Os distúrbios relacionados à saúde mental são de preocupação mundial, levando em consideração que a ansiedade, depressão e estresse influenciam diretamente a qualidade de vida da população mundial. Devido ao aumento do uso de smartphones e internet móvel, os chatbots, conhecidos como aplicativos de conversação que utilizam Inteligência Artificial, estão sendo utilizados em diversas pesquisas para avaliar a melhora da saúde mental, através do suporte emocional. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é abordar o impacto e a efetividade de aplicativos que utilizam inteligência artificial com aplicação de chatbots para fornecer suporte emocional a indivíduos com problemas que envolvam sua saúde mental. Esta é uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória, em que se utilizou a revisão sistemática como método de pesquisa. Utilizou-se as bases de dados Cochrane Library, Scopus, Pubmed (via National Library of Medicine) e Embase, com uso dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS)/ Medical Subject Headings (MeSH) e palavras-chave combinados com os operadores booleanos AND e OR, operadores de truncamento e extratores de busca. Após a busca, obteve-se um total de 975 artigos, e ao aplicar os critérios de inclusão e exclusão, utilizou-se para esta revisão 6 artigos. Os chatbots utilizados pelos estudos foram os seguintes: “Tess”, “XiaoE e Xiaoai”, “XiaoNan”, “TeO”, “Dh” e “AirHeart”, estes agiam de forma intervencionista para avaliar se estes iriam auxiliar na melhora de sintomas depressivos, ansiedade, estresse e no bem-estar. Logo, os estudos indicam que os chatbots baseados em IA podem ser eficazes na redução de sintomas depressivos, ansiedade e estresse, além de promover o bem-estar psicológico. No entanto, é importante considerar que cada estudo possui suas particularidades metodológicas e amostras específicas, o que pode influenciar os resultados. Portanto, mais pesquisas são necessárias para compreender totalmente o impacto e a eficácia dessas intervenções em diferentes contextos.