O USO DE JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO: ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E PRÁTICAS DECOLONIAIS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98818 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5504 "inscrito_id" => 5299 "titulo" => "O USO DE JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO: ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E PRÁTICAS DECOLONIAIS" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo discutir o uso de jogos como recurso educacional no processo de alfabetização e letramento, em práticas decoloniais de ensino e aprendizagens de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade que também frequentam escolas no bairro do Bengui e no Movimento República de Emaús na cidade de Belém. A pesquisa fundamenta-se nos estudos de autores como Araújo (2020); Bueno & Proença (2019); Ferreira (2021); Freire (1987), Vygotsky (1984); Quintero; Figueira & Elizalde (2019) e outros. O estudo resulta de uma abordagem metodológica qualitativa com a pesquisa - ação articuladas em etapas de construção dos jogos educacionais, 1 planejamento dos jogos. 2 construção do jogo. 3 desenvolvimento com os estudantes.4. Socialização dos jogos. Os resultados e análises possibilitam a identificação da importância dos jogos na ludicidade a partir de uma perspectiva interdisciplinar. Isso favorece a implementação de atividades em grupos, estimulando o ensino e aprendizagem no processo de alfabetização e letramento, a criatividade, em resolução de problemas, com práticas decoloniais. Isso potencializa os diálogos com temas sociais, transversais e interdisciplinares construindo um ambiente lúdico e afetivo através de um diálogo crítico reflexivo em meio social e dos avanços nos níveis de aprendizagens a partir de diagnoses mensais. As vivências no Movimento República de Emaús possibilitam a socialização das futuras alfabetizadoras, educadores do Movimento, crianças e jovens, contribuindo com a prática docente em ensinar e aprender construindo conhecimento no fortalecimento do coletivo em meio às práticas culturais que favorecem as vivências e trocas entre professores em formação Inicial e continuada com os alunos, entre alunos e alunos e educadores. Alguns dos resultados revelam a importância de articulações dos processos de ensino e aprendizagem às realidades das comunidades no entorno do bairro do Bengui." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID5299_TB5504_04102023225001.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SABRINA FREITAS DA COSTA" "autor_nome_curto" => "SABRINA COSTA" "autor_email" => "sabrinapaulofreire@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98818 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5504 "inscrito_id" => 5299 "titulo" => "O USO DE JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO: ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E PRÁTICAS DECOLONIAIS" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo discutir o uso de jogos como recurso educacional no processo de alfabetização e letramento, em práticas decoloniais de ensino e aprendizagens de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade que também frequentam escolas no bairro do Bengui e no Movimento República de Emaús na cidade de Belém. A pesquisa fundamenta-se nos estudos de autores como Araújo (2020); Bueno & Proença (2019); Ferreira (2021); Freire (1987), Vygotsky (1984); Quintero; Figueira & Elizalde (2019) e outros. O estudo resulta de uma abordagem metodológica qualitativa com a pesquisa - ação articuladas em etapas de construção dos jogos educacionais, 1 planejamento dos jogos. 2 construção do jogo. 3 desenvolvimento com os estudantes.4. Socialização dos jogos. Os resultados e análises possibilitam a identificação da importância dos jogos na ludicidade a partir de uma perspectiva interdisciplinar. Isso favorece a implementação de atividades em grupos, estimulando o ensino e aprendizagem no processo de alfabetização e letramento, a criatividade, em resolução de problemas, com práticas decoloniais. Isso potencializa os diálogos com temas sociais, transversais e interdisciplinares construindo um ambiente lúdico e afetivo através de um diálogo crítico reflexivo em meio social e dos avanços nos níveis de aprendizagens a partir de diagnoses mensais. As vivências no Movimento República de Emaús possibilitam a socialização das futuras alfabetizadoras, educadores do Movimento, crianças e jovens, contribuindo com a prática docente em ensinar e aprender construindo conhecimento no fortalecimento do coletivo em meio às práticas culturais que favorecem as vivências e trocas entre professores em formação Inicial e continuada com os alunos, entre alunos e alunos e educadores. Alguns dos resultados revelam a importância de articulações dos processos de ensino e aprendizagem às realidades das comunidades no entorno do bairro do Bengui." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID5299_TB5504_04102023225001.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SABRINA FREITAS DA COSTA" "autor_nome_curto" => "SABRINA COSTA" "autor_email" => "sabrinapaulofreire@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }