O exercício da docência pressupõe a interação e o desenvolvimento de relações saudáveis que favoreçam a aprendizagem, enfrentando as dificuldades que afetam a comunicação dos estudantes como a existência de subgrupos rígidos, insegurança com relação ao grau de sociabilidade ou ao que lhe será exigido pelo grupo, temor de não ser aceito, sentimentos de inferioridade, atitudes de deboche ou piadas. Apresentamos a Sociometria como uma ferramenta de observação e análise da interação entre as pessoas de uma turma fornecendo a posição que cada indivíduo ocupa, como as lideranças existentes, conflitos e as pessoas isoladas ou rejeitadas. O objetivo deste trabalho é analisar a funcionalidade da sociometria para o professor identificar as interações em sala de aula. O teste foi aplicado por estudantes de Licenciatura em Educação Física do IFPB-Campus Sousa, da disciplina de Fundamentos Psicológicos da Educação Física, em 16 estudantes do Ensino Fundamental II de uma escola pública do município de Sousa, Paraíba. A sociometria identificou uma divisão da sala por gênero, com 5 estudantes excluídos e 4 lideranças, sendo necessário a intervenção docente para favorecer a convivência por meio de atividades e dinâmicas, com integração entre os gêneros, diminuição de pessoas isoladas, com apoio das lideranças identificadas. Pela experiência vivenciada, a técnica da Sociometria se apresenta como uma ferramenta útil para docentes em formação inicial, sendo capaz de mediar os vínculos interpessoais e possibilitar os meios, pelos quais os educadores possam identificar tais relações e ao detectar alguma vulnerabilidade, aplicar estratégias pensadas pelos professores, corroborando para o fortalecimento dos alunos e amenizando os presentes conflitos. Na aplicação do teste, o docente deve manejar a ansiedade dos estudantes, pelo medo de ser mais um teste avaliativo ou receio de reconhecerem a sua posição no grupo.