Este texto é fruto do encontro de duas pesquisadoras dos bebês que se propuseram o exercício metodológico de construção de um instrumento de observação do itinerário investigativo de um bebê. O exercício proposto resulta no registro de um caminho por nós desconhecido até então. O instrumento foi construído a partir de quatro categorias preliminares: descrição, interpretação, análise, aprofundamento. Fundamentam o trabalho os estudos de Donald Winnicott, Alma Gottlieb, dentre outros. O objetivo foi constituir um documento orientador do nosso olhar para os movimentos do bebê numa situação específica de observação. Neste sentido, é importante ressaltar que o roteiro de observação não estava definido a priori, o que tornou o instrumento suficientemente flexível e aberto ao nosso olhar para as ações do bebê. Esse é um movimento singular em que estamos pensando pesquisa e formação, mas sem a intenção de prescrever um percurso à priori para compreender as ações dos bebês, mas sim estabelecer princípios para o exercício de uma docência que considere o bebê em seus percursos investigativos e, portanto, como uma pessoa de relação.