Nos documentos oficiais da educação brasileira constam os objetivos básicos do ensino de Ciências e Biologia dentre os quais enfatizamos: promover situações de ensino-aprendizagem onde os educandos tenham a oportunidade de se tornarem protagonistas de seu processo educativo; promover a produção de conhecimentos que colaborem para a compreensão do mundo e de suas transformações. Neste cenário, sugere-se que a utilização de jogos didáticos, relacionados às metodologias ativas, possibilita um ensino crítico e criativo, bem como a construção de conhecimentos científicos, fazendo do estudante o ator do seu processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo analisar a eficiência pedagógica de jogos didáticos, como metodologia ativa, para a promoção do letramento científico no ensino de Biologia na educação básica. A pesquisa caracterizou-se como quali-quantitativa, por meio da pesquisa-ação, e foi realizada com estudantes da terceira série do ensino médio de uma escola estadual na Paraíba. Os dados foram obtidos por meio de questionários, observação participante, grupo focal, registro em diários de campo e tratados a partir da análise de conteúdo. As atividades envolveram oficinas, produção e aplicação de jogos, análises e interpretação dos resultados no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos de Biologia. A pesquisa evidenciou a importância em se trabalhar com jogos didáticos para a desenvolver o protagonismo dos estudantes, na melhoria dos níveis de letramento cientifico, e para compreensão de conteúdos biológicos. A produção de um jogo didático potencializa, além da construção do conhecimento, a motivação e o desenvolvimento da cognição por exercitar uma aprendizagem significativa, contextualizada e lúdica. Como resultado das atividades foi produzido um Kit de Jogos Educativos de Ciências Biológicas, composto por jogos didáticos e um portfólio acadêmico.