DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE UMA UNIDADE DIDÁTICA SOBRE REDES SOCIAIS E SAÚDE MENTAL PARA O ENSINO BÁSICO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99809 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6798 "inscrito_id" => 5578 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE UMA UNIDADE DIDÁTICA SOBRE REDES SOCIAIS E SAÚDE MENTAL PARA O ENSINO BÁSICO" "resumo" => "O uso de smartphones aumentou consideravelmente na pandemia do Covid 19, amplificando o risco de causar alterações no comportamento, nas relações sociais e no desenvolvimento cognitivo, principalmente em adolescentes. Objetivando estimular boas práticas e apresentar ferramentas de gerenciamento de uso, desenvolvemos e validamos uma unidade didática acerca das Questões Sociocientíficas do uso excessivo das redes sociais, compostas por 05 aulas, em três etapas: Para levantar os conhecimentos prévios aplica-se um questionário de nove questões sobre o uso de redes sociais, tempo, opiniões sobre likes e relações sociais dentro e fora do mundo virtual. Na problemática inicial “Redes sociais: doce ou veneno?” coloca-se em de debate questionamentos sobre até onde é saudável utilizar as redes sociais e como procurar ajuda em casos de vício. Em roda de conversa, preconiza-se uma discussão e explicação dialógica sobre os efeitos do uso exacerbado no funcionamento neuro hormonal e mecanismos bioquímicos humanos a partir da exposição do vídeo “Você está perdido no mundo como eu?”. É proposto uma pesquisa por aplicativos sobre “Gerenciamento de uso” para orientar o controle de uso demasiado. Por fim, os alunos expressam suas emoções sobre “Como as redes sociais me afetam?” por meio de desenhos e pinturas. Esta proposta foi validada com 44 alunos do segundo ano do Ensino Médio de uma Escola Pública de Parnamirim/RN. Os resultados mostram que, em média, <30% dos alunos se mostraram resistentes à adoção de novos hábitos de uso, enquanto que >70% deles se mostraram receptivos e reflexivos sobre a mudança no hábito de uso virtual, evidenciando a contribuição desta unidade didática para a construção de uma consciência individual e coletiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "65e75942a2d2a_05032024144122.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => "2024-03-05 14:41:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETICYA SAMARA DE LIMA COSTA" "autor_nome_curto" => "LETICYA SAMARA" "autor_email" => "leticya.lima.114@ufrn.edu" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99809 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6798 "inscrito_id" => 5578 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE UMA UNIDADE DIDÁTICA SOBRE REDES SOCIAIS E SAÚDE MENTAL PARA O ENSINO BÁSICO" "resumo" => "O uso de smartphones aumentou consideravelmente na pandemia do Covid 19, amplificando o risco de causar alterações no comportamento, nas relações sociais e no desenvolvimento cognitivo, principalmente em adolescentes. Objetivando estimular boas práticas e apresentar ferramentas de gerenciamento de uso, desenvolvemos e validamos uma unidade didática acerca das Questões Sociocientíficas do uso excessivo das redes sociais, compostas por 05 aulas, em três etapas: Para levantar os conhecimentos prévios aplica-se um questionário de nove questões sobre o uso de redes sociais, tempo, opiniões sobre likes e relações sociais dentro e fora do mundo virtual. Na problemática inicial “Redes sociais: doce ou veneno?” coloca-se em de debate questionamentos sobre até onde é saudável utilizar as redes sociais e como procurar ajuda em casos de vício. Em roda de conversa, preconiza-se uma discussão e explicação dialógica sobre os efeitos do uso exacerbado no funcionamento neuro hormonal e mecanismos bioquímicos humanos a partir da exposição do vídeo “Você está perdido no mundo como eu?”. É proposto uma pesquisa por aplicativos sobre “Gerenciamento de uso” para orientar o controle de uso demasiado. Por fim, os alunos expressam suas emoções sobre “Como as redes sociais me afetam?” por meio de desenhos e pinturas. Esta proposta foi validada com 44 alunos do segundo ano do Ensino Médio de uma Escola Pública de Parnamirim/RN. Os resultados mostram que, em média, <30% dos alunos se mostraram resistentes à adoção de novos hábitos de uso, enquanto que >70% deles se mostraram receptivos e reflexivos sobre a mudança no hábito de uso virtual, evidenciando a contribuição desta unidade didática para a construção de uma consciência individual e coletiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "65e75942a2d2a_05032024144122.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => "2024-03-05 14:41:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETICYA SAMARA DE LIMA COSTA" "autor_nome_curto" => "LETICYA SAMARA" "autor_email" => "leticya.lima.114@ufrn.edu" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }