No decorrer da história predominaram métodos de ensino da chamada Educação Tradicional. Tendo o processo de ensino-aprendizagem centrado no professor(a), esses modelos de educação focaram na memorização de conteúdos e impactaram negativamente no interesse discente pelo ensino de ciências da natureza. Ao longo do século XX, novos métodos foram (re)laborados visando tornar o estudante protagonista do processo de ensino-aprendizagem, a exemplo das metodologias ativas. No século XXI, com o avanço tecnológico, o uso de gamificação vem sendo analisado e descrito pela academia como importante ferramenta. Diante do exposto, este artigo tem como objetivo analisar o uso de gamificação, através de quizzes, como estratégia voltada para o ensino de ecologia na educação básica. Metodologicamente, foi realizado um estudo de caso com discentes do segundo ano do ensino médio numa escola estadual localizada no centro sul do Ceará. Esta pesquisa possui abordagem quali-quantitativa, utilizando como principais ferramentas a aplicação de questionários, quizzes e diário de campo. Identificou-se como principais resultados que: a) somente 7,14% dos discentes afirmaram ter grande afinidade com ecologia/biologia; b) apenas 14,28% do público afirmaram ter contato com frequência com a metodologia de gamificação (quizzes); c) 40% dos discentes com alguma necessidade específica relataram que os materiais adaptados disponíveis na escola são insuficientes ou muito insuficientes; d) 64,28% avaliaram o quiz trabalhado em sala de aula bem como o nível de compreensão dos assuntos abordados como satisfatório ou muito satisfatório. Analisa-se que apesar da baixa afinidade dos discentes com a disciplina e o pouco contato com metodologias ativas, o quiz se mostrou uma ferramenta capaz de gerar grande engajamento no processo de ensino-aprendizagem, promovendo maior interação, protagonismo estudantil e melhor compreensão dos conteúdos trabalhados. Ademais, evidencia-se a importância de investimento em softwares e capacitação docente para otimização do uso das metodologias digitais.