TRABALHO DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA: O QUE DIZEM OS PROFESSORES DAS TURMAS DO PRIMEIRO ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE CAETANOS BAHIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98873 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5577 "inscrito_id" => 17507 "titulo" => "TRABALHO DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA: O QUE DIZEM OS PROFESSORES DAS TURMAS DO PRIMEIRO ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE CAETANOS BAHIA" "resumo" => "A pandemia de COVID-19, também conhecida como a doença do coronavírus 2019, foi uma crise global de saúde que começou em dezembro de 2019 na cidade de Wuhan, na província de Hubei, China. O vírus se propagou rapidamente e logo se tornou uma pandemia mundial. E com a intenção de evitar a contaminação vários setores da sociedade sofreram modificações em seu funcionamento, e as instituições escolares também passaram por esse processo. Dessa forma, este artigo tem por objetivo conhecer como se deu o trabalho docente, no período da pandemia, nas turmas do primeiro ano em uma escola pública do município de Caetanos Bahia. Quanto à abordagem caracteriza-se como qualitativa, a fim de recolher e analisar o máximo de informações possíveis para alcançar o nosso objetivo. Para a coleta de dados e informações foi feito uma pesquisa de campo com três professoras das turmas do primeiro ano dos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola pública na cidade de Caetanos, Bahia, e também uma pesquisa bibliográfica, no qual nos permite estudar e analisar materiais a respeito do que já foi dito em relação ao tema. Para embasamento teórico utilizamos o estudo dos autores: Coscarelli (2020), Gonçalves (2009), Leite, Farias (2020), Meira (2009), Moreira, Schlemmer (2020), as legislações e decretos oficiais, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) 9394/96 e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa constatou que a pandemia trouxe apreensões para os professores e também insegurança no que se refere ao seu trabalho, pois as aluas passaram a ser remota e os docente não tiveram nenhuma formação para trabalhar com por meio da mediação tecnológica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID17507_TB5577_20062023115155.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOLINO SAMPAIO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARCOLINO" "autor_email" => "marcokerigma4@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98873 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5577 "inscrito_id" => 17507 "titulo" => "TRABALHO DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA: O QUE DIZEM OS PROFESSORES DAS TURMAS DO PRIMEIRO ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE CAETANOS BAHIA" "resumo" => "A pandemia de COVID-19, também conhecida como a doença do coronavírus 2019, foi uma crise global de saúde que começou em dezembro de 2019 na cidade de Wuhan, na província de Hubei, China. O vírus se propagou rapidamente e logo se tornou uma pandemia mundial. E com a intenção de evitar a contaminação vários setores da sociedade sofreram modificações em seu funcionamento, e as instituições escolares também passaram por esse processo. Dessa forma, este artigo tem por objetivo conhecer como se deu o trabalho docente, no período da pandemia, nas turmas do primeiro ano em uma escola pública do município de Caetanos Bahia. Quanto à abordagem caracteriza-se como qualitativa, a fim de recolher e analisar o máximo de informações possíveis para alcançar o nosso objetivo. Para a coleta de dados e informações foi feito uma pesquisa de campo com três professoras das turmas do primeiro ano dos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola pública na cidade de Caetanos, Bahia, e também uma pesquisa bibliográfica, no qual nos permite estudar e analisar materiais a respeito do que já foi dito em relação ao tema. Para embasamento teórico utilizamos o estudo dos autores: Coscarelli (2020), Gonçalves (2009), Leite, Farias (2020), Meira (2009), Moreira, Schlemmer (2020), as legislações e decretos oficiais, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) 9394/96 e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa constatou que a pandemia trouxe apreensões para os professores e também insegurança no que se refere ao seu trabalho, pois as aluas passaram a ser remota e os docente não tiveram nenhuma formação para trabalhar com por meio da mediação tecnológica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID17507_TB5577_20062023115155.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOLINO SAMPAIO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARCOLINO" "autor_email" => "marcokerigma4@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }