METODOLOGIAS ATIVAS E O NOVO ENSINO MÉDIO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99191 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5982 "inscrito_id" => 7216 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS E O NOVO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "As metodologias ativas têm ganhado destaque no campo da educação devido aos seus benefícios para o engajamento dos alunos e a inovação da prática pedagógica, focando na construção do conhecimento significativo a partir de conteúdos articulados com as vivências dos educandos a fim de desenvolver competências e habilidades dos aprendizes. Este estudo teve como objetivo geral analisar o uso das metodologias ativas na sala de aula no contexto do novo ensino médio refletindo sobre o processo ensino-aprendizagem. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa na base de dados do google acadêmico. A pesquisa teve como embasamento teórico alguns autores: Mitri et al (2008), Silva et al (2018), Souza (2017), Brasil (2018), Bacich & Morán (2018), Mesquita (2019), Lourenço e Silva (2021). Os resultados mostraram que muitos professores continuam utilizando recursos padrões, como aulas expositivas, apesar de reconhecerem a necessidade da mudança nas metodologias de ensino para a construção do conhecimento, esses profissionais não se sentem preparados para utilizá-las devido à maioria não ter participado de ações formativas sobre a temática. Ademais, essas ferramentas têm um impacto positivo, uma vez que proporciona o protagonismo e a interatividade entre os discentes e docentes. Concluiu-se que as metodologias ativas no novo ensino médio representam um diferencial capaz de ressignificar o tempo das atividades em sala de aula, favorecendo assim a troca de experiências e aprendizagem colaborativa. Percebeu-se, ainda, que a formação continuada de professores para o uso dessas inovações pedagógicas deve ser fortalecida." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID7216_TB5982_09112023212541.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERINHA ALDERINA LEITE" "autor_nome_curto" => "Verinha Alderin" "autor_email" => "vera_alderina@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99191 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5982 "inscrito_id" => 7216 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS E O NOVO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "As metodologias ativas têm ganhado destaque no campo da educação devido aos seus benefícios para o engajamento dos alunos e a inovação da prática pedagógica, focando na construção do conhecimento significativo a partir de conteúdos articulados com as vivências dos educandos a fim de desenvolver competências e habilidades dos aprendizes. Este estudo teve como objetivo geral analisar o uso das metodologias ativas na sala de aula no contexto do novo ensino médio refletindo sobre o processo ensino-aprendizagem. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa na base de dados do google acadêmico. A pesquisa teve como embasamento teórico alguns autores: Mitri et al (2008), Silva et al (2018), Souza (2017), Brasil (2018), Bacich & Morán (2018), Mesquita (2019), Lourenço e Silva (2021). Os resultados mostraram que muitos professores continuam utilizando recursos padrões, como aulas expositivas, apesar de reconhecerem a necessidade da mudança nas metodologias de ensino para a construção do conhecimento, esses profissionais não se sentem preparados para utilizá-las devido à maioria não ter participado de ações formativas sobre a temática. Ademais, essas ferramentas têm um impacto positivo, uma vez que proporciona o protagonismo e a interatividade entre os discentes e docentes. Concluiu-se que as metodologias ativas no novo ensino médio representam um diferencial capaz de ressignificar o tempo das atividades em sala de aula, favorecendo assim a troca de experiências e aprendizagem colaborativa. Percebeu-se, ainda, que a formação continuada de professores para o uso dessas inovações pedagógicas deve ser fortalecida." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID7216_TB5982_09112023212541.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERINHA ALDERINA LEITE" "autor_nome_curto" => "Verinha Alderin" "autor_email" => "vera_alderina@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }