O ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS: UMA REFLEXÃO SOBRE O LIVRO DIDÁTICO E SUAS PRÁTICAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99074 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5835 "inscrito_id" => 4912 "titulo" => "O ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS: UMA REFLEXÃO SOBRE O LIVRO DIDÁTICO E SUAS PRÁTICAS" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo, refletir o ensino de História nos anos iniciais a partir do uso dos livros didáticos em relação às práticas docentes nas escolas públicas em consonância as propostas curriculares da BNCC. Neste sentido, percebemos a necessidade de um olhar para os livros didáticos dos anos iniciais, enquanto ferramenta didática que se alinha com as propostas curriculares presentes na escola, e como a prática docente acaba que por muitas vezes centrando-se nas práticas escolares voltadas para o ensino de Língua Portuguesa e de Matemática, por considerar a situação dos estudantes com severas dificuldades na leitura e escrita. Com isso, percebe-se que o uso do livro didático de História nas aulas muitas vezes é esquecido na ação educativa como ferramenta de construção de conhecimento para os distintos sujeitos sociais que encontram-se na sala de aula. Esta proposta surge através das discussões da disciplina de Currículo do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba, Campus Campina Grande. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, partindo dos estudos de Bittencourt (2004), Caimi (2015), D’avila (2008), Macedo (2016) e Otto (2009). Sua metodologia vem a ser de cunho qualitativo, onde iremos refletir sobre como a prática docente em História é percebida através dos livros didáticos alinhados à BNCC nos anos iniciais . Conclui-se que o uso do livro didático de História nos anos iniciais permeia a partir da BNCC uma estreita relação com as práticas docentes em sala de aula e sua formação profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID4912_TB5835_20062023151637.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EWERTON RAFAEL RAIMUNDO GOMES" "autor_nome_curto" => "EWERTON RAFAEL" "autor_email" => "ewertonrafael08@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99074 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5835 "inscrito_id" => 4912 "titulo" => "O ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS: UMA REFLEXÃO SOBRE O LIVRO DIDÁTICO E SUAS PRÁTICAS" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo, refletir o ensino de História nos anos iniciais a partir do uso dos livros didáticos em relação às práticas docentes nas escolas públicas em consonância as propostas curriculares da BNCC. Neste sentido, percebemos a necessidade de um olhar para os livros didáticos dos anos iniciais, enquanto ferramenta didática que se alinha com as propostas curriculares presentes na escola, e como a prática docente acaba que por muitas vezes centrando-se nas práticas escolares voltadas para o ensino de Língua Portuguesa e de Matemática, por considerar a situação dos estudantes com severas dificuldades na leitura e escrita. Com isso, percebe-se que o uso do livro didático de História nas aulas muitas vezes é esquecido na ação educativa como ferramenta de construção de conhecimento para os distintos sujeitos sociais que encontram-se na sala de aula. Esta proposta surge através das discussões da disciplina de Currículo do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba, Campus Campina Grande. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, partindo dos estudos de Bittencourt (2004), Caimi (2015), D’avila (2008), Macedo (2016) e Otto (2009). Sua metodologia vem a ser de cunho qualitativo, onde iremos refletir sobre como a prática docente em História é percebida através dos livros didáticos alinhados à BNCC nos anos iniciais . Conclui-se que o uso do livro didático de História nos anos iniciais permeia a partir da BNCC uma estreita relação com as práticas docentes em sala de aula e sua formação profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID4912_TB5835_20062023151637.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EWERTON RAFAEL RAIMUNDO GOMES" "autor_nome_curto" => "EWERTON RAFAEL" "autor_email" => "ewertonrafael08@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }