TECENDO SOBRE QUESTÕES ÉTNICOS-RACIAIS E O ENFRENTAMENTO AO RACISMO NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99160 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5946 "inscrito_id" => 20052 "titulo" => "TECENDO SOBRE QUESTÕES ÉTNICOS-RACIAIS E O ENFRENTAMENTO AO RACISMO NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Este artigo refere-se ao relato de experiência desenvolvido a partir da disciplina de Psicologia e as Questões Étnico-Raciais visando discussões de enfrentamento ao racismo na escola. O racismo é o preconceito e/ou discriminação contra indivíduos a partir da sua raça e/ou etnia, desse modo, a discussão sobre a sua existência pode, e deve, ser inserida em diversos ambientes sociais, incluindo a escola. O projeto teve início na disciplina de Psicologia e as questões étnico-raciais, com o intuito de levar a temática acerca do dia da consciência negra para espaços além do ambiente acadêmico, escolhendo, assim, uma instituição de educação infantil. Por meio de um evento intitulado “Nossas raízes: de todas as cores”, foi levada a discussão da temática de uma forma lúdica, utilizando músicas, contação de história, caça ao tesouro e roda de capoeira. Levando em consideração que o ambiente escolar é uma porta de entrada para uma possível, e futura, mudança de pensamento da sociedade, visto que é nesse espaço em que se desenvolvem os pensamentos políticos e críticos acerca de toda e qualquer discussão. A inserção do projeto na educação infantil almejou, também, garantir uma educação inclusiva que supere o racismo e as desigualdades geradas por ele, através de discussões buscando sempre romper com preconceitos e prover conhecimentos acerca do assunto. Dessa forma, percebemos que ao inserir esta discussão no ambiente educacional, de modo transversal, em seus diferentes níveis de ensino, podemos considerar a potência da escola para, além de ser lugar de reprodução do racismo, ser oportuno ao seu enfrentamento. Sendo assim, é necessário que discussões relacionadas ao racismo não fiquem restritas ao Dia da Consciência Negra, mas que possam estar inseridas no Projeto Político Pedagógico das escolas de modo a cumprir integralmente as Diretrizes Curriculares Nacionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID20052_TB5946_04102023215604.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARA THAIS CRISPIM NUNES" "autor_nome_curto" => "LARA" "autor_email" => "lthnunes.1999@outlook.com" "autor_ies" => "FACULDADE EVOLUÇÃO ALTO OESTE POTIGUAR (FACEP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99160 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5946 "inscrito_id" => 20052 "titulo" => "TECENDO SOBRE QUESTÕES ÉTNICOS-RACIAIS E O ENFRENTAMENTO AO RACISMO NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Este artigo refere-se ao relato de experiência desenvolvido a partir da disciplina de Psicologia e as Questões Étnico-Raciais visando discussões de enfrentamento ao racismo na escola. O racismo é o preconceito e/ou discriminação contra indivíduos a partir da sua raça e/ou etnia, desse modo, a discussão sobre a sua existência pode, e deve, ser inserida em diversos ambientes sociais, incluindo a escola. O projeto teve início na disciplina de Psicologia e as questões étnico-raciais, com o intuito de levar a temática acerca do dia da consciência negra para espaços além do ambiente acadêmico, escolhendo, assim, uma instituição de educação infantil. Por meio de um evento intitulado “Nossas raízes: de todas as cores”, foi levada a discussão da temática de uma forma lúdica, utilizando músicas, contação de história, caça ao tesouro e roda de capoeira. Levando em consideração que o ambiente escolar é uma porta de entrada para uma possível, e futura, mudança de pensamento da sociedade, visto que é nesse espaço em que se desenvolvem os pensamentos políticos e críticos acerca de toda e qualquer discussão. A inserção do projeto na educação infantil almejou, também, garantir uma educação inclusiva que supere o racismo e as desigualdades geradas por ele, através de discussões buscando sempre romper com preconceitos e prover conhecimentos acerca do assunto. Dessa forma, percebemos que ao inserir esta discussão no ambiente educacional, de modo transversal, em seus diferentes níveis de ensino, podemos considerar a potência da escola para, além de ser lugar de reprodução do racismo, ser oportuno ao seu enfrentamento. Sendo assim, é necessário que discussões relacionadas ao racismo não fiquem restritas ao Dia da Consciência Negra, mas que possam estar inseridas no Projeto Político Pedagógico das escolas de modo a cumprir integralmente as Diretrizes Curriculares Nacionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID20052_TB5946_04102023215604.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARA THAIS CRISPIM NUNES" "autor_nome_curto" => "LARA" "autor_email" => "lthnunes.1999@outlook.com" "autor_ies" => "FACULDADE EVOLUÇÃO ALTO OESTE POTIGUAR (FACEP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }