TECNOLOGIA ASSISTIVA NO ENSINO DE FISIOLOGIA HUMANA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: CRIANDO CONCEITOS A PARTIR DA AUDIODESCRIÇÃO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98944 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5667 "inscrito_id" => 18713 "titulo" => "TECNOLOGIA ASSISTIVA NO ENSINO DE FISIOLOGIA HUMANA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: CRIANDO CONCEITOS A PARTIR DA AUDIODESCRIÇÃO" "resumo" => "Apesar de todo avanço tecnológico no âmbito da educação, ainda vislumbramos muitos obstáculos em relação a adaptação de aulas para alunos com necessidades especiais. Essa problemática vem sendo desafiadora para pais e professores. Nesse sentido, estudos realizados sobre a inclusão da pessoa com deficiência apontam o grande interesse da sociedade e do poder público em incluí-los de forma plena, porém são muitos os desafios que vão desde a capacitação dos profissionais da educação, difícil acesso a materiais específicos, até aos conteúdos limitados das aulas. Partindo dessa premissa, esse resumo tem por finalidade demonstrar a relevância do Produto Educacional (PE), aplicando a Tecnologia Assistiva no Ensino de Fisiologia Humana para alunos com deficiência visual. Em observação às aulas de Fisiologia com o uso de slides, percebe-se que, o aluno com deficiência visual por não enxergar obviamente o material ali apresentado mesmo com a fala explicativa do professor, se revela um pouco perdido. A ideia, entretanto, é adaptar a essas aulas um novo Produto Educacional com meio de mediação como o uso de podcast. Em um primeiro momento foi realizado uma observação sistematizada no ambiente de aula do sujeito da pesquisa. Sendo enfatizadas a observação dos seguintes elementos: As dimensões da sala, quantidade de alunos, a dinâmica do professor e sua abordagem com o participante em questão. Também foi observada os recursos visuais utilizados pelo docente. A partir das informações obtidas serão organizados podcasts descritivos das imagens fundantes utilizadas nas aulas em questão. O participante receberá os podcasts, e os utilizará na sua rotina de estudo. Posterior a utilização dos materiais, será reaplicada a entrevista semiestruturada, contendo as mesmas questões, de modo a verificiar os efeitos dos podcasts na construção dos conhecimento do participante. O trabalho tem como foco a utilização da Tecnologia Assistiva a partir da audiodescrição no Ensino de Fisiologia Humana para alunos com deficiência visual. Trata-se de um estudo qualitativo por meio do qual será comparado o grau de compreensão dos conteúdos visualizados nas imagens fundantes antes e após a utilização de um instrumento auxiliar na forma de podcast. A análise dos dados será baseada na descrição e interpretação do relato apresentado pelo participante da pesquisa de modo a visualizar os impactos da ferramenta de audiodescrição no aprendizado do estudante em questão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID18713_TB5667_28062023202822.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILIANE CUNHA GAMA" "autor_nome_curto" => "LILIANE" "autor_email" => "lilianecgcastro@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY (UNIGRANRIO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98944 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5667 "inscrito_id" => 18713 "titulo" => "TECNOLOGIA ASSISTIVA NO ENSINO DE FISIOLOGIA HUMANA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: CRIANDO CONCEITOS A PARTIR DA AUDIODESCRIÇÃO" "resumo" => "Apesar de todo avanço tecnológico no âmbito da educação, ainda vislumbramos muitos obstáculos em relação a adaptação de aulas para alunos com necessidades especiais. Essa problemática vem sendo desafiadora para pais e professores. Nesse sentido, estudos realizados sobre a inclusão da pessoa com deficiência apontam o grande interesse da sociedade e do poder público em incluí-los de forma plena, porém são muitos os desafios que vão desde a capacitação dos profissionais da educação, difícil acesso a materiais específicos, até aos conteúdos limitados das aulas. Partindo dessa premissa, esse resumo tem por finalidade demonstrar a relevância do Produto Educacional (PE), aplicando a Tecnologia Assistiva no Ensino de Fisiologia Humana para alunos com deficiência visual. Em observação às aulas de Fisiologia com o uso de slides, percebe-se que, o aluno com deficiência visual por não enxergar obviamente o material ali apresentado mesmo com a fala explicativa do professor, se revela um pouco perdido. A ideia, entretanto, é adaptar a essas aulas um novo Produto Educacional com meio de mediação como o uso de podcast. Em um primeiro momento foi realizado uma observação sistematizada no ambiente de aula do sujeito da pesquisa. Sendo enfatizadas a observação dos seguintes elementos: As dimensões da sala, quantidade de alunos, a dinâmica do professor e sua abordagem com o participante em questão. Também foi observada os recursos visuais utilizados pelo docente. A partir das informações obtidas serão organizados podcasts descritivos das imagens fundantes utilizadas nas aulas em questão. O participante receberá os podcasts, e os utilizará na sua rotina de estudo. Posterior a utilização dos materiais, será reaplicada a entrevista semiestruturada, contendo as mesmas questões, de modo a verificiar os efeitos dos podcasts na construção dos conhecimento do participante. O trabalho tem como foco a utilização da Tecnologia Assistiva a partir da audiodescrição no Ensino de Fisiologia Humana para alunos com deficiência visual. Trata-se de um estudo qualitativo por meio do qual será comparado o grau de compreensão dos conteúdos visualizados nas imagens fundantes antes e após a utilização de um instrumento auxiliar na forma de podcast. A análise dos dados será baseada na descrição e interpretação do relato apresentado pelo participante da pesquisa de modo a visualizar os impactos da ferramenta de audiodescrição no aprendizado do estudante em questão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID18713_TB5667_28062023202822.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILIANE CUNHA GAMA" "autor_nome_curto" => "LILIANE" "autor_email" => "lilianecgcastro@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY (UNIGRANRIO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }