AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS A PARTIR DE ANAMNESES E JOGO DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA NA AULA DE BIOLOGIA: UMA EXPERIÊNCIA DE CAMINHOS INTEGRATIVOS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98910 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5624 "inscrito_id" => 4033 "titulo" => "AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS A PARTIR DE ANAMNESES E JOGO DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA NA AULA DE BIOLOGIA: UMA EXPERIÊNCIA DE CAMINHOS INTEGRATIVOS" "resumo" => "Discutir o ensino de ciências e biologia após um período remoto é uma tarefa urgente. As instituições de ensino e os docentes foram desafiados a construir espaços e estratégias de ensino e aprendizagem inovadoras, dinâmicas, vivas e ativas. As Metodologias Ativas (MA) podem ser uma alternativa para atingir tais competências e habilidades. Esses métodos se aplicam dentro de uma percepção de estímulo à autonomia dos alunos no processo de aprendizagem. De maneira específica, o presente estudo tem por objetivo avaliar as diferentes aprendizagens dos alunos, utilizando instrumentos didáticos, metodologias ativas e Jogos de Investigação Científica (JIC), um ensaio integrativo no ensino de biologia do ensino médio, a fim de atingir satisfação na aprendizagem, no raciocínio, a aproximação com o conteúdo, a crítica, a autonomia e a reflexão. Nessa égide, diante do desafio de lecionar o conteúdo de doenças causadas por parasitas, refletimos durante o estudo e planejamento da aula o formato e a sequência pedagógica que iríamos adotar. Diante disso, após fazer a introdução dessas infecções parasitárias de forma lúdica e teórica por meio de mapas mentais projetados por data show, adotamos o uso de Anamneses Pedagógicas para fazer comparações e análises críticas aos diagnósticos clínicos de pacientes fictícios. Outra metodologia utilizada para a composição das aprendizagens e fixação dos conteúdos foi um Jogo de Investigação Científica (JIC), tendo como base o quadro de evidências de Detetives. A partir das devolutivas das atividades, das notas no exame bimestral e do comprometimento e participação no jogo de investigação científica, concluímos que a aplicação da sequência didática, considerando desde as aulas até a parte avaliativa, teve considerável evolução e satisfação por parte dos alunos e professores/residentes. O uso do questionário após concluir um assunto estudado é um diagnóstico importante para nossa avaliação como professores, é um levantamento qualitativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID4033_TB5624_18112023095606.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENAN GONÇALVES SILVA" "autor_nome_curto" => "RENAN SILVA" "autor_email" => "renan.ssilva88@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98910 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5624 "inscrito_id" => 4033 "titulo" => "AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS A PARTIR DE ANAMNESES E JOGO DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA NA AULA DE BIOLOGIA: UMA EXPERIÊNCIA DE CAMINHOS INTEGRATIVOS" "resumo" => "Discutir o ensino de ciências e biologia após um período remoto é uma tarefa urgente. As instituições de ensino e os docentes foram desafiados a construir espaços e estratégias de ensino e aprendizagem inovadoras, dinâmicas, vivas e ativas. As Metodologias Ativas (MA) podem ser uma alternativa para atingir tais competências e habilidades. Esses métodos se aplicam dentro de uma percepção de estímulo à autonomia dos alunos no processo de aprendizagem. De maneira específica, o presente estudo tem por objetivo avaliar as diferentes aprendizagens dos alunos, utilizando instrumentos didáticos, metodologias ativas e Jogos de Investigação Científica (JIC), um ensaio integrativo no ensino de biologia do ensino médio, a fim de atingir satisfação na aprendizagem, no raciocínio, a aproximação com o conteúdo, a crítica, a autonomia e a reflexão. Nessa égide, diante do desafio de lecionar o conteúdo de doenças causadas por parasitas, refletimos durante o estudo e planejamento da aula o formato e a sequência pedagógica que iríamos adotar. Diante disso, após fazer a introdução dessas infecções parasitárias de forma lúdica e teórica por meio de mapas mentais projetados por data show, adotamos o uso de Anamneses Pedagógicas para fazer comparações e análises críticas aos diagnósticos clínicos de pacientes fictícios. Outra metodologia utilizada para a composição das aprendizagens e fixação dos conteúdos foi um Jogo de Investigação Científica (JIC), tendo como base o quadro de evidências de Detetives. A partir das devolutivas das atividades, das notas no exame bimestral e do comprometimento e participação no jogo de investigação científica, concluímos que a aplicação da sequência didática, considerando desde as aulas até a parte avaliativa, teve considerável evolução e satisfação por parte dos alunos e professores/residentes. O uso do questionário após concluir um assunto estudado é um diagnóstico importante para nossa avaliação como professores, é um levantamento qualitativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID4033_TB5624_18112023095606.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENAN GONÇALVES SILVA" "autor_nome_curto" => "RENAN SILVA" "autor_email" => "renan.ssilva88@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }