O EFEITO DO CORDEL EM CRIANÇAS COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA -(TEA)
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99783 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6767 "inscrito_id" => 8962 "titulo" => "O EFEITO DO CORDEL EM CRIANÇAS COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA -(TEA)" "resumo" => "O presente artigo, fruto de pesquisa de natureza bibliográfica, tem como objetivo pesquisar os impactos positivos que a leitura do cordel exerce sobre as crianças autistas (TEA). Portanto, parte-se de temáticas sobre inclusão e como isso contribui para o desenvolvimento do sujeito no seu âmbito cultural e social. O cordel é importante no meio escolar, pois estimula a criança a mostrar sua criatividade através do humor, da poética da oralidade e da performance. Esse artigo busca investigar como esse efeito acontece e quais as estratégias de aprendizagem para a educação, e o porquê é importante utilizar essa arte popular hoje bastante massificada em todas mídias sociais, inclusive. Assim, a pesquisa conta com as contribuições de Zumthor (1997), Grandin (2015), Silva (2012), Tereza Cristina Santos (2022), Vygotsky (1997), entre outros teóricos. Percebeu-se que este gênero poético pode contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem da criança autista, dentro do seu tempo. Neste sentido, percebe-se importância que a literatura de cordel pode exercer na sua vida: para além de inclui-la, pode suscitar, ademais, a quebra da maior das barreiras, a do preconceito." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID8962_TB6767_10122023172736.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA JESSICA SOUTO DE SOUZA CORREIA" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "anajessica.pl@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99783 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6767 "inscrito_id" => 8962 "titulo" => "O EFEITO DO CORDEL EM CRIANÇAS COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA -(TEA)" "resumo" => "O presente artigo, fruto de pesquisa de natureza bibliográfica, tem como objetivo pesquisar os impactos positivos que a leitura do cordel exerce sobre as crianças autistas (TEA). Portanto, parte-se de temáticas sobre inclusão e como isso contribui para o desenvolvimento do sujeito no seu âmbito cultural e social. O cordel é importante no meio escolar, pois estimula a criança a mostrar sua criatividade através do humor, da poética da oralidade e da performance. Esse artigo busca investigar como esse efeito acontece e quais as estratégias de aprendizagem para a educação, e o porquê é importante utilizar essa arte popular hoje bastante massificada em todas mídias sociais, inclusive. Assim, a pesquisa conta com as contribuições de Zumthor (1997), Grandin (2015), Silva (2012), Tereza Cristina Santos (2022), Vygotsky (1997), entre outros teóricos. Percebeu-se que este gênero poético pode contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem da criança autista, dentro do seu tempo. Neste sentido, percebe-se importância que a literatura de cordel pode exercer na sua vida: para além de inclui-la, pode suscitar, ademais, a quebra da maior das barreiras, a do preconceito." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID8962_TB6767_10122023172736.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA JESSICA SOUTO DE SOUZA CORREIA" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "anajessica.pl@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }