RECONTOS DE TEXTOS: PRÁTICAS SOCIAIS E ARTÍSTICAS NO CONTEXTO ESCOLAR
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99418 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6269 "inscrito_id" => 19511 "titulo" => "RECONTOS DE TEXTOS: PRÁTICAS SOCIAIS E ARTÍSTICAS NO CONTEXTO ESCOLAR" "resumo" => "A contação de histórias assim como os recontos são práticas que permitem olhares diversos sobre os acontecimentos sociais. As práticas de escrita em recontos consideram mudanças e permanências cujo “gênero” enquadra os enunciados em categorias de textos que não pertencem a um só gênero uma vez que os gêneros estão sempre em relação com outros seja pela produção, ou ainda, pela recepção-interpretação. Assim, o reconto permite tanto a memória do gênero como a atualização do discurso. Segundo Adaim e Heidmann (2004), a genericidade textual é a ligação do texto com categorias genéricas abertas. Para os autores, as práticas discursivas realizadas pelos gêneros permitem observação de aspectos da constituição desses gêneros que vão considerar a autoria, editoração e leitura e recepção dos textos. Nessa direção, este trabalho apresenta o relato de oficina realizada com estudantes do 9°ano do ensino fundamental, entre 13 e 15 anos, da Escola Estadual São José no município de Carpina-PE. A proposta contemplou a realização de uma oficina que se intitulou Recontando a História de Chapeuzinho Vermelho. A oficina aconteceu em dois momentos, contemplando aula expositiva que tratou da linguagem do conto, agregando a prática do gênero dramático que relembrou a história de Chapeuzinho Vermelho. O reconto se intitulou "Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Mau Vegano" e, a partir de novo contexto, os estudantes recriaram a história e dramatizaram o texto. Em grupos, confeccionaram máscaras para os personagens para a apresentação artística. A reflexão do novo contexto dos personagens permitiu reconstruir a memória do gênero conto, ampliando o conhecimento e a sensibilidade tanto da obra quanto dos movimentos sociais atuais. Possibilitou, além do fazer, a construção do saber, estimulando a percepção dos movimentos do texto para adaptação ao gênero dramático." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID19511_TB6269_09122023210308.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALDENICE MARIA RODRIGUES DE LIMA OLIVEIRA LEÃO" "autor_nome_curto" => "VALDENICE" "autor_email" => "valdenyce_oliveira@yahoo." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99418 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6269 "inscrito_id" => 19511 "titulo" => "RECONTOS DE TEXTOS: PRÁTICAS SOCIAIS E ARTÍSTICAS NO CONTEXTO ESCOLAR" "resumo" => "A contação de histórias assim como os recontos são práticas que permitem olhares diversos sobre os acontecimentos sociais. As práticas de escrita em recontos consideram mudanças e permanências cujo “gênero” enquadra os enunciados em categorias de textos que não pertencem a um só gênero uma vez que os gêneros estão sempre em relação com outros seja pela produção, ou ainda, pela recepção-interpretação. Assim, o reconto permite tanto a memória do gênero como a atualização do discurso. Segundo Adaim e Heidmann (2004), a genericidade textual é a ligação do texto com categorias genéricas abertas. Para os autores, as práticas discursivas realizadas pelos gêneros permitem observação de aspectos da constituição desses gêneros que vão considerar a autoria, editoração e leitura e recepção dos textos. Nessa direção, este trabalho apresenta o relato de oficina realizada com estudantes do 9°ano do ensino fundamental, entre 13 e 15 anos, da Escola Estadual São José no município de Carpina-PE. A proposta contemplou a realização de uma oficina que se intitulou Recontando a História de Chapeuzinho Vermelho. A oficina aconteceu em dois momentos, contemplando aula expositiva que tratou da linguagem do conto, agregando a prática do gênero dramático que relembrou a história de Chapeuzinho Vermelho. O reconto se intitulou "Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Mau Vegano" e, a partir de novo contexto, os estudantes recriaram a história e dramatizaram o texto. Em grupos, confeccionaram máscaras para os personagens para a apresentação artística. A reflexão do novo contexto dos personagens permitiu reconstruir a memória do gênero conto, ampliando o conhecimento e a sensibilidade tanto da obra quanto dos movimentos sociais atuais. Possibilitou, além do fazer, a construção do saber, estimulando a percepção dos movimentos do texto para adaptação ao gênero dramático." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID19511_TB6269_09122023210308.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALDENICE MARIA RODRIGUES DE LIMA OLIVEIRA LEÃO" "autor_nome_curto" => "VALDENICE" "autor_email" => "valdenyce_oliveira@yahoo." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }