DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS E CARTILHAS INTERDISCIPLINARES PARA PROMOVER A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE ENERGIAS RENOVÁVEIS NO CONTEXTO ESCOLAR: UM CAMINHO PARA A SUSTENTABILIDADE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99431 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6288 "inscrito_id" => 19780 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS E CARTILHAS INTERDISCIPLINARES PARA PROMOVER A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE ENERGIAS RENOVÁVEIS NO CONTEXTO ESCOLAR: UM CAMINHO PARA A SUSTENTABILIDADE" "resumo" => "Nas últimas décadas houve um significativo avanço nas formas alternativas de obtenção de energia a partir de recursos naturais e fatores abióticos para superar os problemas associados aos combustíveis fósseis. Os avanços tecnológicos e comerciais têm impulsionado o desenvolvimento de novas soluções energéticas sustentáveis. Contudo, é fundamental levar essa visão ampliada sobre as energias renováveis e os malefícios do uso excessivo de recursos limitados e prejudiciais às escolas e à comunidade escolar. Assim, o presente estudo teve por objetivo avaliar custos, benefícios e investigar a funcionalidade das matrizes energéticas e as intervenções sobre a problemática, com os discentes do Ensino Médio da EREM Governador Barbosa Lima, Recife-PE. A temática foi discutida com os estudantes por meio de rodas de diálogo, mediações de práticas educativas e atividades que os ajudem a compreender a importância da transição para fontes de energia mais sustentáveis e os impactos negativos causados pelas energias não renováveis. A execução de práticas educativas e a elaboração de cartilhas com uma abordagem lúdica e interativa para despertar o interesse e o engajamento dos alunos para explicar os conceitos básicos de cada fonte de energia, seus benefícios e impactos ambientais. Além de incentivar os alunos a debaterem sobre as implicações sociais, econômicas e ambientais do uso de diferentes fontes de energia durante a Semana do Meio Ambiente. Foram ótimas estratégias para envolver os estudantes e promover uma maior conscientização sobre a importância das energias renováveis e dos desafios das energias não renováveis nesse evento socioambiental. Nesse contexto, ficou evidente a importância dessas intervenções para a formação de cidadãos conscientes e capacitados para enfrentar os desafios energéticos do futuro e contribuir para um mundo mais sustentável." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID19780_TB6288_12112023190125.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LAURA SOARES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "maria.2020131270@unicap.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99431 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6288 "inscrito_id" => 19780 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS E CARTILHAS INTERDISCIPLINARES PARA PROMOVER A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE ENERGIAS RENOVÁVEIS NO CONTEXTO ESCOLAR: UM CAMINHO PARA A SUSTENTABILIDADE" "resumo" => "Nas últimas décadas houve um significativo avanço nas formas alternativas de obtenção de energia a partir de recursos naturais e fatores abióticos para superar os problemas associados aos combustíveis fósseis. Os avanços tecnológicos e comerciais têm impulsionado o desenvolvimento de novas soluções energéticas sustentáveis. Contudo, é fundamental levar essa visão ampliada sobre as energias renováveis e os malefícios do uso excessivo de recursos limitados e prejudiciais às escolas e à comunidade escolar. Assim, o presente estudo teve por objetivo avaliar custos, benefícios e investigar a funcionalidade das matrizes energéticas e as intervenções sobre a problemática, com os discentes do Ensino Médio da EREM Governador Barbosa Lima, Recife-PE. A temática foi discutida com os estudantes por meio de rodas de diálogo, mediações de práticas educativas e atividades que os ajudem a compreender a importância da transição para fontes de energia mais sustentáveis e os impactos negativos causados pelas energias não renováveis. A execução de práticas educativas e a elaboração de cartilhas com uma abordagem lúdica e interativa para despertar o interesse e o engajamento dos alunos para explicar os conceitos básicos de cada fonte de energia, seus benefícios e impactos ambientais. Além de incentivar os alunos a debaterem sobre as implicações sociais, econômicas e ambientais do uso de diferentes fontes de energia durante a Semana do Meio Ambiente. Foram ótimas estratégias para envolver os estudantes e promover uma maior conscientização sobre a importância das energias renováveis e dos desafios das energias não renováveis nesse evento socioambiental. Nesse contexto, ficou evidente a importância dessas intervenções para a formação de cidadãos conscientes e capacitados para enfrentar os desafios energéticos do futuro e contribuir para um mundo mais sustentável." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID19780_TB6288_12112023190125.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LAURA SOARES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "maria.2020131270@unicap.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }