Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE ÂNGULO: UMA INTERVENÇÃO DA EQUIPE DO PIBIB-UEPB JUNTO À ESCOLA ESTADUAL PE. EMÍDIO VIANA CORREIA.

Palavra-chaves: GEOMETRIA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ÂNGULOS Comunicação Oral (CO) Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9963
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 691
    "inscrito_id" => 7
    "titulo" => "APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE ÂNGULO: UMA INTERVENÇÃO DA EQUIPE DO PIBIB-UEPB JUNTO À ESCOLA ESTADUAL PE. EMÍDIO VIANA CORREIA."
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo relatar a elaboração e aplicação de um minicurso sobre o conceito de ângulo, sua medição e construção - elaborado a partir dos estudos realizados pela equipe do PIBID/UEPB de Campina Grande - PB sobre os conhecimentos prévios necessários para a aprendizagem desse conceito, baseado em Ausubel (apud SOARES, 2009). O minicurso foi elaborado como um organizador prévio como sugerem Ausubel, Novak e Hanesian (1980, apud SOARES, 2009) para o conteúdo de Gráfico de Setores e foi ministrado para duas turmas do 3º ano do ensino médio, turma A e B, de uma Escola Estadual de Campina Grande- PB. As questões propostas abordaram conhecimentos prévios que poderiam auxiliar os alunos na compreensão do conceito de ângulo como: giro, abertura, inclinação e noções de fração em um círculo. Para a elaboração das questões, buscamos relacionar o conceito de ângulo com situações do cotidiano; fazendo com que os alunos fizessem estimativa de algumas medidas de ângulos; medindo ângulos utilizando o transferidor; construir ângulos, dividir um círculo em setores. Para nós bolsistas do PIBID a experiência de elaboração e aplicação do minicurso foi bastante enriquecedora. Percebemos que a elaboração  com um bom planejamento para um minicurso é algo fascinante, pois temos o dever de nos pensar como o público alvo e analisar minuciosamente cada detalhe do projeto; para que na hora da aplicação não sejamos surpreendidos com imprevistos de difícil solução. Ao final do minicurso aplicamos um questionário para analisar os benefícios que o minicurso proporcionou para essas turmas. Além disso, para alguns de nós foi o primeiro contato com a sala de aula, o qual foi, uma ótima oportunidade de aprendizagem e de experiência, onde percebemos interesse por parte dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "GEOMETRIA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ÂNGULOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_17_49_55_idinscrito_7_2fd71c4ad06db23d71b6784a4b88ce66.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JUAN FELIPE DE AZEVEDO FALCÃO"
    "autor_nome_curto" => "JUAN AZEVEDO"
    "autor_email" => "juanmelo456@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9963
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 691
    "inscrito_id" => 7
    "titulo" => "APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE ÂNGULO: UMA INTERVENÇÃO DA EQUIPE DO PIBIB-UEPB JUNTO À ESCOLA ESTADUAL PE. EMÍDIO VIANA CORREIA."
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo relatar a elaboração e aplicação de um minicurso sobre o conceito de ângulo, sua medição e construção - elaborado a partir dos estudos realizados pela equipe do PIBID/UEPB de Campina Grande - PB sobre os conhecimentos prévios necessários para a aprendizagem desse conceito, baseado em Ausubel (apud SOARES, 2009). O minicurso foi elaborado como um organizador prévio como sugerem Ausubel, Novak e Hanesian (1980, apud SOARES, 2009) para o conteúdo de Gráfico de Setores e foi ministrado para duas turmas do 3º ano do ensino médio, turma A e B, de uma Escola Estadual de Campina Grande- PB. As questões propostas abordaram conhecimentos prévios que poderiam auxiliar os alunos na compreensão do conceito de ângulo como: giro, abertura, inclinação e noções de fração em um círculo. Para a elaboração das questões, buscamos relacionar o conceito de ângulo com situações do cotidiano; fazendo com que os alunos fizessem estimativa de algumas medidas de ângulos; medindo ângulos utilizando o transferidor; construir ângulos, dividir um círculo em setores. Para nós bolsistas do PIBID a experiência de elaboração e aplicação do minicurso foi bastante enriquecedora. Percebemos que a elaboração  com um bom planejamento para um minicurso é algo fascinante, pois temos o dever de nos pensar como o público alvo e analisar minuciosamente cada detalhe do projeto; para que na hora da aplicação não sejamos surpreendidos com imprevistos de difícil solução. Ao final do minicurso aplicamos um questionário para analisar os benefícios que o minicurso proporcionou para essas turmas. Além disso, para alguns de nós foi o primeiro contato com a sala de aula, o qual foi, uma ótima oportunidade de aprendizagem e de experiência, onde percebemos interesse por parte dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "GEOMETRIA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ÂNGULOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_17_49_55_idinscrito_7_2fd71c4ad06db23d71b6784a4b88ce66.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JUAN FELIPE DE AZEVEDO FALCÃO"
    "autor_nome_curto" => "JUAN AZEVEDO"
    "autor_email" => "juanmelo456@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar a elaboração e aplicação de um minicurso sobre o conceito de ângulo, sua medição e construção - elaborado a partir dos estudos realizados pela equipe do PIBID/UEPB de Campina Grande - PB sobre os conhecimentos prévios necessários para a aprendizagem desse conceito, baseado em Ausubel (apud SOARES, 2009). O minicurso foi elaborado como um organizador prévio como sugerem Ausubel, Novak e Hanesian (1980, apud SOARES, 2009) para o conteúdo de Gráfico de Setores e foi ministrado para duas turmas do 3º ano do ensino médio, turma A e B, de uma Escola Estadual de Campina Grande- PB. As questões propostas abordaram conhecimentos prévios que poderiam auxiliar os alunos na compreensão do conceito de ângulo como: giro, abertura, inclinação e noções de fração em um círculo. Para a elaboração das questões, buscamos relacionar o conceito de ângulo com situações do cotidiano; fazendo com que os alunos fizessem estimativa de algumas medidas de ângulos; medindo ângulos utilizando o transferidor; construir ângulos, dividir um círculo em setores. Para nós bolsistas do PIBID a experiência de elaboração e aplicação do minicurso foi bastante enriquecedora. Percebemos que a elaboração com um bom planejamento para um minicurso é algo fascinante, pois temos o dever de nos pensar como o público alvo e analisar minuciosamente cada detalhe do projeto; para que na hora da aplicação não sejamos surpreendidos com imprevistos de difícil solução. Ao final do minicurso aplicamos um questionário para analisar os benefícios que o minicurso proporcionou para essas turmas. Além disso, para alguns de nós foi o primeiro contato com a sala de aula, o qual foi, uma ótima oportunidade de aprendizagem e de experiência, onde percebemos interesse por parte dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.