QUALIDADE DO CLIMA: O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR NA PROMOÇÃO DO BEM-ESTAR DO PROFESSOR.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99014 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5759 "inscrito_id" => 4812 "titulo" => "QUALIDADE DO CLIMA: O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR NA PROMOÇÃO DO BEM-ESTAR DO PROFESSOR." "resumo" => "As decisões tomadas pela gestão afetam a forma como os profissionais percebem seu local de trabalho. No ambiente escolar, estas decisões podem auxiliar ou dificultar o trabalho docente, uma vez que os gestores têm papel fundamental na adoção de estratégias que visem a melhoria na qualidade do clima escolar, favorecendo as relações entre professores e o trabalho em equipe. A partir do momento que a equipe gestora olha para os problemas da escola com um olhar preventivo e, não meramente interventivo, a confiança e o engajamento dos professores aumenta, diminuindo os níveis de tensão que geram conflito, problemas de saúde e absenteísmo profissional. Esta pesquisa tem como objetivo discutir a aplicação da avaliação do clima institucional e a construção de espaços de escuta entre os professores como forma de prevenção e mediação de conflitos na escola. Através de pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo foi possível aprofundar os estudos na importância da comunicação para a melhoria da qualidade do trabalho. A partir da adoção da pesquisa de clima nas escolas, espera-se que os resultados sejam: o aumento da produtividade, maior engajamento e motivação, redução do turnover, menor índice de conflitos internos, fortalecimento da comunicação interna, melhoria da qualidade de vida e trabalho e preservação da saúde física e mental da equipe. Com isto, a avaliação do clima institucional revela-se como a alternativa mais adequada ao diagnóstico e tratamento de questões relacionais no ambiente de trabalho escolar, uma vez que a partir dela é possível identificar o que não atende às expectativas do coletivo, bem como o que deve ser aprimorado para que se tenha as condições de trabalho adequadas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID4812_TB5759_04072023223952.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA LUIZA PINTO SECUNDO" "autor_nome_curto" => "ANA SECUNDO" "autor_email" => "123amoportugues@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99014 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5759 "inscrito_id" => 4812 "titulo" => "QUALIDADE DO CLIMA: O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR NA PROMOÇÃO DO BEM-ESTAR DO PROFESSOR." "resumo" => "As decisões tomadas pela gestão afetam a forma como os profissionais percebem seu local de trabalho. No ambiente escolar, estas decisões podem auxiliar ou dificultar o trabalho docente, uma vez que os gestores têm papel fundamental na adoção de estratégias que visem a melhoria na qualidade do clima escolar, favorecendo as relações entre professores e o trabalho em equipe. A partir do momento que a equipe gestora olha para os problemas da escola com um olhar preventivo e, não meramente interventivo, a confiança e o engajamento dos professores aumenta, diminuindo os níveis de tensão que geram conflito, problemas de saúde e absenteísmo profissional. Esta pesquisa tem como objetivo discutir a aplicação da avaliação do clima institucional e a construção de espaços de escuta entre os professores como forma de prevenção e mediação de conflitos na escola. Através de pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo foi possível aprofundar os estudos na importância da comunicação para a melhoria da qualidade do trabalho. A partir da adoção da pesquisa de clima nas escolas, espera-se que os resultados sejam: o aumento da produtividade, maior engajamento e motivação, redução do turnover, menor índice de conflitos internos, fortalecimento da comunicação interna, melhoria da qualidade de vida e trabalho e preservação da saúde física e mental da equipe. Com isto, a avaliação do clima institucional revela-se como a alternativa mais adequada ao diagnóstico e tratamento de questões relacionais no ambiente de trabalho escolar, uma vez que a partir dela é possível identificar o que não atende às expectativas do coletivo, bem como o que deve ser aprimorado para que se tenha as condições de trabalho adequadas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID4812_TB5759_04072023223952.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA LUIZA PINTO SECUNDO" "autor_nome_curto" => "ANA SECUNDO" "autor_email" => "123amoportugues@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }