A pesquisa tem como objetivo refletir sobre o tipo de gestão empregada na Escola Estadual Professora Ana Júlia de Carvalho Mousinho, localizada na cidade de Natal. A pesquisa realizada teve como base a experiência vivenciada durante a disciplina de Estágio Supervisionado I. Na parte metodológica, foi realizada uma entrevista estruturada com a gestora da referida escola para analisar o modelo de gestão utilizado na instituição de ensino. Além disso, observou-se também o Projeto Político Pedagógico (PPP), documento que une objetivos e metas a serem cumpridos durante todo o ano letivo. Foram utilizados os seguintes teóricos: Saviani (2008), Libâneo (2013), Vasconcellos (2010), dentre outros. Verificou-se que a gestora da escola pesquisada enfrenta dificuldades em vivenciar efetivamente uma gestão democrática, envolvendo todos os indivíduos que compõem a escola, como professores, coordenadores e entre outros funcionários, incluindo pais, alunos e a comunidade local. Ou seja, nem sempre é possível tomar decisões de forma participativa em todas as situações, e isso acaba dificultando o trabalho da gestão. No entanto, constatou-se que o PPP foi elaborado de maneira democrática e participativa. Sabe-se que uma gestão escolar que adota um modelo democrático tende a ser mais organizada e participativa, buscando sempre proporcionar um ensino de qualidade para todos os estudantes.