Artigo CONEDU - Ensino de Ciências (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-94-6

METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE BIOLOGIA: PRODUÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS E O LETRAMENTO CIENTÍFICO

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 16 - Ensino de Ciências
"2024-01-24 13:33:46" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105626
    "edicao_id" => 336
    "trabalho_id" => 304
    "inscrito_id" => 7648
    "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE BIOLOGIA: PRODUÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS E O LETRAMENTO CIENTÍFICO"
    "resumo" => "Nos documentos oficiais da educação brasileira constam os objetivos básicos do ensino de Ciências e Biologia dentre os quais enfatizamos: promover situações de ensino-aprendizagem onde os educandos tenham a oportunidade de se tornarem protagonistas de seu processo educativo; promover a produção de conhecimentos que colaborem para a compreensão do mundo e de suas transformações. Neste cenário, sugere-se que a utilização de jogos didáticos, relacionados às metodologias ativas, possibilita um ensino crítico e criativo, bem como a construção de conhecimentos científicos, fazendo do estudante o ator do seu processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo analisar a eficiência pedagógica de jogos didáticos, como metodologia ativa, para a promoção do letramento científico no ensino de Biologia na educação básica. A pesquisa caracterizou-se como quali-quantitativa, por meio da pesquisa-ação, e foi realizada com estudantes da terceira série do ensino médio de uma escola estadual na Paraíba. Os dados foram obtidos por meio de questionários, observação participante, grupo focal, registro em diários de campo e tratados a partir da análise de conteúdo. As atividades envolveram oficinas, produção e aplicação de jogos, análises e interpretação dos resultados no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos de Biologia. A pesquisa evidenciou a importância em se trabalhar com jogos didáticos para a desenvolver o protagonismo dos estudantes, na melhoria dos níveis de letramento cientifico, e para compreensão de conteúdos biológicos. A produção de um jogo didático potencializa, além da construção do conhecimento, a motivação e o desenvolvimento da cognição por exercitar uma aprendizagem significativa, contextualizada e lúdica. Como resultado das atividades foi produzido um Kit de Jogos Educativos de Ciências Biológicas, composto por jogos didáticos e um portfólio acadêmico."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID7648_TB304_13092023090506.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:22:49"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MONALIZA SILVA AMORIM BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "Monaliza Silva"
    "autor_email" => "monabio13@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---ensino-de-ciencias-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de Ciências (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT16"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031ec57d6c4_26032024161517.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:33:46"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105626
    "edicao_id" => 336
    "trabalho_id" => 304
    "inscrito_id" => 7648
    "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE BIOLOGIA: PRODUÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS E O LETRAMENTO CIENTÍFICO"
    "resumo" => "Nos documentos oficiais da educação brasileira constam os objetivos básicos do ensino de Ciências e Biologia dentre os quais enfatizamos: promover situações de ensino-aprendizagem onde os educandos tenham a oportunidade de se tornarem protagonistas de seu processo educativo; promover a produção de conhecimentos que colaborem para a compreensão do mundo e de suas transformações. Neste cenário, sugere-se que a utilização de jogos didáticos, relacionados às metodologias ativas, possibilita um ensino crítico e criativo, bem como a construção de conhecimentos científicos, fazendo do estudante o ator do seu processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo analisar a eficiência pedagógica de jogos didáticos, como metodologia ativa, para a promoção do letramento científico no ensino de Biologia na educação básica. A pesquisa caracterizou-se como quali-quantitativa, por meio da pesquisa-ação, e foi realizada com estudantes da terceira série do ensino médio de uma escola estadual na Paraíba. Os dados foram obtidos por meio de questionários, observação participante, grupo focal, registro em diários de campo e tratados a partir da análise de conteúdo. As atividades envolveram oficinas, produção e aplicação de jogos, análises e interpretação dos resultados no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos de Biologia. A pesquisa evidenciou a importância em se trabalhar com jogos didáticos para a desenvolver o protagonismo dos estudantes, na melhoria dos níveis de letramento cientifico, e para compreensão de conteúdos biológicos. A produção de um jogo didático potencializa, além da construção do conhecimento, a motivação e o desenvolvimento da cognição por exercitar uma aprendizagem significativa, contextualizada e lúdica. Como resultado das atividades foi produzido um Kit de Jogos Educativos de Ciências Biológicas, composto por jogos didáticos e um portfólio acadêmico."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID7648_TB304_13092023090506.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:22:49"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MONALIZA SILVA AMORIM BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "Monaliza Silva"
    "autor_email" => "monabio13@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---ensino-de-ciencias-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de Ciências (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT16"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031ec57d6c4_26032024161517.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:33:46"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 336
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---ensino-de-ciencias-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Ensino de Ciências (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT16"
        "logo" => null
        "capa" => "66031ec57d6c4_26032024161517.jpg"
        "timbrado" => "65b13beab3da2_24012024133346.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 13:33:46"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:15:17"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 336
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---ensino-de-ciencias-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Ensino de Ciências (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT16"
        "logo" => null
        "capa" => "66031ec57d6c4_26032024161517.jpg"
        "timbrado" => "65b13beab3da2_24012024133346.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 13:33:46"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:15:17"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 212
                "edicao_id" => 336
                "codigo" => "978-85-61702-94-6"
                "capa" => "66031ec581958_26032024161517.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Ensino de Ciências (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  THIAGO PEREIRA DA SILVA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALBANO DE GOES SOUZA (UNIVASF)<br />\r\n
                  AMANDA LYS DOS SANTOS SILVA&nbsp;(UFAL)<br />\r\n
                  ANT&Ocirc;NIO IN&Aacute;CIO DINIZ J&Uacute;NIOR (UFRPE)<br />\r\n
                  CARLOS ANTONIO CAMILO DOS SANTOS (UFBA)<br />\r\n
                  CYNTHIA ARIELLY ALVES DE SOUSA (UFCG)<br />\r\n
                  DANIELLE RAISSA SILVA MARQUES (UEPB)<br />\r\n
                  DIEGO ADAYLANO MONTEIRO RODRIGUES (UFPB)<br />\r\n
                  FABIO ALEXANDRE SANTOS (URCA)<br />\r\n
                  FRANCISCO FERREIRA DANTAS FILHO &nbsp;<br />\r\n
                  GEORGIANNA SILVA DOS SANTOS (UNIVASF)<br />\r\n
                  IZABELLA KELLY CARNEIRO ALVES (UFRN)<br />\r\n
                  JOCIMARIO ALVES PEREIRA (UFRPE)<br />\r\n
                  JOELLYSON FERREIRA DA SILVA BORBA (UEPB)<br />\r\n
                  JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES (UECE)<br />\r\n
                  KALINKA WALDEREA ALMEIDA MEIRA (UEPB)<br />\r\n
                  KALLINE DE ALMEIDA ALVES CARNEIRO &nbsp;<br />\r\n
                  MACILENE PEREIRA DE ARAUJO (UEPB)<br />\r\n
                  M&Aacute;RCIA BRAND&Atilde;O RODRIGUES AGUILAR (UNIVASF)<br />\r\n
                  MARIA BETANIA HERMENEGILDO DOS SANTOS (UFPB)<br />\r\n
                  MORGANA L&Iacute;GIA DE FARIAS FREIRE (UEPB)<br />\r\n
                  NATHALYA MARILLYA DE ANDRADE SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  R&Eacute;NALLY MARRALY ALVES DE OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n
                  RUTH BRITO DE FIGUEIREDO MELO (UEPB)<br />\r\n
                  THIAGO FERNANDES (UFPB)<br />\r\n
                  THIAGO PEREIRA DA SILVA (UNIVASF)<br />\r\n
                  UARISON RODRIGUES BARRETO (UNIVASF)<br />\r\n
                  VANESSA NASCIMENTO DOS SANTOS (UNIVASF)<br />\r\n
                  YSMAILYN SIQUEIRA COSTA (UNIVASF)<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024152702-CONEDU---ENSINO-DE-CIENCIAS--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 13:33:46"
                "updated_at" => "2024-03-26 16:15:17"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 212
                "edicao_id" => 336
                "codigo" => "978-85-61702-94-6"
                "capa" => "66031ec581958_26032024161517.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Ensino de Ciências (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  THIAGO PEREIRA DA SILVA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALBANO DE GOES SOUZA (UNIVASF)<br />\r\n
                  AMANDA LYS DOS SANTOS SILVA&nbsp;(UFAL)<br />\r\n
                  ANT&Ocirc;NIO IN&Aacute;CIO DINIZ J&Uacute;NIOR (UFRPE)<br />\r\n
                  CARLOS ANTONIO CAMILO DOS SANTOS (UFBA)<br />\r\n
                  CYNTHIA ARIELLY ALVES DE SOUSA (UFCG)<br />\r\n
                  DANIELLE RAISSA SILVA MARQUES (UEPB)<br />\r\n
                  DIEGO ADAYLANO MONTEIRO RODRIGUES (UFPB)<br />\r\n
                  FABIO ALEXANDRE SANTOS (URCA)<br />\r\n
                  FRANCISCO FERREIRA DANTAS FILHO &nbsp;<br />\r\n
                  GEORGIANNA SILVA DOS SANTOS (UNIVASF)<br />\r\n
                  IZABELLA KELLY CARNEIRO ALVES (UFRN)<br />\r\n
                  JOCIMARIO ALVES PEREIRA (UFRPE)<br />\r\n
                  JOELLYSON FERREIRA DA SILVA BORBA (UEPB)<br />\r\n
                  JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES (UECE)<br />\r\n
                  KALINKA WALDEREA ALMEIDA MEIRA (UEPB)<br />\r\n
                  KALLINE DE ALMEIDA ALVES CARNEIRO &nbsp;<br />\r\n
                  MACILENE PEREIRA DE ARAUJO (UEPB)<br />\r\n
                  M&Aacute;RCIA BRAND&Atilde;O RODRIGUES AGUILAR (UNIVASF)<br />\r\n
                  MARIA BETANIA HERMENEGILDO DOS SANTOS (UFPB)<br />\r\n
                  MORGANA L&Iacute;GIA DE FARIAS FREIRE (UEPB)<br />\r\n
                  NATHALYA MARILLYA DE ANDRADE SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  R&Eacute;NALLY MARRALY ALVES DE OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n
                  RUTH BRITO DE FIGUEIREDO MELO (UEPB)<br />\r\n
                  THIAGO FERNANDES (UFPB)<br />\r\n
                  THIAGO PEREIRA DA SILVA (UNIVASF)<br />\r\n
                  UARISON RODRIGUES BARRETO (UNIVASF)<br />\r\n
                  VANESSA NASCIMENTO DOS SANTOS (UNIVASF)<br />\r\n
                  YSMAILYN SIQUEIRA COSTA (UNIVASF)<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024152702-CONEDU---ENSINO-DE-CIENCIAS--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 13:33:46"
                "updated_at" => "2024-03-26 16:15:17"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

Nos documentos oficiais da educação brasileira constam os objetivos básicos do ensino de Ciências e Biologia dentre os quais enfatizamos: promover situações de ensino-aprendizagem onde os educandos tenham a oportunidade de se tornarem protagonistas de seu processo educativo; promover a produção de conhecimentos que colaborem para a compreensão do mundo e de suas transformações. Neste cenário, sugere-se que a utilização de jogos didáticos, relacionados às metodologias ativas, possibilita um ensino crítico e criativo, bem como a construção de conhecimentos científicos, fazendo do estudante o ator do seu processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo analisar a eficiência pedagógica de jogos didáticos, como metodologia ativa, para a promoção do letramento científico no ensino de Biologia na educação básica. A pesquisa caracterizou-se como quali-quantitativa, por meio da pesquisa-ação, e foi realizada com estudantes da terceira série do ensino médio de uma escola estadual na Paraíba. Os dados foram obtidos por meio de questionários, observação participante, grupo focal, registro em diários de campo e tratados a partir da análise de conteúdo. As atividades envolveram oficinas, produção e aplicação de jogos, análises e interpretação dos resultados no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos de Biologia. A pesquisa evidenciou a importância em se trabalhar com jogos didáticos para a desenvolver o protagonismo dos estudantes, na melhoria dos níveis de letramento cientifico, e para compreensão de conteúdos biológicos. A produção de um jogo didático potencializa, além da construção do conhecimento, a motivação e o desenvolvimento da cognição por exercitar uma aprendizagem significativa, contextualizada e lúdica. Como resultado das atividades foi produzido um Kit de Jogos Educativos de Ciências Biológicas, composto por jogos didáticos e um portfólio acadêmico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.