O ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES RESIDENTES EM CASAS DE ACOLHIMENTO NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA/PB: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98884 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5593 "inscrito_id" => 4040 "titulo" => "O ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES RESIDENTES EM CASAS DE ACOLHIMENTO NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA/PB: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo descrever as ações de Ensino e Extensão com crianças e adolescentes residentes em Casas de Acolhimento do Município de João Pessoa/PB, realizadas através do Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes - Protagonismo Juvenil em Periferias Urbanas, localizado no Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Sob a orientação de uma professora tutora, o Programa conta com a atuação interdisciplinar de 11 discentes da UFPB que desenvolvem ações para a superação de dificuldades e necessidades de aprendizagens dos/as acolhidos/às, haja vista que estes são vítimas de negações de Direitos, ocasionadas pela perda dos vínculos familiares. Estando excepcionalmente em acolhimento institucional, aguardam a reintegração familiar e/ou adoção. Quanto a presente pesquisa, nos baseamos nas abordagens etnográfica e descritiva. Sendo assim, o PET atua com mediações pedagógicas personalizadas no espaço das casas de acolhimento e no espaço escolar, além de oficinas de Educação Musical, de Direito e Cidadania e Horta Pedagógica. Para a realização das ações, desenvolvemos grupo de estudos pautados na perspectiva de Educação Popular Freireana e em Direitos Humanos, bem como organizamos planejamentos mensais a partir de eixos temáticos para o acompanhamento pedagógico. Os resultados obtidos indicam contribuições para a diminuição dos impactos da situação de fracasso escolar, o protagonismo e a autonomia no cotidiano dos/as acolhidos/as. Mais além, a experiência de estarmos envolvidos com o processo de escolarização e protagonismo de indivíduos em situação de vulnerabilidade social, potencializa a construção de uma formação acadêmica-profissional e cidadã de qualidade, cada qual em sua área específica do conhecimento (Letras/Português, Direito, Psicopedagogia, Pedagogia, Pedagogia do Campo, História, Ciências Biológicas e Música), nos preparando para as adversidades do cotidiano com olhares sensíveis em prol da garantia de direitos e da equidade social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID4040_TB5593_20062023121247.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESSICA KELLY FELIX GOMES" "autor_nome_curto" => "JESSICA FELIX" "autor_email" => "jefelixgomes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98884 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5593 "inscrito_id" => 4040 "titulo" => "O ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES RESIDENTES EM CASAS DE ACOLHIMENTO NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA/PB: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo descrever as ações de Ensino e Extensão com crianças e adolescentes residentes em Casas de Acolhimento do Município de João Pessoa/PB, realizadas através do Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes - Protagonismo Juvenil em Periferias Urbanas, localizado no Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Sob a orientação de uma professora tutora, o Programa conta com a atuação interdisciplinar de 11 discentes da UFPB que desenvolvem ações para a superação de dificuldades e necessidades de aprendizagens dos/as acolhidos/às, haja vista que estes são vítimas de negações de Direitos, ocasionadas pela perda dos vínculos familiares. Estando excepcionalmente em acolhimento institucional, aguardam a reintegração familiar e/ou adoção. Quanto a presente pesquisa, nos baseamos nas abordagens etnográfica e descritiva. Sendo assim, o PET atua com mediações pedagógicas personalizadas no espaço das casas de acolhimento e no espaço escolar, além de oficinas de Educação Musical, de Direito e Cidadania e Horta Pedagógica. Para a realização das ações, desenvolvemos grupo de estudos pautados na perspectiva de Educação Popular Freireana e em Direitos Humanos, bem como organizamos planejamentos mensais a partir de eixos temáticos para o acompanhamento pedagógico. Os resultados obtidos indicam contribuições para a diminuição dos impactos da situação de fracasso escolar, o protagonismo e a autonomia no cotidiano dos/as acolhidos/as. Mais além, a experiência de estarmos envolvidos com o processo de escolarização e protagonismo de indivíduos em situação de vulnerabilidade social, potencializa a construção de uma formação acadêmica-profissional e cidadã de qualidade, cada qual em sua área específica do conhecimento (Letras/Português, Direito, Psicopedagogia, Pedagogia, Pedagogia do Campo, História, Ciências Biológicas e Música), nos preparando para as adversidades do cotidiano com olhares sensíveis em prol da garantia de direitos e da equidade social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID4040_TB5593_20062023121247.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESSICA KELLY FELIX GOMES" "autor_nome_curto" => "JESSICA FELIX" "autor_email" => "jefelixgomes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }