O desenvolvimento de uma horta foi uma das atividades escolhidas como componente educativo dos jovens, pois uma atividade como esta se constitui num verdadeiro laboratório ao ar livre, onde as diferentes disciplinas poderão trabalhar de maneira interdisciplinar e contextualizada questões relacionadas ao preparo do solo, cultivo, manejo e colheita de hortaliças. A contribuição do PIBID foi na organização teórica e prática de extensão, visto que o principal objetivo desse programa é o desenvolvimento de práticas inovadoras que venham a contribuir com uma aprendizagem significativa trazendo para a escola uma grande colaboração através do apoio dos professores coordenadores da UEPB e dos alunos licenciados com ideias novas e atividades diferenciadas que ilustram, complementam e enriquece as possibilidades de aprendizagem. Visando estes aspectos, tem-se como objetivo oferecer um ambiente educativo para o desenvolvimento de trabalhos interdisciplinares, incentivando hábitos alimentares saudáveis e auxiliando na formação de cidadãos críticos e participativos de sua própria aprendizagem. Mobilizar a comunidade escolar acerca da importância do cultivo da horta na escola; promover atividades educativas durante a construção e manutenção da horta; realizar técnicas de cultivo e manejo de hortaliças junto aos participantes. Com esses objetivos, o projeto foi realizado com alunos do ensino médio, 2ª e 3ª ano da Escola Estadual Ademar Veloso da Silveira, Campina Grande/PB, bem como a supervisora PIBID QUÍMICA, onde as atividades eram realizadas semanalmente, com os alunos. Quando já podia fazer a colheita dos legumes plantados (Coentro, cebolinha, couve), os mesmos eram destinados a merenda escolar da própria escola e em alguns casos alguns alunos chegavam até levar pra casa. O método de avaliação era a participação dos mesmos, em cada dia da semana, a qual tinham sido selecionados e alternados os dias e horários, para a manutenção da horta. Os alunos se sentiam mais empolgados, pois não deixava de ser uma atividade diferente e prazerosa por parte de alguns deles, e o desempenho nas atividades em sala de aula juntamente no laboratório também teve um índice de desempenho aumentou bastante.