Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE UMA UNIDADE DIDÁTICA SOBRE REDES SOCIAIS E SAÚDE MENTAL PARA O ENSINO BÁSICO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99809
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6798
    "inscrito_id" => 5578
    "titulo" => "DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE UMA UNIDADE DIDÁTICA SOBRE REDES SOCIAIS E SAÚDE MENTAL PARA O ENSINO BÁSICO"
    "resumo" => "O uso de smartphones aumentou consideravelmente na pandemia do Covid 19, amplificando o risco de causar alterações no comportamento, nas relações sociais e no desenvolvimento cognitivo, principalmente em adolescentes. Objetivando estimular boas práticas e apresentar ferramentas de gerenciamento de uso, desenvolvemos e validamos uma unidade didática acerca das Questões Sociocientíficas do uso excessivo das redes sociais, compostas por 05 aulas, em três etapas: Para levantar os conhecimentos prévios aplica-se um questionário de nove questões sobre o uso de redes sociais, tempo, opiniões sobre likes e relações sociais dentro e fora do mundo virtual. Na problemática inicial “Redes sociais: doce ou veneno?” coloca-se em de debate questionamentos sobre até onde é saudável utilizar as redes sociais e como procurar ajuda em casos de vício. Em roda de conversa, preconiza-se uma discussão e explicação dialógica sobre os efeitos do uso exacerbado no funcionamento neuro hormonal e mecanismos bioquímicos humanos a partir da exposição do vídeo “Você está perdido no mundo como eu?”. É proposto uma pesquisa por aplicativos sobre “Gerenciamento de uso” para orientar o controle de uso demasiado. Por fim, os alunos expressam suas emoções sobre “Como as redes sociais me afetam?” por meio de desenhos e pinturas. Esta proposta foi validada com 44 alunos do segundo ano do Ensino Médio de uma Escola Pública de Parnamirim/RN. Os resultados mostram que, em média, <30% dos alunos se mostraram resistentes à adoção de novos hábitos de uso, enquanto que >70% deles se mostraram receptivos e reflexivos sobre a mudança no hábito de uso virtual, evidenciando a contribuição desta unidade didática para a construção de uma consciência individual e coletiva."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "65e75942a2d2a_05032024144122.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => "2024-03-05 14:41:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LETICYA SAMARA DE LIMA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "LETICYA SAMARA"
    "autor_email" => "leticya.lima.114@ufrn.edu"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99809
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6798
    "inscrito_id" => 5578
    "titulo" => "DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE UMA UNIDADE DIDÁTICA SOBRE REDES SOCIAIS E SAÚDE MENTAL PARA O ENSINO BÁSICO"
    "resumo" => "O uso de smartphones aumentou consideravelmente na pandemia do Covid 19, amplificando o risco de causar alterações no comportamento, nas relações sociais e no desenvolvimento cognitivo, principalmente em adolescentes. Objetivando estimular boas práticas e apresentar ferramentas de gerenciamento de uso, desenvolvemos e validamos uma unidade didática acerca das Questões Sociocientíficas do uso excessivo das redes sociais, compostas por 05 aulas, em três etapas: Para levantar os conhecimentos prévios aplica-se um questionário de nove questões sobre o uso de redes sociais, tempo, opiniões sobre likes e relações sociais dentro e fora do mundo virtual. Na problemática inicial “Redes sociais: doce ou veneno?” coloca-se em de debate questionamentos sobre até onde é saudável utilizar as redes sociais e como procurar ajuda em casos de vício. Em roda de conversa, preconiza-se uma discussão e explicação dialógica sobre os efeitos do uso exacerbado no funcionamento neuro hormonal e mecanismos bioquímicos humanos a partir da exposição do vídeo “Você está perdido no mundo como eu?”. É proposto uma pesquisa por aplicativos sobre “Gerenciamento de uso” para orientar o controle de uso demasiado. Por fim, os alunos expressam suas emoções sobre “Como as redes sociais me afetam?” por meio de desenhos e pinturas. Esta proposta foi validada com 44 alunos do segundo ano do Ensino Médio de uma Escola Pública de Parnamirim/RN. Os resultados mostram que, em média, <30% dos alunos se mostraram resistentes à adoção de novos hábitos de uso, enquanto que >70% deles se mostraram receptivos e reflexivos sobre a mudança no hábito de uso virtual, evidenciando a contribuição desta unidade didática para a construção de uma consciência individual e coletiva."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "65e75942a2d2a_05032024144122.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => "2024-03-05 14:41:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LETICYA SAMARA DE LIMA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "LETICYA SAMARA"
    "autor_email" => "leticya.lima.114@ufrn.edu"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O uso de smartphones aumentou consideravelmente na pandemia do Covid 19, amplificando o risco de causar alterações no comportamento, nas relações sociais e no desenvolvimento cognitivo, principalmente em adolescentes. Objetivando estimular boas práticas e apresentar ferramentas de gerenciamento de uso, desenvolvemos e validamos uma unidade didática acerca das Questões Sociocientíficas do uso excessivo das redes sociais, compostas por 05 aulas, em três etapas: Para levantar os conhecimentos prévios aplica-se um questionário de nove questões sobre o uso de redes sociais, tempo, opiniões sobre likes e relações sociais dentro e fora do mundo virtual. Na problemática inicial “Redes sociais: doce ou veneno?” coloca-se em de debate questionamentos sobre até onde é saudável utilizar as redes sociais e como procurar ajuda em casos de vício. Em roda de conversa, preconiza-se uma discussão e explicação dialógica sobre os efeitos do uso exacerbado no funcionamento neuro hormonal e mecanismos bioquímicos humanos a partir da exposição do vídeo “Você está perdido no mundo como eu?”. É proposto uma pesquisa por aplicativos sobre “Gerenciamento de uso” para orientar o controle de uso demasiado. Por fim, os alunos expressam suas emoções sobre “Como as redes sociais me afetam?” por meio de desenhos e pinturas. Esta proposta foi validada com 44 alunos do segundo ano do Ensino Médio de uma Escola Pública de Parnamirim/RN. Os resultados mostram que, em média, <30% dos alunos se mostraram resistentes à adoção de novos hábitos de uso, enquanto que >70% deles se mostraram receptivos e reflexivos sobre a mudança no hábito de uso virtual, evidenciando a contribuição desta unidade didática para a construção de uma consciência individual e coletiva.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.