O presente artigo teve por finalidade discutir a importância do lúdico na Educação Inclusiva. A metodologia foi de cunho qualitativo e bibliográfico, buscamos subsídios em documentos oficiais e teóricos, tais como Moyles (2002), Maluf (2003), dentre outros. Apresentamos o resultado de observação e investigação realizada em duas escolas de rede pública de Queimadas - PB. As atividades lúdicas são essenciais para o desenvolvimento da funcionalidade e da autonomia da criança em situação de deficiência, pois brincando ela comunica-se e interage no mundo social. Objetivamos estabelecer o lúdico e suas ferramentas como proposta pedagógica, demonstrando que o simples ato de brincar contribui no desenvolvimento social, cognitivo, afetivo, físico e no processo de inclusão das crianças. A presente pesquisa apontou que a criança tem mais facilidade para adquirir o aprendizado, conhecer e desenvolver suas habilidades através do lúdico, portanto todos educadores deveriam tornar o uso, no cotidiano escolar, de jogos, brinquedos e brincadeiras.
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