Este artigo tem como objetivo expor as experiências da oficina do Programa Institucional de Iniciação a docência do curso de história na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho – Guarabira - PB. Buscamos no mesmo mostrar as práticas que foram adotadas para poder desenvolver um projeto interdisciplinar tendo como tema: “Paraíba, prazer em conhecê-la” assim trabalhamos sobre o assunto com os alunos das turmas dos 9° anos. Nosso objetivo foi de observar a visão dos alunos sobre o tema, levando para eles a história da Paraíba, que muitos não conhecia a história do seu próprio estado. Trabalhamos a história da Paraíba de forma simples para que eles compreendessem bem e abordando o assunto de forma que sempre despertasse o interesse deles, onde eles em cada aula falava de algo que não sabia e que aprenderam de uma forma simples através das oficinas. Este trabalho fez com que desconstruíssemos o olhar que muitos alunos tinha sobre o estado de ser um estado inferior a outros, conseguimos mostrar com auxilio da história de onde vem esse discurso e por que ele é dito ainda, e sempre desmistificando alguns discursos que eles mesmo tem em relação a colonização. Nesse sentido, para tal pretensão, nos valemos de uma pesquisa bibliográfica, que nos proporcionou um apoio teórico, para a realização da oficina.