ALMEIDA, Emerson Nunes De et al.. Ensino remoto emergencial em tempos de covid-19. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/99346>. Acesso em: 22/11/2024 14:03
O Covid-19 espalhou-se rapidamente, trouxe grandes desafios para nossa sociedade, mas também aprendizados preciosos e gerou a inédita situação da população estudantil estar isolada em todo o mundo. Neste trabalho, procuramos evidenciar a excepcionalidade da situação que levou inúmeros países a desenvolver ações de educação remota emergencial e as implicações nos diferentes níveis educacionais. Sendo assim, a conexão com a educação não poderia ser esquecida, ela é um dos principais fatores para mudança de todo um sistema educacional que vem sempre buscando e necessitando de evolução. Nota-se assim, um fazer pedagógico estruturado de modo sequenciado que ganha complexidade à medida que os estudantes vão realizando as atividades e fazendo conexões entre seus conhecimentos prévios e os novos conhecimentos adquiridos. Diferente de um projeto, a sequência didática não requer um produto, mas isso não impede o docente de estabelecer uma opção tomada pelas professoras que desenvolveram e aplicaram a sequência didática mobilizou a feitura deste trabalho. O que a sequência didática se propõe é atingir um propósito de aprendizagem e que, essa seja significativa, possibilitando interações com diferentes interlocutores. Como é de se esperar, tem um papel importante dentro do escopo à distância no qual estamos vivendo. O ano de 2020 iniciou-se como um grande marco histórico que será lembrado e estudado ao longo das próximas décadas. Isso por- que observa-se a emergência de um novo vírus, surgido em território Chinês em fins de 2019, que possui alto grau de contaminação devido à velocidade com que se propaga e afeta as pessoas.