AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM TURMAS 1º AO 5ª ANO (MULTISSERIADAS) EM VARGEM ALTA/ES A PARTIR DOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA: CONCEPÇOES, EXPERIÊNCIAS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98815 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5499 "inscrito_id" => 19144 "titulo" => "AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM TURMAS 1º AO 5ª ANO (MULTISSERIADAS) EM VARGEM ALTA/ES A PARTIR DOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA: CONCEPÇOES, EXPERIÊNCIAS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES" "resumo" => "A proposta apresentada tem como objetivo compreender as práticas pedagógicas implementadas pelos professores das Escolas do Campo nas turmas multisseriadas (1º ao 5º) do município de Vargem Alta-ES, a partir da realização dos programas de formação continuada 2009-2022, destacando as concepções, desafios e perspectivas. Os programas de formação foram realizados através das parcerias do município com o governo federal através do Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão e Universidade Federal do Espírito Santo. Busca-se também, identificar as contribuições das formações para a realização de práticas pedagógicas críticas e currículos que convirjam com a proposta da Educação do Campo, inserido seus saberes e sua matriz cultural voltada para a diversidade junto aos sujeitos do campo. Para que os objetivos da pesquisa se cumpram, e que se tenha uma melhor clareza dos desafios e possibilidades e contribuições para a formação de professores, será realizada uma pesquisa qualitativa apoiada em referenciais teóricos que versam sobre a Educação do Campo, bem como a legislação que a subsidia a partir dos anos 90, como realização in loco nas escolas e atividade com o grupo focal com 11 professores da rede municipal de ensino que vivenciaram essa trajetória de transformações nas salas multisseriadas, bem como avaliar quais os impactos das políticas de formação a nível local e como eles contribuem para se pensar os rumos, avanços e desafios da formação continuada de professores que atuam em escolas do campo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID19144_TB5499_02102023112320.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA MARTA ALVES SILVA" "autor_nome_curto" => "LUCIANA" "autor_email" => "lucianamarta.silva@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98815 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5499 "inscrito_id" => 19144 "titulo" => "AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM TURMAS 1º AO 5ª ANO (MULTISSERIADAS) EM VARGEM ALTA/ES A PARTIR DOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA: CONCEPÇOES, EXPERIÊNCIAS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES" "resumo" => "A proposta apresentada tem como objetivo compreender as práticas pedagógicas implementadas pelos professores das Escolas do Campo nas turmas multisseriadas (1º ao 5º) do município de Vargem Alta-ES, a partir da realização dos programas de formação continuada 2009-2022, destacando as concepções, desafios e perspectivas. Os programas de formação foram realizados através das parcerias do município com o governo federal através do Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão e Universidade Federal do Espírito Santo. Busca-se também, identificar as contribuições das formações para a realização de práticas pedagógicas críticas e currículos que convirjam com a proposta da Educação do Campo, inserido seus saberes e sua matriz cultural voltada para a diversidade junto aos sujeitos do campo. Para que os objetivos da pesquisa se cumpram, e que se tenha uma melhor clareza dos desafios e possibilidades e contribuições para a formação de professores, será realizada uma pesquisa qualitativa apoiada em referenciais teóricos que versam sobre a Educação do Campo, bem como a legislação que a subsidia a partir dos anos 90, como realização in loco nas escolas e atividade com o grupo focal com 11 professores da rede municipal de ensino que vivenciaram essa trajetória de transformações nas salas multisseriadas, bem como avaliar quais os impactos das políticas de formação a nível local e como eles contribuem para se pensar os rumos, avanços e desafios da formação continuada de professores que atuam em escolas do campo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID19144_TB5499_02102023112320.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA MARTA ALVES SILVA" "autor_nome_curto" => "LUCIANA" "autor_email" => "lucianamarta.silva@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }