Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

QUIZ DA TABELA PERIÓDICA: UM APLICATIVO PARA AUXILIAR OS ESTUDANTES NA APRENDIZAGEM DOS ELEMENTOS QUÍMICOS

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, TIC’S, TABELA PERIÓDICA Pôster (PO) Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9943
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 661
    "inscrito_id" => 5
    "titulo" => "QUIZ DA TABELA PERIÓDICA: UM APLICATIVO PARA AUXILIAR OS ESTUDANTES NA APRENDIZAGEM DOS ELEMENTOS QUÍMICOS"
    "resumo" => "As novas tecnologias têm fornecido instrumentos imprescindíveis para formação científica do Ensino de Química permitindo a socialização de experiências e a aprendizagem através dos recursos tecnológicos. Os impactos provocados pela rápida evolução das TIC’s, vem provocando profundas transformações no Ensino de Química e estão apoiadas através de um conjunto diversificado de recursos que contribuem no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, um aplicativo como recurso tecnológico lúdico para fins didáticos, poderá contribuir para agregar fatores como: diversão, prazer, habilidades e conhecimentos. (LIMA e MOITA, 2011). É necessário considerar as possibilidades de utilização e de direcionamentos que esse recurso pode oferecer ao ser inserido na Química, já que pode se configurar como um recurso eficaz, que possibilitará uma melhor aprendizagem e motivação dos alunos, constituindo-se como um recurso auxiliar para a aprendizagem do conteúdo de tabela periódica. Pensando nestas questões, o presente estudo tem como objetivo apresentar uma proposta didática para ensinar o conteúdo de tabela periódica a partir do uso do aplicativo ‘ Quiz da Tabela Periódica’ com o objetivo de auxiliar e melhorar o processo de ensino com alunos do 1° ano do Ensino Médio de uma escola pública do estado da Paraíba. Esta proposta está sendo executada através das ações do PIBID-Química-UEPB. Em um primeiro instante foi discutido o assunto a partir dos seguintes tópicos: Evolução histórica da classificação dos elementos, A tabela periódica atual, Propriedades químicas e físicas dos grupos da tabela periódica, Propriedades periódicas e aperiódicas.  Em seguida para auxiliar o processo de construção do conhecimento, será solicitado aos estudantes que baixem em seus celulares o aplicativo Quiz Tabela. Esse aplicativo tem como objetivo reforçar os conceitos de símbolos, nomenclatura dos elementos químicos, número atômico, família e período através de perguntas e respostas. As atividades estão sendo realizadas com 47 alunos de uma escola pública do Município de Campina Grande-PB. Espera-se que a inserção das tecnologias ao processo de ensino e aprendizagem, mediante a utilização do aplicativo em estudo com abordagem didática, favoreça a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos via inserção digital."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, TIC’S, TABELA PERIÓDICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_15_55_36_idinscrito_5_08e8ba2313eb605cd6a45b9ef585139f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSE DJHONATTAS FIRMINO DE VASCONCELOS LIMA"
    "autor_nome_curto" => "DJHONATTAS"
    "autor_email" => "djhonattasvasconcelos@gma"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9943
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 661
    "inscrito_id" => 5
    "titulo" => "QUIZ DA TABELA PERIÓDICA: UM APLICATIVO PARA AUXILIAR OS ESTUDANTES NA APRENDIZAGEM DOS ELEMENTOS QUÍMICOS"
    "resumo" => "As novas tecnologias têm fornecido instrumentos imprescindíveis para formação científica do Ensino de Química permitindo a socialização de experiências e a aprendizagem através dos recursos tecnológicos. Os impactos provocados pela rápida evolução das TIC’s, vem provocando profundas transformações no Ensino de Química e estão apoiadas através de um conjunto diversificado de recursos que contribuem no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, um aplicativo como recurso tecnológico lúdico para fins didáticos, poderá contribuir para agregar fatores como: diversão, prazer, habilidades e conhecimentos. (LIMA e MOITA, 2011). É necessário considerar as possibilidades de utilização e de direcionamentos que esse recurso pode oferecer ao ser inserido na Química, já que pode se configurar como um recurso eficaz, que possibilitará uma melhor aprendizagem e motivação dos alunos, constituindo-se como um recurso auxiliar para a aprendizagem do conteúdo de tabela periódica. Pensando nestas questões, o presente estudo tem como objetivo apresentar uma proposta didática para ensinar o conteúdo de tabela periódica a partir do uso do aplicativo ‘ Quiz da Tabela Periódica’ com o objetivo de auxiliar e melhorar o processo de ensino com alunos do 1° ano do Ensino Médio de uma escola pública do estado da Paraíba. Esta proposta está sendo executada através das ações do PIBID-Química-UEPB. Em um primeiro instante foi discutido o assunto a partir dos seguintes tópicos: Evolução histórica da classificação dos elementos, A tabela periódica atual, Propriedades químicas e físicas dos grupos da tabela periódica, Propriedades periódicas e aperiódicas.  Em seguida para auxiliar o processo de construção do conhecimento, será solicitado aos estudantes que baixem em seus celulares o aplicativo Quiz Tabela. Esse aplicativo tem como objetivo reforçar os conceitos de símbolos, nomenclatura dos elementos químicos, número atômico, família e período através de perguntas e respostas. As atividades estão sendo realizadas com 47 alunos de uma escola pública do Município de Campina Grande-PB. Espera-se que a inserção das tecnologias ao processo de ensino e aprendizagem, mediante a utilização do aplicativo em estudo com abordagem didática, favoreça a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos via inserção digital."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, TIC’S, TABELA PERIÓDICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_15_55_36_idinscrito_5_08e8ba2313eb605cd6a45b9ef585139f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSE DJHONATTAS FIRMINO DE VASCONCELOS LIMA"
    "autor_nome_curto" => "DJHONATTAS"
    "autor_email" => "djhonattasvasconcelos@gma"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

As novas tecnologias têm fornecido instrumentos imprescindíveis para formação científica do Ensino de Química permitindo a socialização de experiências e a aprendizagem através dos recursos tecnológicos. Os impactos provocados pela rápida evolução das TIC’s, vem provocando profundas transformações no Ensino de Química e estão apoiadas através de um conjunto diversificado de recursos que contribuem no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, um aplicativo como recurso tecnológico lúdico para fins didáticos, poderá contribuir para agregar fatores como: diversão, prazer, habilidades e conhecimentos. (LIMA e MOITA, 2011). É necessário considerar as possibilidades de utilização e de direcionamentos que esse recurso pode oferecer ao ser inserido na Química, já que pode se configurar como um recurso eficaz, que possibilitará uma melhor aprendizagem e motivação dos alunos, constituindo-se como um recurso auxiliar para a aprendizagem do conteúdo de tabela periódica. Pensando nestas questões, o presente estudo tem como objetivo apresentar uma proposta didática para ensinar o conteúdo de tabela periódica a partir do uso do aplicativo ‘ Quiz da Tabela Periódica’ com o objetivo de auxiliar e melhorar o processo de ensino com alunos do 1° ano do Ensino Médio de uma escola pública do estado da Paraíba. Esta proposta está sendo executada através das ações do PIBID-Química-UEPB. Em um primeiro instante foi discutido o assunto a partir dos seguintes tópicos: Evolução histórica da classificação dos elementos, A tabela periódica atual, Propriedades químicas e físicas dos grupos da tabela periódica, Propriedades periódicas e aperiódicas. Em seguida para auxiliar o processo de construção do conhecimento, será solicitado aos estudantes que baixem em seus celulares o aplicativo Quiz Tabela. Esse aplicativo tem como objetivo reforçar os conceitos de símbolos, nomenclatura dos elementos químicos, número atômico, família e período através de perguntas e respostas. As atividades estão sendo realizadas com 47 alunos de uma escola pública do Município de Campina Grande-PB. Espera-se que a inserção das tecnologias ao processo de ensino e aprendizagem, mediante a utilização do aplicativo em estudo com abordagem didática, favoreça a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos via inserção digital.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.