O presente estudo trata-se de um recorte do nosso Trabalho de Conclusão de Curso que buscou analisar como os estudantes do 2º ano do Ensino Médio dos Municípios de Alagoinha - PB, Mulungu -PB e Rio Tinto-PB, provenientes de escolas públicas, resolvem problemas matemáticos a partir de situações reais que envolvem as ideias essenciais da Análise Combinatória. A escolha desta temática se justifica de duas maneiras: verificar como estava ocorrendo o ensino da Análise Combinatória em algumas escolas públicas do estado da Paraíba, identificando as dificuldades encontradas pelos alunos; e por se tratar de um tópico desafiador e estimulante da Matemática, com alto potencial de contextualização do cotidiano do aluno. Foram eleitos como sujeitos da pesquisa, seis turmas do 2º ano do Ensino Médio distribuídas nos Municípios de Alagoinha – PB, Mulungu –PB e Rio Tinto – PB, na qual aplicamos um questionário composto por quatro problemas de Análise Combinatória. Com o questionário, percebemos que as turmas, na qual a pesquisa foi realizada, não tiveram acesso ao ensino da Análise Combinatória, ou seja, os professores, por alguma razão, não trabalhou este tópico matemático em sala de aula. Por outro lado, mesmo não tendo tido contato com os conceitos de Análise Combinatória, algumas resoluções apresentadas pelos alunos sinalizaram o potencial para o desenvolvimento do raciocínio combinatório.