O OLHAR PSICOPEDAGÓGICO PARA OS ADOLESCENTES EM SUAS SINGULARIDADES NO PERÍODO PÓS PANDEMIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99301 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6130 "inscrito_id" => 20394 "titulo" => "O OLHAR PSICOPEDAGÓGICO PARA OS ADOLESCENTES EM SUAS SINGULARIDADES NO PERÍODO PÓS PANDEMIA" "resumo" => "No período pós pandemia percebe-se que os adolescentes retornaram aos espaços escolares com diversas dificuldades no aspecto sócio emocional que está totalmente ligada às aprendizagens cognitivas. Os professores estão frente a desafios que antes da pandemia faziam parte do desenvolvimento dos adolescentes, mas que no período pós pandemia eles apresentam alterações significativas em suas aprendizagens conceituais, procedimentais e atitudinais, por conta do confinamento social que viveram. O objetivo deste trabalho é apresentar estratégias de como os professores com um olhar psicopedagógico para os adolescentes podem auxiliar na construção do conhecimento levando em consideração a singularidade de cada estudante. Destacar quais fatores do período da pandemia podem ter contribuído para exacerbar os comportamentos dos adolescentes e o porquê se potencializam na escola. É importante considerar as singularidades de cada adolescente, pois cada um deles viveu uma história diferente de um momento marcado por tragédias familiares. Compreender e olhar como legítimos os sofrimentos e as crises do sujeito na adolescência. Refletir sobre quais as possibilidades a escola tem como espaço transformador para os adolescentes. Para contribuir com o processo de formação dos adolescentes é fundamental que os professores exercitem a escuta para garantir um processo de empatia com os adolescentes a fim de conquistarem a sua confiança para que os processos de construção de conhecimento possam transcorrer de um formato mais harmonioso." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID20394_TB6130_03102023214045.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA RAMOS" "autor_nome_curto" => "ANA RAMOS" "autor_email" => "apblramos@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99301 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6130 "inscrito_id" => 20394 "titulo" => "O OLHAR PSICOPEDAGÓGICO PARA OS ADOLESCENTES EM SUAS SINGULARIDADES NO PERÍODO PÓS PANDEMIA" "resumo" => "No período pós pandemia percebe-se que os adolescentes retornaram aos espaços escolares com diversas dificuldades no aspecto sócio emocional que está totalmente ligada às aprendizagens cognitivas. Os professores estão frente a desafios que antes da pandemia faziam parte do desenvolvimento dos adolescentes, mas que no período pós pandemia eles apresentam alterações significativas em suas aprendizagens conceituais, procedimentais e atitudinais, por conta do confinamento social que viveram. O objetivo deste trabalho é apresentar estratégias de como os professores com um olhar psicopedagógico para os adolescentes podem auxiliar na construção do conhecimento levando em consideração a singularidade de cada estudante. Destacar quais fatores do período da pandemia podem ter contribuído para exacerbar os comportamentos dos adolescentes e o porquê se potencializam na escola. É importante considerar as singularidades de cada adolescente, pois cada um deles viveu uma história diferente de um momento marcado por tragédias familiares. Compreender e olhar como legítimos os sofrimentos e as crises do sujeito na adolescência. Refletir sobre quais as possibilidades a escola tem como espaço transformador para os adolescentes. Para contribuir com o processo de formação dos adolescentes é fundamental que os professores exercitem a escuta para garantir um processo de empatia com os adolescentes a fim de conquistarem a sua confiança para que os processos de construção de conhecimento possam transcorrer de um formato mais harmonioso." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID20394_TB6130_03102023214045.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA RAMOS" "autor_nome_curto" => "ANA RAMOS" "autor_email" => "apblramos@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }