O painel tematiza a Pedagogia da Alternância e objetiva trazer uma discussão de três pesquisas acerca do seu potencial formativo, na perspectiva de seus egressos; na formação de educadores-professores empreendida pelo curso de Licenciatura em Educação do Campo (LECAMPO) da Universidade Federal de Minas Gerais; e na organização dos seus currículos, também conhecidos como Plano de Formação, por meio do trabalho com Temas Geradores e Plano de Estudo. De abordagens metodológicas qualitativas e quali-quantitativas, as pesquisas foram empreendidas a partir da realização de entrevistas, grupo focal, observação, análise documental e aplicação de questionários, aproximando-se da perspectiva da pesquisa-participante. O referencial teórico que sustenta os trabalhos é constituído por autores da filosofia da práxis, princípio teórico tensionador da realidade, comprometido com a emancipação humana; por autores fundantes da Pedagogia da Alternância, como também por aqueles que caminham com e no movimento do trabalho e da pesquisa com a Alternância. Os resultados são apresentados como potência de um trabalho empreendido há 55 anos em terras brasileiras e revelam as múltiplas possibilidades formativas da Pedagogia da Alternância e sua relação orgânica e viabilizadora da conciliação entre o trabalho e o estudo; o uso dos princípios da Pedagogia da Alternância nos cursos de formação docente figurando em outras racionalidades na educação superior; e, o currículo com o uso dos Temas Geradores e Planos de Estudo, traz em suas concepções teóricas e metodológicas, elementos da práxis emancipadora e transformadora da realidade.