CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO-GEOGRÁFICO DO MUNICÍPIO DE ARARA-PB POR MEIO DE FOTOS, PAISAGENS E ORALIDADES
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98756 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5411 "inscrito_id" => 19711 "titulo" => "CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO-GEOGRÁFICO DO MUNICÍPIO DE ARARA-PB POR MEIO DE FOTOS, PAISAGENS E ORALIDADES" "resumo" => "Um dos principais objetivos do ensino básico é a construção crítica e reflexiva do conhecimento histórico e geográfico. Entretanto, as modificações curriculares do sistema escolar promovem entraves neste processo, principalmente nos estudos, pesquisas e projetos em escala local. A dificuldade em desenvolver o processo de ensino-aprendizagem de temáticas histórico-geográficos a nível do lugar incluem a falta de fontes claras, metodologias próprias e propostas práticas, tornando a construção de tal conhecimento complexa. Por outro lado, a interlocução interdisciplinar da pedagogia de projetos e o auxílio das TICs (Tecnologias da Informação) é possível viabilizar os objetivos pretendidos. Sendo assim, é estabelecido uma proposta entre os componentes de História e Geografia no processo de acúmulo de conhecimento a respeito do espaço-tempo do município de Arara-PB, por meio do uso de metodologias e técnicas fotográficas, análise paisagística, de materiais historiográficos e utilização da oralidade, através de conversações com moradores locais, aplicadas na Escola Cidadã Integral Monsenhor José Paulino. Todos os materiais produzidos serão compartilhados em redes sociais, que juntamente com a culminância do projeto serão os meios de aproximar o aluno do importante e escasso conhecimento histórico-geográfico ararense, que passa pelo processo de esquecimento de um passado rico e de uma geografia visível, porém despercebida. O trabalho abordará a relação do novo ensino médio e da escola integral no processo conectivo da escola com a comunidade e a relação ensino-aprendizagem. Portanto, todo o percurso adotado visa a proporção de resultados que aglutinem no conhecimento do espaço-tempo local, na aplicação de práticas e técnicas que provoquem um novo olhar dos adolescentes com seu lugar, enfatizando o projeto de vida e protagonismo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID19711_TB5411_03102023195600.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO SOARES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EDUARDO SOARES" "autor_email" => "eduardofla358@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98756 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5411 "inscrito_id" => 19711 "titulo" => "CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO-GEOGRÁFICO DO MUNICÍPIO DE ARARA-PB POR MEIO DE FOTOS, PAISAGENS E ORALIDADES" "resumo" => "Um dos principais objetivos do ensino básico é a construção crítica e reflexiva do conhecimento histórico e geográfico. Entretanto, as modificações curriculares do sistema escolar promovem entraves neste processo, principalmente nos estudos, pesquisas e projetos em escala local. A dificuldade em desenvolver o processo de ensino-aprendizagem de temáticas histórico-geográficos a nível do lugar incluem a falta de fontes claras, metodologias próprias e propostas práticas, tornando a construção de tal conhecimento complexa. Por outro lado, a interlocução interdisciplinar da pedagogia de projetos e o auxílio das TICs (Tecnologias da Informação) é possível viabilizar os objetivos pretendidos. Sendo assim, é estabelecido uma proposta entre os componentes de História e Geografia no processo de acúmulo de conhecimento a respeito do espaço-tempo do município de Arara-PB, por meio do uso de metodologias e técnicas fotográficas, análise paisagística, de materiais historiográficos e utilização da oralidade, através de conversações com moradores locais, aplicadas na Escola Cidadã Integral Monsenhor José Paulino. Todos os materiais produzidos serão compartilhados em redes sociais, que juntamente com a culminância do projeto serão os meios de aproximar o aluno do importante e escasso conhecimento histórico-geográfico ararense, que passa pelo processo de esquecimento de um passado rico e de uma geografia visível, porém despercebida. O trabalho abordará a relação do novo ensino médio e da escola integral no processo conectivo da escola com a comunidade e a relação ensino-aprendizagem. Portanto, todo o percurso adotado visa a proporção de resultados que aglutinem no conhecimento do espaço-tempo local, na aplicação de práticas e técnicas que provoquem um novo olhar dos adolescentes com seu lugar, enfatizando o projeto de vida e protagonismo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID19711_TB5411_03102023195600.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO SOARES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EDUARDO SOARES" "autor_email" => "eduardofla358@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }