ESTÁGIO SUPERVISIONADO: PERCEPÇÕES DE UMA FORMAÇÃO SEMPRE A SE FAZER
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99930 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6963 "inscrito_id" => 532 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO: PERCEPÇÕES DE UMA FORMAÇÃO SEMPRE A SE FAZER" "resumo" => "Os estágios constituem aprendizagens orientadas por profissionais experientes a serem realizados mediante atividades relacionadas aos contextos escolares e na articulação entre a universidade e as escolas. O papel dos supervisores acadêmicos de estágio supervisionado é fundamental nesse processo formativo. Este estudo buscou compreender a percepção dos Supervisores Acadêmicos de estágio supervisionado sobre o seu papel formativo desenvolvido em cursos de licenciatura. O método de pesquisa tem por base a abordagem qualitativa e para compreendermos o objeto de estudo, realizamos uma pesquisa bibliográfica e revisão de literatura fundamentado em alguns estudiosos, PIMENTA, LIMA (2017); MEDEIROS, FORTUNATO, ARAÚJO (2020), entre outros. As produções analisadas apresentaram que o trabalho de orientação nos estágios, não é apenas de orientar e/ou conduzir os discentes em formação nos espaços escolares. Os Supervisores Acadêmicos ou professores orientadores, exercem o papel de estimuladores da reflexividade e da criticidade acerca da realidade escolar com os estagiários e demais sujeitos envolvidos nos estágios. Nesse sentido, são elementos importantes na construção do currículo dos cursos de licenciatura. Como consideração principal, enfatizamos a ideia de que o papel dos supervisores acadêmicos de estágio supervisionado baseia-se numa orientação formativa, isto é, numa práxis educativa, sem o dualismo que separa a teoria da prática. O estudo também evidencia o estágio supervisionado como experiência formadora, que afeta vivências e conhecimentos produzidos nos percursos formativos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID532_TB6963_10122023180555.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELETRISSANDRA RODRIGUES REIS" "autor_nome_curto" => "Sandra" "autor_email" => "sandra.icapui@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99930 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6963 "inscrito_id" => 532 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO: PERCEPÇÕES DE UMA FORMAÇÃO SEMPRE A SE FAZER" "resumo" => "Os estágios constituem aprendizagens orientadas por profissionais experientes a serem realizados mediante atividades relacionadas aos contextos escolares e na articulação entre a universidade e as escolas. O papel dos supervisores acadêmicos de estágio supervisionado é fundamental nesse processo formativo. Este estudo buscou compreender a percepção dos Supervisores Acadêmicos de estágio supervisionado sobre o seu papel formativo desenvolvido em cursos de licenciatura. O método de pesquisa tem por base a abordagem qualitativa e para compreendermos o objeto de estudo, realizamos uma pesquisa bibliográfica e revisão de literatura fundamentado em alguns estudiosos, PIMENTA, LIMA (2017); MEDEIROS, FORTUNATO, ARAÚJO (2020), entre outros. As produções analisadas apresentaram que o trabalho de orientação nos estágios, não é apenas de orientar e/ou conduzir os discentes em formação nos espaços escolares. Os Supervisores Acadêmicos ou professores orientadores, exercem o papel de estimuladores da reflexividade e da criticidade acerca da realidade escolar com os estagiários e demais sujeitos envolvidos nos estágios. Nesse sentido, são elementos importantes na construção do currículo dos cursos de licenciatura. Como consideração principal, enfatizamos a ideia de que o papel dos supervisores acadêmicos de estágio supervisionado baseia-se numa orientação formativa, isto é, numa práxis educativa, sem o dualismo que separa a teoria da prática. O estudo também evidencia o estágio supervisionado como experiência formadora, que afeta vivências e conhecimentos produzidos nos percursos formativos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID532_TB6963_10122023180555.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELETRISSANDRA RODRIGUES REIS" "autor_nome_curto" => "Sandra" "autor_email" => "sandra.icapui@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }