PRESSUPOSTOS FREIREANOS E MONTESSORIANOS: ARTICULAÇÕES PARA UMA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99565 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6468 "inscrito_id" => 13921 "titulo" => "PRESSUPOSTOS FREIREANOS E MONTESSORIANOS: ARTICULAÇÕES PARA UMA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA." "resumo" => "Em 1870 nascia, na Itália, Maria Montessori. Médica e Pedagoga, Montessori apresenta o método montessoriano que, por sua vez, busca alfabetizar a partir de jogos, objetos concretos e estímulos sensoriais. Em 1921 nascia, no Brasil, Paulo Freire. Educador e filósofo, o nordestino apresenta o método Paulo Freire para alfabetizar, em pouco tempo, adultos trabalhadores e pobres a partir da realidade que eles estavam inseridos. Anos de diferença, países distintos, mas, ideais e pressupostos que conversam e, justamente por isso, cabe pensar na pergunta balizadora deste trabalho: a utilização de objetos sensoriais e concretos, que fazem parte da realidade dos estudantes, auxilia na alfabetização científica dos indivíduos com necessidades educacionais específicas? A partir deste questionamento cabe salientar que o objetivo geral do trabalho é apresentar alguns dos pressupostos de Maria Montessori e Paulo Freire acerca da alfabetização e discutir como tais ideias podem ser comparadas com a construção de uma Alfabetização Científica, em uma perspectiva inclusiva. A fim de alcançar o objetivo geral, definem-se como objetivos específicos: apresentar o conceito de alfabetização de acordo com as ideias de Paulo Freire e Maria Montessori, apresentar o conceito de alfabetização científica e relacionar estes dois conceitos à luz da Educação Inclusiva. Por fim, entende-se que a utilização de objetos concretos e estímulos sensoriais auxiliam na construção da Alfabetização Científica das pessoas com necessidades educacionais específicas, de tal forma que os estudantes são estimulados à autonomia, ao trabalho em pares e o professor, ao contrário dos ambientes tradicionais de ensino, atuando com o estudante, dialogicamente, horizontalmente, respeitando as individualidades e potencialidades dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13921_TB6468_21082023235129.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL GOMES COELHO DA ROCHA" "autor_nome_curto" => "Rafael Gomes Co" "autor_email" => "rafaelgcr@id.uff.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (FIOCRUZ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99565 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6468 "inscrito_id" => 13921 "titulo" => "PRESSUPOSTOS FREIREANOS E MONTESSORIANOS: ARTICULAÇÕES PARA UMA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA." "resumo" => "Em 1870 nascia, na Itália, Maria Montessori. Médica e Pedagoga, Montessori apresenta o método montessoriano que, por sua vez, busca alfabetizar a partir de jogos, objetos concretos e estímulos sensoriais. Em 1921 nascia, no Brasil, Paulo Freire. Educador e filósofo, o nordestino apresenta o método Paulo Freire para alfabetizar, em pouco tempo, adultos trabalhadores e pobres a partir da realidade que eles estavam inseridos. Anos de diferença, países distintos, mas, ideais e pressupostos que conversam e, justamente por isso, cabe pensar na pergunta balizadora deste trabalho: a utilização de objetos sensoriais e concretos, que fazem parte da realidade dos estudantes, auxilia na alfabetização científica dos indivíduos com necessidades educacionais específicas? A partir deste questionamento cabe salientar que o objetivo geral do trabalho é apresentar alguns dos pressupostos de Maria Montessori e Paulo Freire acerca da alfabetização e discutir como tais ideias podem ser comparadas com a construção de uma Alfabetização Científica, em uma perspectiva inclusiva. A fim de alcançar o objetivo geral, definem-se como objetivos específicos: apresentar o conceito de alfabetização de acordo com as ideias de Paulo Freire e Maria Montessori, apresentar o conceito de alfabetização científica e relacionar estes dois conceitos à luz da Educação Inclusiva. Por fim, entende-se que a utilização de objetos concretos e estímulos sensoriais auxiliam na construção da Alfabetização Científica das pessoas com necessidades educacionais específicas, de tal forma que os estudantes são estimulados à autonomia, ao trabalho em pares e o professor, ao contrário dos ambientes tradicionais de ensino, atuando com o estudante, dialogicamente, horizontalmente, respeitando as individualidades e potencialidades dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13921_TB6468_21082023235129.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL GOMES COELHO DA ROCHA" "autor_nome_curto" => "Rafael Gomes Co" "autor_email" => "rafaelgcr@id.uff.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (FIOCRUZ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }