Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

DISPOSITIVOS MÓVEIS NA ESCOLA: POSSIBILIDADES NA SALA DE AULA

Palavra-chaves: DISPOSITIVOS MÓVEIS, ENSINO E APRENDIZAGEM, PROFESSORES Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9922
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 564
    "inscrito_id" => 434
    "titulo" => "DISPOSITIVOS MÓVEIS NA ESCOLA: POSSIBILIDADES NA SALA DE AULA"
    "resumo" => "O presente artigo visa analisar o auxílio que o uso dos dispositivos móveis em sala de aula pode trazer para o processo de ensino aprendizagem, mesmo que a sua inserção no meio escolar, por vezes ainda seja vista como um universo de desafios. Assim, realizamos um estudo de caso com professores/cursistas de uma pós-graduação oferecida por uma instituição pública do estado da Paraíba, contando com a aplicação de um questionário versando sobre o tema proposto, buscando entender como o professor avalia esse uso. Baseados nos estudos de Lima e Moita (2011) que afirma que a tecnologia favorece a elaboração e à ampliação de conhecimentos que permitem procedimentos pedagógicos voltados à realidade, e Menezes (2009) que propõe que a escola e o professor não podem estar alheios a essas inovações, Moran (2013) afirma que tanto as escolas quanto os dispositivos móveis lidam com informação, dentre outros. Assim, após a realização da análise dos dados obtidos verificamos a concretização das hipóteses comprovando, assim, a relação entre o uso dos dispositivos móveis e o desenvolvimento de um processo de ensino aprendizagem mais dinâmico e real, auxiliando o trabalho do professor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS"
    "palavra_chave" => "DISPOSITIVOS MÓVEIS, ENSINO E APRENDIZAGEM, PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_01_14_25_idinscrito_434_82c51561ef2d25291df0fc4bbd18bd3b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JESSICA KELLY SOUSA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "JESSICA FERREIRA"
    "autor_email" => "jessikinhadp@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9922
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 564
    "inscrito_id" => 434
    "titulo" => "DISPOSITIVOS MÓVEIS NA ESCOLA: POSSIBILIDADES NA SALA DE AULA"
    "resumo" => "O presente artigo visa analisar o auxílio que o uso dos dispositivos móveis em sala de aula pode trazer para o processo de ensino aprendizagem, mesmo que a sua inserção no meio escolar, por vezes ainda seja vista como um universo de desafios. Assim, realizamos um estudo de caso com professores/cursistas de uma pós-graduação oferecida por uma instituição pública do estado da Paraíba, contando com a aplicação de um questionário versando sobre o tema proposto, buscando entender como o professor avalia esse uso. Baseados nos estudos de Lima e Moita (2011) que afirma que a tecnologia favorece a elaboração e à ampliação de conhecimentos que permitem procedimentos pedagógicos voltados à realidade, e Menezes (2009) que propõe que a escola e o professor não podem estar alheios a essas inovações, Moran (2013) afirma que tanto as escolas quanto os dispositivos móveis lidam com informação, dentre outros. Assim, após a realização da análise dos dados obtidos verificamos a concretização das hipóteses comprovando, assim, a relação entre o uso dos dispositivos móveis e o desenvolvimento de um processo de ensino aprendizagem mais dinâmico e real, auxiliando o trabalho do professor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS"
    "palavra_chave" => "DISPOSITIVOS MÓVEIS, ENSINO E APRENDIZAGEM, PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_01_14_25_idinscrito_434_82c51561ef2d25291df0fc4bbd18bd3b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JESSICA KELLY SOUSA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "JESSICA FERREIRA"
    "autor_email" => "jessikinhadp@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

O presente artigo visa analisar o auxílio que o uso dos dispositivos móveis em sala de aula pode trazer para o processo de ensino aprendizagem, mesmo que a sua inserção no meio escolar, por vezes ainda seja vista como um universo de desafios. Assim, realizamos um estudo de caso com professores/cursistas de uma pós-graduação oferecida por uma instituição pública do estado da Paraíba, contando com a aplicação de um questionário versando sobre o tema proposto, buscando entender como o professor avalia esse uso. Baseados nos estudos de Lima e Moita (2011) que afirma que a tecnologia favorece a elaboração e à ampliação de conhecimentos que permitem procedimentos pedagógicos voltados à realidade, e Menezes (2009) que propõe que a escola e o professor não podem estar alheios a essas inovações, Moran (2013) afirma que tanto as escolas quanto os dispositivos móveis lidam com informação, dentre outros. Assim, após a realização da análise dos dados obtidos verificamos a concretização das hipóteses comprovando, assim, a relação entre o uso dos dispositivos móveis e o desenvolvimento de um processo de ensino aprendizagem mais dinâmico e real, auxiliando o trabalho do professor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.