RECURSO IMAGÉTICO PARA O ESTUDO DE ISAAC NEWTON EM UMA SALA INCLUSIVA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98953 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5678 "inscrito_id" => 20464 "titulo" => "RECURSO IMAGÉTICO PARA O ESTUDO DE ISAAC NEWTON EM UMA SALA INCLUSIVA" "resumo" => "O estudo da história e filosofia da ciência possibilita uma melhor compreensão dos conceitos e da evolução científica, contribuindo para que a ciência seja percebida de forma coerente, deslocando-se concepções fragmentadas do conhecimento ou a crença da verdade absoluta. A contextualização histórica, política, econômica e cultural é fundamental para compreendermos os fatos ocorridos na construção de algum produto científico, demonstrando que a construção do conhecimento científico não é um processo estanque e linear, além de não ser a-histórico e individual. Este trabalho teve como objetivo apresentar uma proposta de recurso imagético para a contextualização histórica sobre Isaac Newton em uma sala inclusiva contendo alunos surdos e ouvintes. O recurso foi produzido pela seleção de imagens representativas sobre o tema em estudo e conta, também, com textos de apoio para auxiliar o professor que pretende aplicá-lo. Pretende-se, com a implementação da proposta, tornar a aula mais atrativa para o aluno surdo, além de motivar todos os educandos a compreenderem a dinamicidade da construção científica. Além disso, a proposta humaniza o ensino de física e contribui para a formação de cidadãos críticos e reflexivos, sejam eles surdos ou ouvintes. No entanto, reforça-se que ela também depende do planejamento e preparo do professor; da sequência de aulas; do plano didático apresentado; da relação do professor com o aluno; e, principalmente, da participação do intérprete no processo de ensino-aprendizagem e da sintonia intérprete-professor." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID20464_TB5678_11072023180407.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÍLIAN AMARAL DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "LÍLIAN" "autor_email" => "lilian.carvalho@ifmg.edu." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS (IFMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98953 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5678 "inscrito_id" => 20464 "titulo" => "RECURSO IMAGÉTICO PARA O ESTUDO DE ISAAC NEWTON EM UMA SALA INCLUSIVA" "resumo" => "O estudo da história e filosofia da ciência possibilita uma melhor compreensão dos conceitos e da evolução científica, contribuindo para que a ciência seja percebida de forma coerente, deslocando-se concepções fragmentadas do conhecimento ou a crença da verdade absoluta. A contextualização histórica, política, econômica e cultural é fundamental para compreendermos os fatos ocorridos na construção de algum produto científico, demonstrando que a construção do conhecimento científico não é um processo estanque e linear, além de não ser a-histórico e individual. Este trabalho teve como objetivo apresentar uma proposta de recurso imagético para a contextualização histórica sobre Isaac Newton em uma sala inclusiva contendo alunos surdos e ouvintes. O recurso foi produzido pela seleção de imagens representativas sobre o tema em estudo e conta, também, com textos de apoio para auxiliar o professor que pretende aplicá-lo. Pretende-se, com a implementação da proposta, tornar a aula mais atrativa para o aluno surdo, além de motivar todos os educandos a compreenderem a dinamicidade da construção científica. Além disso, a proposta humaniza o ensino de física e contribui para a formação de cidadãos críticos e reflexivos, sejam eles surdos ou ouvintes. No entanto, reforça-se que ela também depende do planejamento e preparo do professor; da sequência de aulas; do plano didático apresentado; da relação do professor com o aluno; e, principalmente, da participação do intérprete no processo de ensino-aprendizagem e da sintonia intérprete-professor." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID20464_TB5678_11072023180407.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÍLIAN AMARAL DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "LÍLIAN" "autor_email" => "lilian.carvalho@ifmg.edu." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS (IFMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }