Um dos principais objetivos do ensino básico é a construção crítica e reflexiva do conhecimento histórico e geográfico. Entretanto, as modificações curriculares do sistema escolar promovem entraves neste processo, principalmente nos estudos, pesquisas e projetos em escala local. A dificuldade em desenvolver o processo de ensino-aprendizagem de temáticas histórico-geográficos a nível do lugar incluem a falta de fontes claras, metodologias próprias e propostas práticas, tornando a construção de tal conhecimento complexa. Por outro lado, a interlocução interdisciplinar da pedagogia de projetos e o auxílio das TICs (Tecnologias da Informação) é possível viabilizar os objetivos pretendidos. Sendo assim, é estabelecido uma proposta entre os componentes de História e Geografia no processo de acúmulo de conhecimento a respeito do espaço-tempo do município de Arara-PB, por meio do uso de metodologias e técnicas fotográficas, análise paisagística, de materiais historiográficos e utilização da oralidade, através de conversações com moradores locais, aplicadas na Escola Cidadã Integral Monsenhor José Paulino. Todos os materiais produzidos serão compartilhados em redes sociais, que juntamente com a culminância do projeto serão os meios de aproximar o aluno do importante e escasso conhecimento histórico-geográfico ararense, que passa pelo processo de esquecimento de um passado rico e de uma geografia visível, porém despercebida. O trabalho abordará a relação do novo ensino médio e da escola integral no processo conectivo da escola com a comunidade e a relação ensino-aprendizagem. Portanto, todo o percurso adotado visa a proporção de resultados que aglutinem no conhecimento do espaço-tempo local, na aplicação de práticas e técnicas que provoquem um novo olhar dos adolescentes com seu lugar, enfatizando o projeto de vida e protagonismo.