Refletir sobre a prática docente é algo bastante comum nos cursos de formação de professores, mas discutir e conhecer de perto aproximando mais a universidade da escola, esta realidade traz novas possibilidades de crescimento no âmbito da educação básica. E diante do cenário atual pós-pandemia os desafios enfrentados pelos professores da área de Ciências, ficaram mais evidentes, como a falta de estrutura física das escolas para atuação de sua prática docente e de recursos tecnológicos de apoio aos professores, além de outros aspectos pedagógicos. Assim o presente trabalho teve como objetivo conhecer as perspectivas e dificuldades enfrentadas pelos professores da área de Ciências no município de Quixadá-CE, utilizando-se de um método de abordagem qualitativo. A metodologia foi aplicada através da formação de grupos de estudos críticos/reflexivos, sobre a prática docente aplicada no município. Participaram da pesquisa professores de cinco escolas do município, em dois momentos no processo de escolha sobre os principais assuntos a serem discutidos de acordo com suas necessidade e anseios, e no processo de discussão nos grupos de estudos de aprofundamento sobre questões vivenciadas na sua prática pedagógica, principalmente aspectos relevantes ao período pós-pandemia. A pesquisa possibilitou a colaboração de todos os participantes através de ações com apresentação de seminários, palestras e encontros, envolvendo questões teóricas e práticas sobre as atividades docentes exercidas em cada escola, discutindo nos grupos sobre os anseios, dificuldades e possibilidades. As questões levantadas durante as discussões nos grupos auxiliarão na transformação do modelo atual de formação de professores aplicados na universidade, para que nossos futuros docentes estejam mais bem preparados para a realidade da sala de aula.