O objetivo deste painel é apresentar pesquisas que versam sobre possibilidades de formação docente tendo a Didática como referência. O primeiro texto parte de dados surgidos de uma experiência de formação ocorrida em 2023 utilizando-se de um dispositivo de formação intitulado Círculo Reflexivo Biográfico (CRB). Apresenta-se o dispositivo que visa figurar as experiências docentes de modo a agrupar em narrativas os saberes docentes, ampliando-os. No segundo artigo, temos uma reflexão sobre a Pedagogia Universitária a partir de dados do Projeto Ateliê do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), buscando evidenciar a relação entre teoria e prática, conteúdo e forma, como princípios da formação docente, traçando como objetivo geral identificar as contribuições do referido projeto para o trabalho docente de professores universitários. E por fim, o último trabalho, parte de dados gerados junto a participantes do Grupo de Pesquisa em Didática e Formação de Professores da Universidade Federal do Ceará (GEPED-UFC), e objetiva analisar as contribuições da didática para a prática pedagógica de professores da Educação Básica e específicos. À guisa de conclusão, podemos afirmar que o painel apresenta uma multiplicidade de estratégias formativas apontando para a heterogeneidade do campo da Didática, heterogeneidade necessária para dar conta da realidade profissional e social heteróclita e complexa com a qual temos lidado.