O conhecimento científico colabora para a compreensão do mundo que nos cerca e do nosso papel como parte do universo e como indivíduo. Entretanto, ainda é comum o seu ensino de forma fragmentada que privilegia a memorização mecânica de conceitos e implica em uma instrução mísera sobre o que é a ciência efetivamente, como o conhecimento científico é produzido e como tal influi no desenvolvimento social e econômico. Tal problemática tornou-se evidente com a pandemia da COVID-19 e a necessidade de se desenvolver uma proposta pedagógica sobre a temática incontestável. Para tal, realizou-se o embasamento teórico, que consistiu em revisão da bibliografia encontrada nas plataformas Portal Periódicos Capes, Scientific Eletronic Library Online (Scielo) e Google Acadêmico. A idealização, elaboração e execução da sequência didática, explorando a ciência, método científico e as suas implicações sociais, foi realizada na Escola Municipal General Tasso Fragoso, localizada no estado do Rio de Janeiro. O presente trabalho apresenta a utilização conjunta de atividade prática, intitulada a caixa misteriosa, cartões educativos e momentos de reflexão em grupo, realizados com os discentes do sexto ao nono ano, no primeiro semestre de 2022, que proporcionaram conhecimentos fundamentais sobre a ciência e o método científico. Após a intervenção, quando questionados quanto à ciência, cerca de 90% dos educandos reconheceram-na como um conjunto de conhecimentos obtidos pelo método científico, que o conhecimento científico não é absoluto ou final e que é de suma importância para os avanços da nossa sociedade. Dessa forma, trata-se de uma proposta pedagógica baseada em pesquisas, desenvolvida e aplicada de forma bem sucedida, que se sugere para a proposição ou como referencial para a elaboração de outras, no ensino fundamental.