JUSTICEIROS E ERRANTE: AS REPRESENTAÇÕES DUALÍSTICAS DO CANGAÇO PRESENTES NO IMAGINÁRIO SOCIAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99511 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6392 "inscrito_id" => 12613 "titulo" => "JUSTICEIROS E ERRANTE: AS REPRESENTAÇÕES DUALÍSTICAS DO CANGAÇO PRESENTES NO IMAGINÁRIO SOCIAL" "resumo" => "O cangaço foi um movimento social, ocorrido entre o século XIX e XX, formado por uma parcela populacional inserida na região do Nordeste insatisfeita com as políticas públicas que atingissem a esses indivíduos subalternizados. Partindo desse pressuposto, intencionamos apresentar discussões sobre este contexto e o movimento social, a partir de leitura da historiografia regional e as maneiras como a mesma salientou o cangaço. Ainda assim, articular tais discussões as análises em torno de duas obras de histórias em quadrinhos, "Lampião… era o cavalo do tempo atrás da besta da vida" de Klévisson Viana e “Lampião” de Carlo Eduardo e Heitor Amatsu, observando como estes autores apresentam e representam o cangaço e os símbolos construídos em torno destes em suas produções. Consideramos, as histórias em quadrinhos uma rica linguagem no sentido de propiciar os processos de ensino e aprendizagem. Como aporte teórico utilizamos algumas referências, sendo elas: José de Assunção Barros (2020), Caroline Lima (2010), Marcos Clemente (2013), Chartier (2002), Bronislaw Baczko (1985) e Durval Muniz (1999). Como metodologia, adotamos pesquisa historiográfica e qualitativa, visto que, será analisada a obra literária dialogando com as consequências da perpetuação dos símbolos do cangaço para a construção do imaginário social. No que se direciona os resultados principais, percebe-se que as produções literárias, assim como outros meios midiáticos, contribuem para a construção do imaginário social. Além disso, é perceptível a intenção do criador com suas ideologias nas obras, favorecendo para a existência das dicotomias nas representações do cangaço: o bem e o mal." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID12613_TB6392_20062023194250.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MELISSA BARBOZA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "MELISSA" "autor_email" => "mbmelissabarboza@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99511 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6392 "inscrito_id" => 12613 "titulo" => "JUSTICEIROS E ERRANTE: AS REPRESENTAÇÕES DUALÍSTICAS DO CANGAÇO PRESENTES NO IMAGINÁRIO SOCIAL" "resumo" => "O cangaço foi um movimento social, ocorrido entre o século XIX e XX, formado por uma parcela populacional inserida na região do Nordeste insatisfeita com as políticas públicas que atingissem a esses indivíduos subalternizados. Partindo desse pressuposto, intencionamos apresentar discussões sobre este contexto e o movimento social, a partir de leitura da historiografia regional e as maneiras como a mesma salientou o cangaço. Ainda assim, articular tais discussões as análises em torno de duas obras de histórias em quadrinhos, "Lampião… era o cavalo do tempo atrás da besta da vida" de Klévisson Viana e “Lampião” de Carlo Eduardo e Heitor Amatsu, observando como estes autores apresentam e representam o cangaço e os símbolos construídos em torno destes em suas produções. Consideramos, as histórias em quadrinhos uma rica linguagem no sentido de propiciar os processos de ensino e aprendizagem. Como aporte teórico utilizamos algumas referências, sendo elas: José de Assunção Barros (2020), Caroline Lima (2010), Marcos Clemente (2013), Chartier (2002), Bronislaw Baczko (1985) e Durval Muniz (1999). Como metodologia, adotamos pesquisa historiográfica e qualitativa, visto que, será analisada a obra literária dialogando com as consequências da perpetuação dos símbolos do cangaço para a construção do imaginário social. No que se direciona os resultados principais, percebe-se que as produções literárias, assim como outros meios midiáticos, contribuem para a construção do imaginário social. Além disso, é perceptível a intenção do criador com suas ideologias nas obras, favorecendo para a existência das dicotomias nas representações do cangaço: o bem e o mal." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID12613_TB6392_20062023194250.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MELISSA BARBOZA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "MELISSA" "autor_email" => "mbmelissabarboza@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }