Este artigo tem como objetivo relatar a elaboração e aplicação de um minicurso sobre o conceito de ângulo, sua medição e construção - elaborado a partir dos estudos realizados pela equipe do PIBID/UEPB de Campina Grande - PB sobre os conhecimentos prévios necessários para a aprendizagem desse conceito, baseado em Ausubel (apud SOARES, 2009). O minicurso foi elaborado como um organizador prévio como sugerem Ausubel, Novak e Hanesian (1980, apud SOARES, 2009) para o conteúdo de Gráfico de Setores e foi ministrado para duas turmas do 3º ano do ensino médio, turma A e B, de uma Escola Estadual de Campina Grande- PB. As questões propostas abordaram conhecimentos prévios que poderiam auxiliar os alunos na compreensão do conceito de ângulo como: giro, abertura, inclinação e noções de fração em um círculo. Para a elaboração das questões, buscamos relacionar o conceito de ângulo com situações do cotidiano; fazendo com que os alunos fizessem estimativa de algumas medidas de ângulos; medindo ângulos utilizando o transferidor; construir ângulos, dividir um círculo em setores. Para nós bolsistas do PIBID a experiência de elaboração e aplicação do minicurso foi bastante enriquecedora. Percebemos que a elaboração com um bom planejamento para um minicurso é algo fascinante, pois temos o dever de nos pensar como o público alvo e analisar minuciosamente cada detalhe do projeto; para que na hora da aplicação não sejamos surpreendidos com imprevistos de difícil solução. Ao final do minicurso aplicamos um questionário para analisar os benefícios que o minicurso proporcionou para essas turmas. Além disso, para alguns de nós foi o primeiro contato com a sala de aula, o qual foi, uma ótima oportunidade de aprendizagem e de experiência, onde percebemos interesse por parte dos alunos.