estudantes. Com isso, o estágio possibilitou a experiência docente em sala de aula, bem como, o desenvolvimento de habilidades pedagógicas e a reflexão sobre o uso de metodologias adequadas para cada conteúdo, além de possibilitar a aquisição de novos saberes que serão ponderados na escolha de caminhos metodológicos e aprofundamento dos conhecimentos inerentes a futura atuação profissional. Assim, o Estágio Supervisionado de Ciências foi fundamental para a formação docente, proporcionando aos estagiários a aplicação prática dos conhecimentos, desenvolvimento de habilidades pedagógicas e superação de desafios" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20077_TB5395_18112023235415.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERÔNICA ALMIEIRA DA ROCHA" "autor_nome_curto" => "VERÔNICA" "autor_email" => "veronica21rocha@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }