DIÁRIO DE VIDA: ATIVIDADE PRÁTICA DA DISCIPLINA PROJETO DE VIDA PARA O NOVO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL CORONEL CÂNDIDO MARIANO – CMPM-V, MANAUS-AM.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99507 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6385 "inscrito_id" => 171 "titulo" => "DIÁRIO DE VIDA: ATIVIDADE PRÁTICA DA DISCIPLINA PROJETO DE VIDA PARA O NOVO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL CORONEL CÂNDIDO MARIANO – CMPM-V, MANAUS-AM." "resumo" => "A partir de 2022 ocorreu a implementação efetiva da unidade curricular comum (UCC) Projeto de Vida, fazendo parte da Reforma do Ensino Médio, induzida pela Lei n° 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, que altera a Lei n° 9.394/1996 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) que incorporou novos arranjos curriculares ao Ensino Médio de todo país. Esta unidade curricular trás desafios na sua aplicação, visto que valoriza a identidade do indivíduo adolescente, bem como suas vivências e saberes. Considera-se, portanto, essa UCC como um componente a ser utilizado pelos estudantes para subsidiar suas escolhas, favorecendo o comprometimento no seu processo de aprendizagem e trazendo significado aos seus estudos. O presente trabalho propõe-se analisar a temática Projeto de Vida como componente curricular obrigatório da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Novo Ensino Médio (NEM), a partir do desenvolvimento de uma atividade prática construída pelos alunos e intitulada Diário de Vida, objetivando o autoconhecimento e a organização dos estudos. Para o desenvolvimento desta atividade as professoras/autoras solicitaram aos alunos a aquisição de um caderno, a ser utilizado exclusivamente para esta UCC. Este caderno foi se transformando em um Diário de Vida ao longo do semestre, iniciando com a personalização da capa e contracapa, a fim de deixá-lo a cara do(a) seu(sua) dono(a), para que o pertencimento a esta unidade curricular fosse iniciado. Atividades que visavam o autoconhecimento e uma melhor organização dos estudos foram aplicadas durantes as aulas presenciais, visto que, na escola esta UCC possui dois tempos de aula semanais, um presencial e outro virtual. As autoras destacam o comprometimento dos alunos em realizar as atividades propostas e uma maior sensibilização quanto a rotina de estudos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID171_TB6385_12102023103305.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANY DE MOURA APOLINÁRIO E SILVA" "autor_nome_curto" => "Cristiany de Mo" "autor_email" => "cristianysilva@yahoo.com." "autor_ies" => "SEDUC AM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99507 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6385 "inscrito_id" => 171 "titulo" => "DIÁRIO DE VIDA: ATIVIDADE PRÁTICA DA DISCIPLINA PROJETO DE VIDA PARA O NOVO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL CORONEL CÂNDIDO MARIANO – CMPM-V, MANAUS-AM." "resumo" => "A partir de 2022 ocorreu a implementação efetiva da unidade curricular comum (UCC) Projeto de Vida, fazendo parte da Reforma do Ensino Médio, induzida pela Lei n° 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, que altera a Lei n° 9.394/1996 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) que incorporou novos arranjos curriculares ao Ensino Médio de todo país. Esta unidade curricular trás desafios na sua aplicação, visto que valoriza a identidade do indivíduo adolescente, bem como suas vivências e saberes. Considera-se, portanto, essa UCC como um componente a ser utilizado pelos estudantes para subsidiar suas escolhas, favorecendo o comprometimento no seu processo de aprendizagem e trazendo significado aos seus estudos. O presente trabalho propõe-se analisar a temática Projeto de Vida como componente curricular obrigatório da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Novo Ensino Médio (NEM), a partir do desenvolvimento de uma atividade prática construída pelos alunos e intitulada Diário de Vida, objetivando o autoconhecimento e a organização dos estudos. Para o desenvolvimento desta atividade as professoras/autoras solicitaram aos alunos a aquisição de um caderno, a ser utilizado exclusivamente para esta UCC. Este caderno foi se transformando em um Diário de Vida ao longo do semestre, iniciando com a personalização da capa e contracapa, a fim de deixá-lo a cara do(a) seu(sua) dono(a), para que o pertencimento a esta unidade curricular fosse iniciado. Atividades que visavam o autoconhecimento e uma melhor organização dos estudos foram aplicadas durantes as aulas presenciais, visto que, na escola esta UCC possui dois tempos de aula semanais, um presencial e outro virtual. As autoras destacam o comprometimento dos alunos em realizar as atividades propostas e uma maior sensibilização quanto a rotina de estudos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID171_TB6385_12102023103305.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANY DE MOURA APOLINÁRIO E SILVA" "autor_nome_curto" => "Cristiany de Mo" "autor_email" => "cristianysilva@yahoo.com." "autor_ies" => "SEDUC AM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }