O presente trabalho tem por objetivo refletir a importância dos espaços escolares promoverem valores ecológicos. Tendo como base a experiência vinda a partir de o Projeto intitulado “Despertando para a importância das hortas agroecológicas escolar”, abrangendo diversas etapas: entrevistas, Palestras, Visitas técnicas e construção da horta em cada escola selecionada. desenvolvido em escolas públicas municipais de Pombal, Sertão da Paraíba. Os procedimentos metodológicos tiveram por base em artigos acadêmicos sobre a temática, envolvendo autores com: Gutiérrez (2013), Candau (2000), Ab´Saber (1991) entre outros autores, além da Lei no 9.795 da Política Nacional do Meio Ambienta. Durante a execução do Projeto, aplicado aos discentes da Escola Decisão constatou-se que todos os alunos acreditam que trabalhar com a educação ambiental na escola vai melhorar o clima e o ambiente escolar. Ao perguntar de que forma pode ser melhorado o clima da sua escola, 52,4% optou pela reciclagem, seguida pela limpeza e em terceira posição na plantação de árvores. Ao questionar se o aluno aceita o desafio de produzir as hortaliças na escola, 100% afirmaram que sim. No momento Palestra nas escolas teve a participação de alunos e professore, foi abordado o tema “Educação Ambiental e os Efeitos dos Agrotóxicos no Meio ambiente, nos Humanos e Animais”. Posteriormente alunos e professores visitaram as hortas localizadas na Sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Município de Pombal. Observa-se que o tema tratado vai além das práticas pedagógicas interdisciplinar, abrange práticas de uma alimentação saudável e compromisso com o meio ambiente. Acredita-se que a escola tem um grande papel o de propagar valores benéficos para os educadores e toda a comunidade escolar.