PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NO PROGRAMA MULHERES MIL: ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA MULHERES JOVENS, ADULTAS E IDOSAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99388 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6234 "inscrito_id" => 20390 "titulo" => "PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NO PROGRAMA MULHERES MIL: ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA MULHERES JOVENS, ADULTAS E IDOSAS" "resumo" => "Na aprendizagem de adultos, as estratégias de ensino devem se conectar com o cotidiano e contextos dos sujeitos aprendentes. Ao focalizar nossa experiência, desde 2018, com a oferta do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) Artesã em Bordado à Mão, no âmbito do Programa Mulheres Mil, pelo IFRN – Campus Natal-Zona Norte, foi possível elaborar estratégias de ensino que contemplassem o ofício de bordar sem desconsiderar as realidades das mulheres e suas diversas vulnerabilidades. O curso está organizado em quatro módulos compostos por treze disciplinas teóricas e práticas, totalizando 214 horas. O objetivo deste trabalho é descrever as estratégias usadas para viabilizar a aprendizagem do bordado como técnica e como meio de emancipação para mulheres. Esta investigação está fundada em Freire (1996; 2001); Arroyo (2014; 2017); no Guia Metodológico do sistema de Acesso, Permanência e Êxito (BRASIL, 2012) e em Severino (2014). Os resultados deste estudo se apresentam na composição de um perfil das alunas participantes, o qual demonstra traços de ações emancipatórias revelados por meio do: aprender a bordar; permanecer bordando; agrupar-se para bordar; e representar-se no bordado. Desse modo, pode-se afirmar que as estratégias de ensino e aprendizagem desenvolvidas nessa qualificação profissional denotam ações de cunho afirmativo, inclusivo e de equidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID20390_TB6234_04102023234252.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRA CRISTINNE XAVIER DA CÂMARA" "autor_nome_curto" => "SANDRA CÂMARA" "autor_email" => "sandra.camara@ifrn.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99388 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6234 "inscrito_id" => 20390 "titulo" => "PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NO PROGRAMA MULHERES MIL: ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA MULHERES JOVENS, ADULTAS E IDOSAS" "resumo" => "Na aprendizagem de adultos, as estratégias de ensino devem se conectar com o cotidiano e contextos dos sujeitos aprendentes. Ao focalizar nossa experiência, desde 2018, com a oferta do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) Artesã em Bordado à Mão, no âmbito do Programa Mulheres Mil, pelo IFRN – Campus Natal-Zona Norte, foi possível elaborar estratégias de ensino que contemplassem o ofício de bordar sem desconsiderar as realidades das mulheres e suas diversas vulnerabilidades. O curso está organizado em quatro módulos compostos por treze disciplinas teóricas e práticas, totalizando 214 horas. O objetivo deste trabalho é descrever as estratégias usadas para viabilizar a aprendizagem do bordado como técnica e como meio de emancipação para mulheres. Esta investigação está fundada em Freire (1996; 2001); Arroyo (2014; 2017); no Guia Metodológico do sistema de Acesso, Permanência e Êxito (BRASIL, 2012) e em Severino (2014). Os resultados deste estudo se apresentam na composição de um perfil das alunas participantes, o qual demonstra traços de ações emancipatórias revelados por meio do: aprender a bordar; permanecer bordando; agrupar-se para bordar; e representar-se no bordado. Desse modo, pode-se afirmar que as estratégias de ensino e aprendizagem desenvolvidas nessa qualificação profissional denotam ações de cunho afirmativo, inclusivo e de equidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID20390_TB6234_04102023234252.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRA CRISTINNE XAVIER DA CÂMARA" "autor_nome_curto" => "SANDRA CÂMARA" "autor_email" => "sandra.camara@ifrn.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }