EM CINE INCLUSÃO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99451 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6315 "inscrito_id" => 12888 "titulo" => "EM CINE INCLUSÃO" "resumo" => "Este trabalho trata-se de um relato de experiência sobre o Projeto “Em Cine Inclusão” executado pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas – NAPNE, do Instituto Federal do Piauí (IFPI), campus Pedro II, e teve como objetivo promover o diálogo coletivo, colaborativo e participativo sobre temas relevantes para a Educação Inclusiva, por meio da exibição de filmes nacionais e internacionais, além de motivar discussões de temas relevantes na formação de professores. O projeto utilizou aspectos básicos da metodologia sala de aula invertida e foram realizadas as seguintes atividades: 1. Planejamento e escolha dos filmes a serem exibidos na primeira etapa do projeto; 2. Inscrições no projeto; 3. Divulgação das sessões para a comunidade acadêmica e externa através das redes sociais; 4. Exibição dos filmes nacionais e internacionais (curta ou longa duração); 5. Estudos individuais relacionados a temática principal abordada nos filmes; 6. Socialização das descobertas com publicação na ferramenta Padlet; 7. Debate colaborativo. Devido à pandemia, todos os encontros ocorreram de forma on-line, utilizando a ferramenta Google Meet. Na primeira etapa, realizada de setembro a dezembro de 2021, foram exibidos os filmes: “Crisálida”, “Como estrelas no céu” e “Minha querida Anne Frank”. No padlet os participantes interagiram e socializaram com comentários e ilustrações sobre o filme, sugestões de artigos, resumos, fotos, dentre outras informações pertinentes ao tema em discussão. Os debates contaram com a participação/contribuição de pesquisadores na área, dos produtores de um dos filmes, discentes, docentes, membros do NAPNE e demais interessados em aprofundar os conhecimentos relacionados à Educação Inclusiva. Desta forma, mostrou-se que a exibição de filmes e/ou documentários é uma estratégia de estudo que contribui significativamente para o processo de ensino e aprendizagem, promovendo maior engajamento, participação, interação, autonomia e aprendizagem ativa dos discentes, favorecendo ainda, o desenvolvimento da criatividade, criticidade, colaboração e empatia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID12888_TB6315_04102023223459.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ETHIAMARA DA SILVA SOUSA VÊNUS" "autor_nome_curto" => "ETHIAMARA" "autor_email" => "ethiamara@ifpi.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99451 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6315 "inscrito_id" => 12888 "titulo" => "EM CINE INCLUSÃO" "resumo" => "Este trabalho trata-se de um relato de experiência sobre o Projeto “Em Cine Inclusão” executado pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas – NAPNE, do Instituto Federal do Piauí (IFPI), campus Pedro II, e teve como objetivo promover o diálogo coletivo, colaborativo e participativo sobre temas relevantes para a Educação Inclusiva, por meio da exibição de filmes nacionais e internacionais, além de motivar discussões de temas relevantes na formação de professores. O projeto utilizou aspectos básicos da metodologia sala de aula invertida e foram realizadas as seguintes atividades: 1. Planejamento e escolha dos filmes a serem exibidos na primeira etapa do projeto; 2. Inscrições no projeto; 3. Divulgação das sessões para a comunidade acadêmica e externa através das redes sociais; 4. Exibição dos filmes nacionais e internacionais (curta ou longa duração); 5. Estudos individuais relacionados a temática principal abordada nos filmes; 6. Socialização das descobertas com publicação na ferramenta Padlet; 7. Debate colaborativo. Devido à pandemia, todos os encontros ocorreram de forma on-line, utilizando a ferramenta Google Meet. Na primeira etapa, realizada de setembro a dezembro de 2021, foram exibidos os filmes: “Crisálida”, “Como estrelas no céu” e “Minha querida Anne Frank”. No padlet os participantes interagiram e socializaram com comentários e ilustrações sobre o filme, sugestões de artigos, resumos, fotos, dentre outras informações pertinentes ao tema em discussão. Os debates contaram com a participação/contribuição de pesquisadores na área, dos produtores de um dos filmes, discentes, docentes, membros do NAPNE e demais interessados em aprofundar os conhecimentos relacionados à Educação Inclusiva. Desta forma, mostrou-se que a exibição de filmes e/ou documentários é uma estratégia de estudo que contribui significativamente para o processo de ensino e aprendizagem, promovendo maior engajamento, participação, interação, autonomia e aprendizagem ativa dos discentes, favorecendo ainda, o desenvolvimento da criatividade, criticidade, colaboração e empatia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID12888_TB6315_04102023223459.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ETHIAMARA DA SILVA SOUSA VÊNUS" "autor_nome_curto" => "ETHIAMARA" "autor_email" => "ethiamara@ifpi.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }