
 

 

(83) 3322.3222 

contato@coprecis.com.br 

www.coprecis.com.br 

ATUAÇÃO DA GRANDE IMPRENSA NA 

“REDEMOCRATIZAÇÃO” BRASILEIRA (1984-1985): “ARAUTO 

DA DEMOCRACIA” E INIMIGA DOS “RADICALISMOS”  

 
Prof.ª Dr.ª Michelly Pereira de Sousa Cordão 

 
Universidade Federal de Campina Grande, Universidade de São Paulo, michellycordao@gmail.com  

 

 

O artigo é parte de um capítulo de minha tese de doutorado defendida em 2015 no PPGCS-UFCG, no 

qual discuti a articulação da Aliança Democrática e sua proposta de “consenso”, logo após a derrota da 

emenda das diretas em 25 de abril de 1984 e as posições da grande imprensa que tentou se reconstruir 

enquanto democrática apelando para a imagem de “mensageira” do movimento pela 

“redemocratização”. Em se tratando do processo que envolveu a sucessão presidencial de 1984-1985, 

nosso objeto de interesse na tese, uma parte da imprensa alinhada à “oposição liberal”, ajudou na 

construção de um consenso segundo o qual todas as forças políticas oposicionistas convergiam para a 

Aliança Democrática, apagando as posições contestadoras do Partido dos Trabalhadores (PT) e de 

outras organizações sociais de esquerda. Os jornais O Globo, Folha de São Paulo e o Estado de São 

Paulo atuaram como colaboradores do golpe civil-militar e, em grande medida, da ditadura civil-

militar e, na tentativa de serem lembrados como partícipes do projeto de “redemocratização” pela via 

da “conciliação”, defenderam o modelo liberal representado pela candidatura indireta de Tancredo 

Neves e criminalizaram, cada um a sua maneira, projetos alternativos, por eles associados aos 

“radicalismos” e à posições “antidemocráticas”.  

 

Palavras-chave: Grande imprensa, Aliança Democrática, Partido dos Trabalhadores, Verdade factual. 

 

 

 

Durante a campanha presidencial para as eleições indiretas em janeiro de 1985, 

construiu-se uma “verdade factual”, fórmula que, como diz Hannah Arendt (2007, p. 299), 

contém em si mesma um elemento de coerção, extinguindo o debate que é “a própria essência 

da vida política”, com o objetivo de silenciar propostas voltadas para a democratização do 

País que não estivessem ligadas diretamente à estrutura política autoritária. Estrutura da qual 

Tancredo Neves, candidato pela Aliança Democrática, fez parte enquanto Deputado e Senador 

de um partido, o MDB, que representava uma “oposição consentida”. Uma oposição 

necessária para a manutenção da ordem autoritária e para a sua legitimidade (MACIEL, 

1999). 

Uma verdade factual que anulava as opiniões divergentes foi deliberadamente 

fabricada pela grande imprensa brasileira que, na medida em que construiu a imagem de 

Tancredo Neves como um homem público coerente, pacífico e conciliador e, por essas 

“virtudes”, único capaz de concluir o “processo de transição” para a democracia nas eleições 

indiretas de 1985, esforçou-se para “demonizar” lideranças e movimentos sociais de 

“contestação” (MACIEL, 1999). Isso porque aquele 

mailto:michellycordao@gmail.com


 

 

(83) 3322.3222 

contato@coprecis.com.br 

www.coprecis.com.br 

que diz a “verdade factual” e pretende ser persuasivo, esforça-se por demonstrar que sua 

“verdade particular atende aos interesses de um grupo” (ARENDT, 2007, p. 309), eliminando 

as opiniões divergentes.  

A grande imprensa – Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, O Globo, Jornal do 

Brasil –, por ter apoiado o golpe civil-militar de 1964 e o regime por ele implantado durante 

boa parte de sua vigência, colocou-se, sobretudo a partir do cenário da “transição” e da 

“abertura política”, como um dos principais mecanismos de “oposição” voltados para a 

democratização do País. A Folha, por exemplo, de legitimadora da Ditadura tornou-se porta-

voz da campanha pelas Diretas-Já (SILVA, 2011, p. 75), trabalhando no sentido de construir 

uma memória histórica que ajudou a sacralizar determinados sujeitos políticos como sendo os 

“paladinos da liberdade”.  

Um exemplo recente desse trabalho de reconstrução da memória histórica relacionada 

ao regime civil-militar, foi o editorial publicado pelas Organizações Globo no portal Memória 

O Globo, lançado em 31 de agosto de 20131, através de que o grupo “reconheceu o erro” de 

ter apoiado a ditadura e o fez num momento de desdobramentos políticos das “manifestações 

de junho”. O editorial trata os eventos de 1964 como “história”, numa compreensão desta que 

a associa ao passado que, neste caso, deveria ser esquecido, sobretudo porque, no presente, o 

grupo Globo teria como “valor absoluto” a “democracia”.  

Ao “reconhecer o erro”, O Globo procurou justificar, ainda, outro editorial intitulado 

Julgamento da revolução (O GLOBO, 07/10/84, p. 1), publicado na primeira página com 

assinatura de Roberto Marinho, cerca de três meses antes da eleição indireta de Tancredo 

Neves e José Sarney pela Aliança Democrática. No editorial, perpassa uma memória da 

ditadura civil-militar com tons laudatórios, sobretudo no que diz respeito ao desenvolvimento 

econômico que ela teria promovido.  

Além disso, reatualiza o argumento proliferado pela grande imprensa no cenário do 

golpe de 1964 de que a intervenção das Forças Armadas intencionava estabelecer a ordem, 

defender a democracia e reprimir as ondas de “radicalização ideológica” – cognome de 

“comunismo” – que as “ameaçavam”. O jornal ratifica sua posição de colaborador do regime, 

estabelecendo uma linha de continuidade entre o golpe – “movimento vitorioso” –, o 

“processo de abertura” e a “posse do futuro presidente”, Tancredo Neves, cuja vitória naquele 

momento já era dada como certa pelos meios de comunicação. O editorial segue reafirmando 

                                                           
1
 Texto completo também disponível em: http://oglobo.globo.com/brasil/apoio-editorial-ao-golpe-de-64-foi-um-

erro-9771604. Acesso em: 16 jan. 2015. Para acesso ao portal: http://memoria.oglobo.globo.com/.  

http://oglobo.globo.com/brasil/apoio-editorial-ao-golpe-de-64-foi-um-erro-9771604
http://oglobo.globo.com/brasil/apoio-editorial-ao-golpe-de-64-foi-um-erro-9771604
http://memoria.oglobo.globo.com/


 

 

(83) 3322.3222 

contato@coprecis.com.br 

www.coprecis.com.br 

sua fidelidade aos objetivos da “revolução” pelo fato desta ter sido uma exigência do povo, 

pois “sem povo, não haveria revolução, mas apenas um ‘pronunciamento’ ou ‘golpe’ com o 

qual não estaríamos solidários”. 

Roberto Marinho reproduz o vocabulário dos Presidentes Militares na medida em que 

define como “revolução democrática” em defesa dos interesses do “povo” o que a 

historiografia denomina de “golpe”, justificando a repressão intensificada pelo AI-5 “nos 

meses dramáticos de 1968” em razão dos “atos de terrorismo”. Uma “revolução” que agiu em 

nome do “povo”, categoria associada à representação da sociedade brasileira, mas que se 

refere a setores específicos desta, a exemplo daqueles que foram às ruas
2
 para defenderem a 

“intervenção militar” no governo de João Goulart.  

Nessa direção, o editorial faz propaganda em favor do “movimento revolucionário”, 

descrevendo um conjunto de ações no plano econômico que desenvolveram o país, 

corroborando a tese do “milagre econômico”. Os elogios davam ênfase ao crescimento 

econômico que interessava ao grupo Globo, não tocando em questões relativas a 

reivindicações de setores historicamente afetados pela distribuição desigual de renda no País. 

O texto ganha fortes tons propagandísticos com a apresentação de dados estatísticos com os 

quais seu autor pretendia evidenciar o sucesso da “revolução”, sobretudo quando compara as 

“realizações nacionais dos últimos vintes anos” com o cenário do País em 1964, ano que, de 

acordo com esse discurso, teria marcado o retorno do País à democracia. 

Carla Silva (2011, p. 75-76) chama a atenção para o papel dos sistemas de 

comunicação na disseminação de valores capitalistas durante a ditadura civil-militar, num 

cenário de grande atuação de empresas multinacionais no Brasil. Fato que tinha como 

corolário uma ampla propaganda da imprensa no sentido de demonstrar os “riscos que a 

população ‘ordeira e pacífica’ correria diante do ‘perigo comunista’, que abalaria a 

possibilidade inalienável de poder consumir, que seria o marco da ‘liberdade’ capitalista e 

‘proibida’ no mundo comunista”. Ideais que foram divulgados por várias empresas de 

comunicação, entre as quais cita “a Abril, a Globo e o Grupo Folha” (SILVA, 2011, p. 76). 

Empresas que tiveram um amplo crescimento econômico nesse cenário, a exemplo da Rede 

Globo de Televisão fundada por Roberto Marinho em 1965 a partir de uma concessão pública 

do governo militar. 

                                                           
2
 A referência é à “Marcha da Família com Deus pela Liberdade”, a 19 de março de 1964, com a qual setores da 

classe média brasileira que seguiam a trilha da campanha “anticomunista” para retirar João Goulart do governo, 

reagiram ao comício pelas reformas de base ocorrido seis dias antes, a 13 de março.  



 

 

(83) 3322.3222 

contato@coprecis.com.br 

www.coprecis.com.br 

Embora dê destaque às medidas econômicas dos governos militares, o editorial d’ O 

Globo estabelece que o objetivo fundamental destes foi “a preservação dos princípios éticos e 

o restabelecimento do estado de direito”, pontuando ações de “liberalização” promovidas por 

Geisel, mas já manifestadas por Castello Branco, Costa e Silva e Médici e, portanto, deixando 

claro que a democratização do País fazia parte de um projeto estrutural iniciado em 1964. O 

texto cita medidas autoritárias do regime – atos de exceção, cassação de mandatos, suspensão 

de direitos políticos, demissão de funcionários –, mas se centrando no fato delas terem sido 

reformadas, sem informar quando e porque foram estabelecidas. Não as define como 

autoritárias, nem as cita como parte das ações dos governos militares, ressaltando, apenas, que 

foram acionadas num “período discricionário”
3
 e que, naquele momento, eram superadas pelo 

processo de “liberalização”. Argumento semelhante àquele que atribui a “terroristas” a 

responsabilidade pelo decreto do AI-5 que intensificou as ações de repressão para preservar a 

“ordem”.  

Publicado pouco mais de três meses antes da eleição indireta que viria a eleger 

Tancredo Neves como Presidente da República, o editorial faz referência ao candidato 

elogiando-o pelo fato de, diferentemente de outros líderes oposicionistas, que consideraram as 

medidas “‘meros paliativos’”, ter concordado com elas: “O então Deputado Tancredo Neves, 

Líder do MDB na Câmara Federal, reconheceu que a determinação governamental ‘foi além 

do esperado’”. Com essa referência, Roberto Marinho inclui Tancredo enquanto parte da 

história dos que estavam alinhados ao discurso que ele considerava democrático da ditadura 

civil-militar. Iguala-o a Figueiredo que, em suas linhas, é responsável pela continuidade do 

“processo de redemocratização”, visto ter feito algumas “concessões”, como a lei da anistia.  

Roberto Marinho expõe uma lista de medidas de Figueiredo, mas não diz, por 

exemplo, que a emenda pelas “diretas-já” não foi aprovada em 25 de abril de 1984, meses 

antes da publicação do editorial. Refere-se a uma “anistia ampla e irrestrita” que não ocorreu, 

visto que o governo aprovou uma anistia “parcial”, não incorporando na relação de anistiados 

os chamados “terroristas”. Considera o “maior feito da revolução de 1964” o fato de ter se 

“autolimitado”, com medidas de “abertura”, como a liberação para a criação de novos 

partidos, a fim de ampliar a democracia no Brasil.  

Finaliza o editorial, legitimando o modo conservador com que a sucessão presidencial 

estava sendo articulada:  

                                                           
3
 Período de maior ação da repressão que era justificável, de acordo com essa leitura, como dito antes no mesmo 

editorial, pela atuação de “terroristas”. Situa-se entre fins de 1960 e nos anos 1970.  



 

 

(83) 3322.3222 

contato@coprecis.com.br 

www.coprecis.com.br 

 

Neste momento em que se desenvolve o processo da sucessão 

presidencial, exige-se coerência de todos os que têm a missão de 

preservar as conquistas econômicas e políticas dos últimos decênios. 

O caminho para o aperfeiçoamento das instituições é reto. Não admite 

desvios aéticos, nem o afastamento do povo. 

Adotar outros rumos ou retroceder para atender a meras conveniências de 

facções ou assegurar a manutenção de privilégios seria trair a Revolução 

ou seu ato final (O GLOBO, 07/10/84, p. 1).  

 

A sucessão de um civil significava um “aperfeiçoamento das instituições”, numa linha 

de continuidade com as “conquistas” dos governos militares. Roberto Marinho escreveu esse 

texto num momento em que a campanha de Tancredo, a quem apoiava, estava a todo vapor e 

que já era divulgado na imprensa que seu opositor, Paulo Maluf, não tinha chances no 

Colégio Eleitoral. Dessa forma, legitima a “revolução de 64” a partir do argumento de que 

foram seus próprios agentes que promoveram e estão promovendo a “redemocratização”, 

entre os quais insere Tancredo, a quem parece direcionar as últimas palavras do texto, como 

se quisesse orientá-lo a ter cuidado nessa etapa de “aperfeiçoamento” a fim de impedir que 

determinadas “facções” – leia-se, grupos de “esquerda” – atrapalhassem o processo. 

Constrói a esperada vitória de Tancredo como sendo o ato final da “revolução”; um 

“marco” da “redemocratização” do País e da derrota de “facções” que agiam em nome de 

“radicalismos” traindo a “revolução”. Na versão de Roberto Marinho, portanto, civis e 

militares caminhavam de mãos dadas, diferentemente do que a memória acerca da ditadura 

tentou fixar após o restabelecimento do Estado Democrático de Direito nos anos 1980. 

As posições da grande imprensa nos anos 1980 em defesa da democracia liberal e em 

campanha contra a “esquerda” parecem seguir uma linha de continuidade em relação à 

propaganda “anticomunista” arquitetada durante o governo de João Goulart e que teve um 

papel fundamental para a consecução do golpe de 1964. Os jornais Folha de São Paulo, O 

Globo, O Estado de São Paulo transformaram Jango no maior inimigo do País, associando-o 

a “agitações estudantis”, “greves”, “perturbação social”, que seriam estimuladas pelo 

“comunismo” que ele supostamente pregava (DIAS, 2014).  

 Ressalte-se que até aproximadamente os anos 1960 a imprensa afirmava-se 

declaradamente sua posição como partidária: 

 

Embora os jornais não fossem 

sustentados por qualquer facção 



 

 

(83) 3322.3222 

contato@coprecis.com.br 

www.coprecis.com.br 

política, refletiam os interesses ideológicos dos partidos, faziam parte de 

uma imprensa que tinha uma concepção missionária de sua atividade. Basta 

lembrar que O Estado de São Paulo e O Globo eram os jornais que 

defendiam as ideias e posições liberais da União Democrática Nacional 

(UDN), enquanto a Última Hora era partidária e defensora das posições do 

Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) (ABREU, 2006, p. 108-109).  

 

 A invenção do discurso supostamente a-partidário, despolitizado e isento da imprensa 

ocorreu concomitantemente ao processo de “redemocratização” quando jornais, a exemplo da 

Folha, promoveram reformas técnicas e editoriais passando a se colocarem como arautos da 

democracia, defendendo a anistia, as eleições diretas, a preservação das liberdades de 

imprensa e de expressão e dos direitos humanos (ABREU, 2003, p. 63-64).  

Em 1964, ano do golpe, chamados de “revolução” pelos golpistas, a Folha assumiu 

uma posição claramente favorável as suas decisões políticas, construindo a representação 

maniqueísta entre democracia versus comunismo, colocando-se como aliada da primeira e, 

por essa razão, disposta a denunciar tudo aquilo que tivesse relação com a “subversão”. Alzira 

Abreu (2003, p. 23-24) dá uma dimensão do protagonismo da grande imprensa nesse cenário: 

 

É importante lembrar que os órgãos de imprensa de maior circulação e 

prestígio no país tiveram participação fundamental na queda do regime 

constitucional em 1964, por seu apoio à ação dos militares. Os proprietários 

dos jornais aqui analisados encampavam as ideias liberais do liberalismo 

econômico e se identificavam com o ideário dos liberais da União 

Democrática Nacional (UDN). Basta lembrar a família Mesquita, de O 

Estado de São Paulo, o proprietário da Gazeta Mercantil, Herbert Levy, um 

dos fundadores da UDN em 1945 e um dos articuladores do movimento 

militar que derrubou o governo constitucional de 1964, e Roberto Marinho, 

do jornal O Globo.  

 

Nessa direção, Carla Silva (2011, p. 77) afirma que a, ao longo do regime civil-militar, 

a imprensa costumava reproduzir os preceitos discursivos utilizados pelos generais sem um 

exercício de crítica: “Revolução denominando Ditadura; Democracia igualmente definindo 

Ditadura”. O mesmo jornal, a Folha, que legitimou a Ditadura/“Revolução”, vinte anos 

depois, sobretudo na campanha das Diretas Já, construiu-se como “arauto” da Democracia. 

Posição que, segundo ela, foi possível num momento em que os representantes da Ditadura 

procuraram lhe pôr fim sem perder o poder. 

Sobre o discurso pró-diretas da Folha em 1984, Silva (2011, p. 78) sugere razões que 

o justificam: “[...] o momento histórico exigia esse 



 

 

(83) 3322.3222 

contato@coprecis.com.br 

www.coprecis.com.br 

discurso, depois de greves dentro do próprio meio jornalístico, depois da Lei da Anistia, da 

reforma política, dos atentados do Riocentro, ficava difícil seguir chamando a Ditadura de 

Revolução/Democracia”. No entanto, a proposta de renovação, iniciada com Geisel, deveria 

ser controlada pelo governo para evitar “radicalismos”, como foi possível perceber nas 

reformas estabelecidas, como a Lei da Anistia em 1979, que só foi aprovada com alterações 

no projeto que defendia uma “anistia ampla, geral e irrestrita”, de acordo com as quais não 

haveria anistia para os chamados “terroristas”, os militantes da luta armada.  

Importante destacar que, ainda que tenha publicado várias manchetes dando 

visibilidade à campanha pelas “diretas-já” e se colocado contrária a um candidato de 

“consenso” pelas indiretas (Cf.: FSP, “Tancredo, a precipitação”; “Todos pelas diretas”, 

24/04/84, p. 4), a Folha aderiu à candidatura de Tancredo-Sarney que representava a ideia do 

governo militar de promover o fim da ditadura sem perder o poder, haja vista que Tancredo 

era um nome aceito tanto pela “oposição consentida” quanto pelo próprio governo militar. Em 

editorial publicado na primeira página (FSP, “Posse e diretas para presidente”, 15/11/84, p. 1), 

o que não era comum, a exatos dois meses da eleição no Colégio Eleitoral, a Folha, ao mesmo 

tempo em que reitera sua defesa pró-diretas e sua contrariedade com o recurso ao Colégio 

Eleitoral, um “organismo autoritário”, legitima a esperada vitória de Tancredo: 

 Ao afirmar que a convocação imediata de eleições diretas corrigiria o “erro” de ter 

sido eleito indiretamente, o jornal lança mão de uma estratégia para legitimar um processo 

transitório que vinha sendo articulado entre governo e “oposição”. Interessante destacar que o 

jornal ignora quaisquer possibilidades de outras lideranças políticas derrotarem Tancredo 

numa possível eleição direta, considerando-o um “líder popular” que venceria 

indiscutivelmente. Apagava-se do campo das disputas políticas “novos sujeitos” que vinham 

conquistando popularidade enquanto representantes dos trabalhadores. Sujeitos que a grande 

imprensa, em sintonia com os políticos que tramaram a “transição negociada”, considerava 

uma “ameaça”. 

 De acordo com Silva (2011, p. 78), “o nível de consciência dos trabalhadores estava 

chegando longe demais, precisava ser abarcado pela ‘experiência democrática’ para deixar de 

ser potencialmente revolucionária”. A Folha adotou, portanto, uma postura de freamento e de 

controle dos movimentos sociais, na proporção em que legitimava a “saída conciliadora” 

através do Colégio Eleitoral.  



 

 

(83) 3322.3222 

contato@coprecis.com.br 

www.coprecis.com.br 

 Nesse sentido, em editorial intitulado “Greve é contra diretas-já” (FSP, 05/04/84, p. 2), 

a Folha opõe-se categoricamente a uma proposta de paralisação nacional para o dia da 

votação da emenda Dante de Oliveira, embora ela tenha sido deliberada pelo Comitê 

Suprapartidário Pró-Diretas. Na manchete da edição, o jornal dá destaque ao assunto: “Comitê 

quer greve no dia 25”, informando que a decisão foi confirmada por 180 entidades sindicais e 

quando a proposta foi lida em assembleia, “o auditório passou a gritar “‘greve geral greve 

geral’”. 

Em reportagem sintética de primeira página, o jornal não faz referências a outras 

entidades e aos partidos que aprovaram a decisão, silenciando que eles existiram, dando 

ênfase à discordância dos governadores Franco Montoro e Leonel Brizola, ambos 

participantes ativos da campanha pró-diretas, de empresários, do diretor da Federação das 

Indústrias do Estado de São Paulo e do governo. 

Sujeitos políticos cujos argumentos se assemelhavam, prevalecendo as opiniões de que 

a proposta de paralisação, já noticiada como greve geral, era uma “‘aventura’” (Brizola), 

“‘exacerbava posições’” (Mário Garnero, empresário do grupo Brasilinvest), “‘trará graves 

prejuízos à nação’” (Carlos Átila, porta-voz da presidência), era uma “ideia ‘exagerada, 

radical e imatura’” (Nélson Marchezan, deputado e líder do governo na Câmara). Posições 

que interessavam à Folha e, portanto, ganhavam visibilidade no jornal.  

 Voltando ao editorial, o texto começa já deixando clara a posição da Folha que 

corroborava as opiniões de políticos da “oposição”, de empresários e do governo, atuando no 

sentido de estabelecer um controle sobre o movimento: “O propósito de convocar uma 

paralisação das atividades produtivas do País no próximo dia 25, data da votação da emenda 

que restabelece as diretas-já, é incorreto e insustentável”. Proposta que considera motivada 

por um “entusiasmo juvenil que mal disfarça a desesperança e a inclinação para lançar mão, 

in extremis, de um expediente cujas consequências poderão revelar-se desastrosas”. Nesta 

linha de raciocínio, estabelece uma lista de três “erros” que estariam no centro da proposta, 

explicitando, sem reservas, sua posição contrária à greve que, de acordo com a narrativa 

liberal-capitalista que informa o jornal, é a representação da “desordem”.  

 

A convocação de uma greve geral – deixemos de lado os eufemismos – 

introduz uma profunda fratura no movimento sem precedentes que vem 

exigindo em uníssono a restauração do direito popular ao autogoverno. A 

unidade da pressão pacífica e ordeira em favor das diretas, construída e 

ampliada a tão duras penas, corre 

agora o risco de se desmanchar 



 

 

(83) 3322.3222 

contato@coprecis.com.br 

www.coprecis.com.br 

da noite para o dia caso a proposta de greve seja levada adiante (FSP, 

05/04/84, p. 2, grifo nosso).  

 

 Narra o que considerava o primeiro “erro” da greve: colocava as diretas em risco 

rompendo seu traço “pacífico”. O apoio da Folha às “diretas-já” se dava sob a condição de 

que a campanha fosse articulada dentro da “ordem”, sem “agitações”, corroborando as 

posições da oposição liberal e do governo. Uma greve, recurso que considerava cabível 

apenas no âmbito das reivindicações sociais e das negociações trabalhistas, não poderia ser 

utilizada como instrumento político. Aspecto que aponta como sendo o segundo “erro” da 

proposta: “a forma da eleição do presidente da República não é uma questão de caráter social. 

Ela exige o emprego de instrumentos próprios à luta política”. 

Os argumentos “pacifistas” do jornal representam uma posição política que, 

historicamente, se opôs ao uso da luta e do enfrentamento enquanto mecanismos de ação 

política voltados para a transformação social. Defender a paz e a ordem significava, também, 

conservar o status quo, o lugar ocupado pelas elites políticas e econômicas para quem as 

mudanças estruturais não interessavam. De acordo com Martins (2011), houve uma carência 

de movimentos e conflitos na história política brasileira que resultassem em transformações 

que afetassem profundamente as estruturas sociais, sobretudo porque as mudanças políticas 

não resultaram de reivindicações populares, mas de acordos entre elites mediados por favores 

e por uma dinâmica patrimonialista.  

O estilo conservador com que as mudanças são operacionalizadas no Brasil é, para o 

autor, um aspecto característico de sua sociedade que se justifica pelo esforço histórico das 

elites dominantes no sentido de inviabilizarem grandes rupturas que pudessem abalar suas 

posições no âmbito da estrutura social. Gilberto Freyre, em Casa Grande e Senzala, de 1933, 

identificou na formação social brasileira uma ausência de conflitos entre seus três principais 

grupos étnicos que, segundo ele, viviam “confraternizados”, formando um “antagonismo 

equilibrado”, cujo símbolo maior havia sido a relação “harmônica” entre o senhor e o escravo 

(FREYRE, 2006).  

Trata-se de uma interpretação da formação histórica brasileira que exerceu influências 

no nosso campo intelectual e que foi sendo (re)apropriado por diversos tipos de profissionais, 

incluindo políticos e jornalistas, que usam o argumento da suposta propensão “natural” da 

sociedade brasileira para a “conciliação” a fim de deslegitimarem quaisquer movimentos e 

organizações sociais que venham a propor estratégias 



 

 

(83) 3322.3222 

contato@coprecis.com.br 

www.coprecis.com.br 

de ação política voltadas para uma alteração mais “radical” da dinâmica social a partir de 

enfrentamentos face ao status quo. 

E, nesse sentido, a tese da “cordialidade”, não aquela definida por Sérgio Buarque de 

Holanda (1995)
4
 enquanto um traço “inato” da sociedade brasileira, contribui para que grupos 

conservadores, a exemplo da própria grande imprensa, justifiquem suas posições editoriais 

radicalmente contrárias a greves, “agitações” e quaisquer conflitos que possam desestabilizar 

a “ordem” e a “paz social”. Concordando com Souza (2009, p. 39), “o corolário do nosso mito 

da cordialidade é a aversão a toda forma de explicitação de conflito e de crítica”. “Aversão” 

que, para o autor, “[...] é o núcleo de nossa ‘identidade nacional’, na medida em que penetrou 

a alma de cada um de nós de modo afetivo e incondicional” (SOUZA, 2009, p. 39). 

Exatamente a partir desse tipo de argumento conservador em relação aos conflitos, a 

Folha ratificou posições que, historicamente, já haviam sido assumidas em relação a 

movimentos sociais. Uma delas pode ser situada, a título de exemplo, em editorial (FSP, 

“Estudantes e agitação”, 12/01/64, p. 4) publicado pouco mais de dois meses antes do golpe 

militar, com o qual a Folha culpa professores pelo fato de abandonarem sua “missão 

educativa” e de terem transformado suas cátedras em “verdadeiras tribunas de pregação 

política”.  

 O jornal defende uma separação entre a atividade política e a atividade 

escolar/educativa afirmando existir um “clima de intranquilidade na Faculdade de Filosofia do 

Rio” pelo fato de ambas terem sido conjugadas em virtude das ações “comunistas” de alguns 

professores e estudantes. Contrariamente ao método “radical” dessas “agitações”, propõe 

valores liberais e capitalistas a serem incorporados nas escolas: “Inflação se vence com 

trabalho e aumento de produtividade. Também nas escolas é preciso muito trabalho e muito 

esforço que vise a uma produtividade maior”. Pilares do ethos capitalista, sobretudo o 

trabalho, o esforço e a produtividade, são acionados como substitutos da “indisciplina” e da 

“desordem”, marcas desses movimentos estudantis, segundo o jornal.  

 Os argumentos da produtividade e da necessidade de separar as questões sociais da 

disputa política também são utilizados para a contraposição do jornal à proposta de greve do 

Comitê Pró-Diretas, no editorial de 5 de abril de 1984. Finaliza este com o terceiro “erro”, 

segundo o qual a greve estava ligada a determinados setores, cuja intenção era provocar 

                                                           
4
 A “cordialidade” definida por Holanda não significa “pacifismo”. Coube a Cassiano Ricardo, nos anos 1940, 

(re)significar o conceito de Holanda, conferindo-lhe uma conotação que a associava a um caráter “amistoso” e 

pouco afeito a conflitos da sociedade brasileira. Cf.: LAMOUNIER, 2014, p. 215. 



 

 

(83) 3322.3222 

contato@coprecis.com.br 

www.coprecis.com.br 

instabilidade no País sob o argumento de que lutavam por diretas, concluindo com a 

afirmação de que a greve contribuiria apenas para desarticular as diretas-já, podendo ser 

utilizada como justificativa pelo grupo pró-indiretas para não aprovar o movimento pró-

diretas por ser “subversivo”, o que perverteria seu caráter “pacífico”. 

A Folha, no editorial de 05 de abril de 1984, constrói-se como um jornal com “a 

autoridade de quem insiste há meses e com firmeza em favor do restabelecimento imediato da 

escolha popular” e, por essa razão, “é contrária à proposta irresponsável de greve geral para o 

dia 25”. Prática jornalística que tem a ver com o que Silva (2011, p. 82) chama de “esforço 

memorialístico” que o jornal adotou para “mostrar-se como desde sempre democrático”, 

considerando-se sua atuação como legitimador do golpe civil-militar.  

 Trata-se de mais um editorial do cenário da sucessão presidencial no qual a Folha 

estabelece uma divisão no campo político entre as forças “democráticas” e as forças 

“antidemocráticas”. Divisão que nem sempre fica tão evidente pelo fato do jornal se construir 

como “progressista” e “confiável” ao permitir, segundo Silva (2011, p. 82), “uma certa 

diversidade de opinião, que abre espaço editorial para posições divergentes, embora quase 

sempre hegemônicas. Se compararmos com o discurso uno da Veja, por exemplo, o jornal até 

parece ser democrático”. 

Porém, “várias pesquisas mostram o tom absolutamente anti-progressista do jornal 

sempre que fala dos movimentos sociais” (SILVA, 2011, p. 82). Com efeito, o jornal abre 

espaço em suas colunas e editoriais para intelectuais e políticos de diferentes posições se 

colocarem, o que se configura em estratégia para se construir como democrático, não 

deixando, no entanto, de reafirmar suas posições políticas quando se trata de abafar a 

“desordem” e a “indisciplina”.  

 A Folha, junto com outros veículos da grande imprensa, ao longo dos anos 1980, 

atuou no sentido de afastar do campo da disputa política legítima os movimentos sociais e a 

luta dos trabalhadores, associando-os ao universo de “reivindicações sociais” e fazendo uma 

ampla propaganda do ethos liberal-capitalista. Conforme Silva (2011, p. 79), “nessa armação 

discursiva, a posição dos trabalhadores é sempre rechaçada por ser ‘ideológica’, a posição do 

jornal corresponde à verdade”.  

 A maneira como a grande imprensa noticiava a sucessão presidencial convergiu para a 

construção de uma verdade factual, segundo a qual o País vivia um ambiente de “conciliação” 

em torno da candidatura de Tancredo Neves que se 



 

 

(83) 3322.3222 

contato@coprecis.com.br 

www.coprecis.com.br 

apresentava como a única oposição legítima ao regime autoritário. Deslegitimava-se um 

modelo de oposição que “contestava” o regime e que atuava “fora da ordem” e, portanto, se 

distinguia da “oposição consentida”, então representada pelo PMDB e outrora pelo MDB e, 

sobretudo, pela persona de Tancredo Neves que, ao agir “dentro da ordem”, não contestava a 

institucionalidade autoritária. Opiniões que divergiam da ordem institucional em voga foram 

pouco noticiadas para que fosse possível garantir a permanência das elites políticas brasileiras 

no poder, a partir da substituição de militares por civis, que levantaram a bandeira do 

liberalismo como único caminho capaz de orientar o país para a democracia. 

 Neste sentido, ao longo do processo de oposição à ditadura civil-militar, naturalizou-se 

a ideia de que o liberalismo era sinônimo de democracia e de que ser democrata era 

necessariamente ser liberal. Propostas de um socialismo democrático, defendidas pelo PT, 

foram transformadas em autoritarismo “esquerdista” que poderia implantar uma “ditadura” 

stalinista ou castrista no País, discurso que reeditava a campanha “anticomunista” contra o 

governo João Goulart.  

Por outro lado, os defensores do liberalismo construíram suas posições afastando-se 

tanto do que chamam de “autoritarismo de direita” quanto do “autoritarismo de esquerda”, 

legitimando a sua oposição através do recurso a uma imprensa, também liberal, que contribuiu 

decisivamente para a omissão das posturas “esquerdizantes”, ou para sua “demonização”, na 

medida em que pouco as noticiava, e quando o faziam era com tons de propaganda 

desconstrutiva, privilegiando interesses de determinados grupos políticos com os quais estava 

alinhada.  

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 

ABREU, Alzira Alves de. 1964: a imprensa ajudou a derrubar o governo Goulart. In: 

FERREIRA, Marieta de Moraes (coord.). João Goulart: entre a memória e a história. Rio 

de Janeiro: Editora FGV, 2006, pp. 107-128. 

______. Jornalistas e jornalismo econômico na transição democrática. In: ______; KORNIS, 

Mônica Almeida; LATTMAN-WELTMAN, Fernando. Mídia e política no Brasil: 

jornalismo e ficção. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003.  

ARENDT, Hannah. Verdade e política. In: Entre o passado e o futuro. Trad.: Mário W. 

Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 2007, pp. 282-325. 

DAMATTA, Roberto. O que faz o brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rocco, 1986. 



 

 

(83) 3322.3222 

contato@coprecis.com.br 

www.coprecis.com.br 

FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala: formação da sociedade brasileira sob o regime 

da economia patriarcal. São Paulo: Global, 2006.  

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.  

LAMOUNIER, Bolívar. Tribunos, profetas e sacerdotes: intelectuais e ideologias no século 

XXI. São Paulo: Companhia das Letras, 2014. 

MACIEL, David. Democratização e manutenção da ordem na transição da ditadura 

militar à Nova República (1974-1985). 1999. 408f. Dissertação (Mestrado em História das 

Sociedades Agrárias) – Universidade Federal de Goiás-UFG, Goiânia, 1999.  

MARTINS, José de Souza. A política do Brasil: lúmpen e místico. São Paulo: Contexto, 

2011.  

SILVA, Carla Luciana. Grande imprensa brasileira: ditadura apagada e democracia forjada. 

In: CALIL, Gilberto G. et al (orgs.). Estado e poder: ditadura e democracia. Cascavel: 

Edunioeste, 2011, pp. 71-95. 

SOUZA, Jessé. A ralé brasileira: quem é e como vive. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2009.  

 

FONTES 

FOLHA DE SÃO PAULO. Disponível em: http://acervo.folha.com.br. 

O ESTADO DE SÃO PAULO. Disponível em: http://acervo.estadao.com.br/  

O GLOBO. Disponível em: http://acervo.oglobo.globo.com/consulta-ao-acervo/ 

 

 

http://acervo.folha.com.br/
http://acervo.estadao.com.br/
http://acervo.oglobo.globo.com/consulta-ao-acervo/

