POHLMANN, Jéferson. . Anais IV ENID / UEPB... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/9919>. Acesso em: 24/11/2024 20:17
Este trabalho buscou demonstrar a necessidade de adotar novos paradigmas e novas práticas para o ensino de biologia no âmbito do ensino médio, assim como, a importância do uso das novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. O caminho metodológico constituiu-se através de uma pesquisa de cunho qualitativo, delineando-se por um estudo descritivo e explicativo, uma vez que se buscou averiguar o ensino e aprendizagem de Biologia nas escolas públicas do município de São Leopoldo no Estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, escolheu-se o campo amostral de vinte e cinco alunos do ensino médio. A coleta de dados se deu através da aplicação de questionário semiestruturado aos alunos da disciplina de biologia no ensino médio. Os resultados obtidos, entre outros foram a permanência da abordagem tradicional e tecnicista no desenvolvimento das aulas, a inadequação dos alunos a estas abordagens, uma vez que estas tratam-se apenas de reprodução do conhecimento. Percebe-se também que atualmente o ensino de biologia não está contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento intelectual do educando, pois ainda permanece na visão dos discentes que o ensino médio ainda tem a função de preparação básica para o trabalho. Demonstra também a importância de que os conteúdos ensinados façam relação significativa com o cotidiano do educando Diante disto propou-se a inserção dos paradigmas inovadores propostos por Behrens (2011) no Ensino de Biologia para que este possa vir a contribuir de forma mais significativa para a vida do educando no que tange ao desenvolvimento intelectual e social.