PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99040 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5790 "inscrito_id" => 9851 "titulo" => "PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo identificar a importância da proposição de problemas na sala de aula de matemática a parti de uma intervenção pedagógica que revela ser esse o primeiro contato dos sujeitos com essa proposta metodológica. Com isso passamos a analisar e discutir a importância da proposição de problemas no processo de ensino e aprendizagem da matemática. A pesquisa tem caráter qualitativo, visando o desenvolvimento conceitual de fatos, ideias ou opiniões na compreensão interpretativa dos métodos. O desenvolvimento das atividades de pesquisa se deu em uma turma do 7° Ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede estadual de ensino da Paraíba, durante a vivência no Estágio Supervisionado II. Para a coleta dos dados fizemos uso do diário de bordo, observação continua e reflexiva, gravação de áudio, registros fotográficos e coleta das atividades realizadas pelos estudantes. A proposta de pesquisa foi desenvolvida durante três aulas de 45 minutos cada. Contamos com a apresentação da proposta pedagógica com diálogos e indagações sobre o cotidiano dos alunos e posteriormente a proposição de problemas por parte dos alunos. O estudo evidencia que a Proposição de Problema traz ricas contribuições no ensino de matemática uma vez que desperta o conhecimento que tem sobre a matemática, estimula o desenvolvimento da criatividade, promove uma participação ativa nas aulas e novas formas de construir o conhecimento matemático." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9851_TB5790_10122023092523.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE SOARES NUNES" "autor_nome_curto" => "ALINE" "autor_email" => "alinedinha25@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99040 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5790 "inscrito_id" => 9851 "titulo" => "PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo identificar a importância da proposição de problemas na sala de aula de matemática a parti de uma intervenção pedagógica que revela ser esse o primeiro contato dos sujeitos com essa proposta metodológica. Com isso passamos a analisar e discutir a importância da proposição de problemas no processo de ensino e aprendizagem da matemática. A pesquisa tem caráter qualitativo, visando o desenvolvimento conceitual de fatos, ideias ou opiniões na compreensão interpretativa dos métodos. O desenvolvimento das atividades de pesquisa se deu em uma turma do 7° Ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede estadual de ensino da Paraíba, durante a vivência no Estágio Supervisionado II. Para a coleta dos dados fizemos uso do diário de bordo, observação continua e reflexiva, gravação de áudio, registros fotográficos e coleta das atividades realizadas pelos estudantes. A proposta de pesquisa foi desenvolvida durante três aulas de 45 minutos cada. Contamos com a apresentação da proposta pedagógica com diálogos e indagações sobre o cotidiano dos alunos e posteriormente a proposição de problemas por parte dos alunos. O estudo evidencia que a Proposição de Problema traz ricas contribuições no ensino de matemática uma vez que desperta o conhecimento que tem sobre a matemática, estimula o desenvolvimento da criatividade, promove uma participação ativa nas aulas e novas formas de construir o conhecimento matemático." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9851_TB5790_10122023092523.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE SOARES NUNES" "autor_nome_curto" => "ALINE" "autor_email" => "alinedinha25@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }