A HISTÓRIA ESCOLAR E A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA: UM ESTUDO A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99763 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6740 "inscrito_id" => 2994 "titulo" => "A HISTÓRIA ESCOLAR E A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA: UM ESTUDO A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "resumo" => "Este trabalho baseia-se na experiência do Estágio Supervisionado I durante o segundo semestre de 2022, realizado em uma escola municipal localizada em Massaranduba-PB. O objetivo consistiu em analisar a prática docente do professor supervisor no sentido de perceber se ou como a sua referência à realidade social dos estudantes em articulação com o uso do livro didático contribuiu para a formação de uma consciência histórica, isto é, para o desenvolvimento de uma aprendizagem histórica voltada para o agir desses sujeitos na vida prática. A análise revelou que a consciência histórica, de acordo com a definição de Rüsen (2011), está ligada à consciência crítica de Freire (1987). Ambos os conceitos envolvem a participação ativa dos estudantes na construção do conhecimento e reflexão sobre sua condição social e histórica. Reconhece-se os estudantes como portadores de uma visão de mundo própria e que isso é um dos pontos de partida para o educador orientá-los no processo de ensino-aprendizagem. No entanto, observou-se que um dos principais desafios do professor de História neste processo é equilibrar a referência à experiência dos estudantes e o ensino de um conteúdo escolar que se refere a experiências históricas distantes do ponto vista espaço-temporal. Por outro lado, percebeu-se que o ensino de realidades históricas variadas pode contribuir para uma compreensão da sociedade a partir dos eixos da alteridade e da diversidade. Por meio deste estudo de caso, busca-se fazer reflexões sobre a história escolar e a formação de um pensamento histórico nos estudantes do ensino fundamental (anos finais) e, com isso, contribuir para o avanço dos estudos nessa área. Diante disso, recorremos à Rüsen (2011) e Cerri (2011) para entender a consciência histórica; a Munakata (2013) e Bittencourt (2008), para discussões sobre o livro didático; a Freire (1987, 1976), como base teórica para a discussão sobre cultura e educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2994_TB6740_14112023162409.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO VITOR SOUZA MUNIZ" "autor_nome_curto" => "João" "autor_email" => "munizzjoao@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99763 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6740 "inscrito_id" => 2994 "titulo" => "A HISTÓRIA ESCOLAR E A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA: UM ESTUDO A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "resumo" => "Este trabalho baseia-se na experiência do Estágio Supervisionado I durante o segundo semestre de 2022, realizado em uma escola municipal localizada em Massaranduba-PB. O objetivo consistiu em analisar a prática docente do professor supervisor no sentido de perceber se ou como a sua referência à realidade social dos estudantes em articulação com o uso do livro didático contribuiu para a formação de uma consciência histórica, isto é, para o desenvolvimento de uma aprendizagem histórica voltada para o agir desses sujeitos na vida prática. A análise revelou que a consciência histórica, de acordo com a definição de Rüsen (2011), está ligada à consciência crítica de Freire (1987). Ambos os conceitos envolvem a participação ativa dos estudantes na construção do conhecimento e reflexão sobre sua condição social e histórica. Reconhece-se os estudantes como portadores de uma visão de mundo própria e que isso é um dos pontos de partida para o educador orientá-los no processo de ensino-aprendizagem. No entanto, observou-se que um dos principais desafios do professor de História neste processo é equilibrar a referência à experiência dos estudantes e o ensino de um conteúdo escolar que se refere a experiências históricas distantes do ponto vista espaço-temporal. Por outro lado, percebeu-se que o ensino de realidades históricas variadas pode contribuir para uma compreensão da sociedade a partir dos eixos da alteridade e da diversidade. Por meio deste estudo de caso, busca-se fazer reflexões sobre a história escolar e a formação de um pensamento histórico nos estudantes do ensino fundamental (anos finais) e, com isso, contribuir para o avanço dos estudos nessa área. Diante disso, recorremos à Rüsen (2011) e Cerri (2011) para entender a consciência histórica; a Munakata (2013) e Bittencourt (2008), para discussões sobre o livro didático; a Freire (1987, 1976), como base teórica para a discussão sobre cultura e educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2994_TB6740_14112023162409.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO VITOR SOUZA MUNIZ" "autor_nome_curto" => "João" "autor_email" => "munizzjoao@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }