O presente trabalho teve como objetivo avaliar a contribuição da disciplina de Apicultura na formação profissional dos discentes do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA).O Pronera é uma política pública de Educação no Campo, representada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário-MDA, executada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agraria – INCRA. No início de 2019, o IFMA Campus Caxias juntamente com Prefeitura Municipal, Sindicato dos trabalhadores e Trabalhadores Rurais e o INCRA, promoveram o ingresso de jovens e adultos residentes em Projetos de assentamento ou dependentes de assentados no curso técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, ofertado em regime de Alternância, Foram selecionados via edital e provas 80 jovens distribuídos em duas turmas “A” e turma “B”. As aulas eram oferecidas através da pedagogia da alternância, onde, os discentes ficaram 15 dias no Campus Caxias (Tempo Escola) e 15 dias em suas comunidades (Tempo Comunidade), sendo orientados por professores e monitores, além de técnicos (Engenheiro Agrônomo e Zootecnista). Considerando a matriz curricular do curso, foi ofertada aos alunos a disciplina de Apicultura, presente na área de Zootecnia, na qual os alunos obtiveram conhecimento de forma teórica e prática, através dos PPjs – Projeto Profissional do Jovem o que permitiu o acompanhamento a vivência com a apicultura, tanto para produção de mel, outros produtos oriundos das abelhas, como sabonetes glicerinados sólidos e líquidos que na sua composição entrava o mel. Para obtenção dos dados, utilizou-se o formulário de pesquisa aplicado aos alunos. Os resultados alcançados com este trabalho possibilitou verificar como a disciplina de Apicultura contribuiu para a formação acadêmica e estimulou os discentes a participarem do Projeto Abelha o qual contribuiu para geração de renda nos Projetos de Assentamento Conceição Mucambo e Caxirimbu, no Município de Caxias-MA.