OS CAMINHOS DA DOCÊNCIA: AS VIVÊNCIAS DO PIBID NUMA ESCOLA-CAMPO DA REDE MUNICIPAL DE PARINTINS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99351 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6189 "inscrito_id" => 3222 "titulo" => "OS CAMINHOS DA DOCÊNCIA: AS VIVÊNCIAS DO PIBID NUMA ESCOLA-CAMPO DA REDE MUNICIPAL DE PARINTINS" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) busca aproximar os discentes do curso de graduação das escolas de Educação Básica para possibilitar a troca de experiências e práticas pedagógicas através do contato com profissionais Educação Básica. O subnúcleo do Curso de Pedagogia do ICSEZ tem como área de atuação a alfabetização e como campo, as escolas municipais e estaduais que atendem educação infantil e/ou anos iniciais do Ensino Fundamental. Assim, o presente trabalho tem como objetivo discorrer acerca das vivências, observações e relatos dos pibidianos do Curso de Pedagogia do ICSEZ/UFAM numa escola-campo da rede municipal de Parintins, apresentar a caracterização e os processos pedagógicos da escola-campo e analisar a contribuição do PIBID na formação dos discentes do Curso de Pedagogia/ICSEZ/UFAM. Na escola, os Pidianos são supervisionados por uma professora e cumprem uma carga horária semanal de 8h, nas turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O relato ancora-se numa abordagem qualitativa, por abordar contextos do cotidiano, vivências e fatos sociais, utilizou-se ainda de estudos da da Base Nacional Comum Curricular, do Referencial Curricular Amazonense e livros e artigos de Soares (2011). Como coleta de dados foi utilizado a observação que iniciou desde o período de ambientação, em novembro de 2022. Constatou-se que o PIBID possibilitou um leque de experiências para as acadêmicas do Curso de Pedagogia do ICSEZ/UFAM, sendo possível vivenciar os desafios, avanços, o fazer docente e a articulação teoria/prática. Quanto a estrutura física da escola, as salas de aula são pequenas, as mesas e cadeiras são projetadas para Educação Infantil, o que deixa alguns alunos desconfortáveis, as demais áreas, exceto, as salas de aulas e secretária são extremamente quentes e com pouca ventilação, tal condição tem um impacto na organização do trabalho pedagógico e nos processos de aprendizagem dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID3222_TB6189_04102023182223.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUCIMARA CARVALHO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JUCIMARA" "autor_email" => "jucimara34carvalho@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99351 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6189 "inscrito_id" => 3222 "titulo" => "OS CAMINHOS DA DOCÊNCIA: AS VIVÊNCIAS DO PIBID NUMA ESCOLA-CAMPO DA REDE MUNICIPAL DE PARINTINS" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) busca aproximar os discentes do curso de graduação das escolas de Educação Básica para possibilitar a troca de experiências e práticas pedagógicas através do contato com profissionais Educação Básica. O subnúcleo do Curso de Pedagogia do ICSEZ tem como área de atuação a alfabetização e como campo, as escolas municipais e estaduais que atendem educação infantil e/ou anos iniciais do Ensino Fundamental. Assim, o presente trabalho tem como objetivo discorrer acerca das vivências, observações e relatos dos pibidianos do Curso de Pedagogia do ICSEZ/UFAM numa escola-campo da rede municipal de Parintins, apresentar a caracterização e os processos pedagógicos da escola-campo e analisar a contribuição do PIBID na formação dos discentes do Curso de Pedagogia/ICSEZ/UFAM. Na escola, os Pidianos são supervisionados por uma professora e cumprem uma carga horária semanal de 8h, nas turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O relato ancora-se numa abordagem qualitativa, por abordar contextos do cotidiano, vivências e fatos sociais, utilizou-se ainda de estudos da da Base Nacional Comum Curricular, do Referencial Curricular Amazonense e livros e artigos de Soares (2011). Como coleta de dados foi utilizado a observação que iniciou desde o período de ambientação, em novembro de 2022. Constatou-se que o PIBID possibilitou um leque de experiências para as acadêmicas do Curso de Pedagogia do ICSEZ/UFAM, sendo possível vivenciar os desafios, avanços, o fazer docente e a articulação teoria/prática. Quanto a estrutura física da escola, as salas de aula são pequenas, as mesas e cadeiras são projetadas para Educação Infantil, o que deixa alguns alunos desconfortáveis, as demais áreas, exceto, as salas de aulas e secretária são extremamente quentes e com pouca ventilação, tal condição tem um impacto na organização do trabalho pedagógico e nos processos de aprendizagem dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID3222_TB6189_04102023182223.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUCIMARA CARVALHO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JUCIMARA" "autor_email" => "jucimara34carvalho@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }